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Riachuelo faz campanha de fim de ano em ritmo de festa

Riachuelo faz campanha de fim de ano em ritmo de festa

Campanha reúne GKay, Sabrina Sato e Rafa Kalimann com humor, moda, lifestyle, produtos e serviços financeiros em uma experiência de consumo cada vez mais completa

Viva a sua festa com tudo. A super produção para o Natal da Riachuelo busca conectar a marca com o que há de mais brasileiro, do ambiente, das cores, da informalidade do Natal no verão com três porta-vozes de peso que contam essa experiência. A festa da Riachuelo tem GKay como anfitriã de um videocast com Sabrina Sato e Rafa Kalimann, que dividem suas experiências nas festas de fim de ano cheio de risadas, curiosidades e vivências em família.

Para além daquele conceito mais tradicional, mais antigo, de escolher as roupas de Natal mais formais e a decoração com vermelho, verde e neve, a escolha da Riachuelo foi pela vibração do calor, do estilo brasileiro de celebrar. O inusitado cenário que foge das tradicionais simbologias do Natal foi idealizado e projetado por Michell Lott, diretor criativo, consultor de cores e cenógrafo. A ambientação criada por Lott é um resgate da cultura brasileira, nas árvores no lugar de ornamentos tradicionais, bananas, abacaxis, passarinhos, plumas dos pampas e estrelas do Espírito Santo com forma mais festiva de celebrar as raízes da Riachuelo – marca nordestina com orgulho sim senhor.

Leia Mais: Menos é mais: microinfluencers aproximam Riachuelo de seu público

Viva sua festa com tudo veio de um diferencial que os consumidores falam da Riachuelo, que é ter de tudo, ressalta Thaís Castro, Head de Marketing da Riachuelo. “Sempre que a gente faz uma pesquisa, a Riachuelo tem de tudo, nossos clientes ressaltam que sempre que vão na loja compram alguma coisa, seja pra casa, pro filho, pro marido. Isso é uma verdade”, aponta Thaís.

Para representar essa diversidade, que vai de moda, claro, à serviços financeiros, a Riachuelo escolheu 3 influencers para um videocast por considerar a linguagem mais atual do que um filme publicitário. “Foi uma diversão, porque as três juntas são muito divertidas e aí a gente realmente abordou sobre todos esses temas, desde o look pra festa, que é o mais tradicional, mas também a opção para ficar no sofá. Quem nunca se vestiu pra ficar lá na família?”, comenta Thaís sobre os bastidores.

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E falando em influência, a Riachuelo tem investido muito em micro influenciadores, criadores, em suas campanhas. Mas na campanha de Natal a escolha foi por parceiras da marca que são nomes nacionais. “Todo mundo vive o Natal. A gente precisava ter uma campanha que tivesse alta visibilidade. A Sabrina e a Rafa estão conosco desde o início do ano. Elas estavam presentes em várias campanhas. Então foi a união de duas parceiras que já estavam na marca, com uma novidade aí para dar uma rompida naquele código”.

A campanha trouxe um toque da intimidade delas, e segundo a Thaís, o ‘click’ foi muito espontâneo, não havia um roteiro fechado. A Rafa Kalimann contou lembrar da mãe pagar o carnê da Riachuelo e liberar a visita na loja antes do Natal, já a Sabrina – conhecida pelos looks incríveis em diversos eventos – revelou que tenta às vezes se produzir para ficar em casa com a minha família, porque eles merecem que esteja tão montada como se estivesse indo para uma festa.

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“Nesta campanha conseguimos ver essas mulheres super poderosas, que estão sempre super bem produzidas, num outro patamar, falando de coisas do dia a dia e da vida delas. Foi legal trazer um pouco dessa realidade delas, e um pouquinho em cada meio, começando pelo podcast que é uma linguagem diferente, continua no Instagram, no YouTube e no TikTok, e obviamente está na loja física com a mesma campanha, com o mesmo conceito”.

Gkay, Sabrina Sato e Rafa Kalimann também criaram uma seleção de produtos da Riachuelo. A curadoria que cada uma delas fez dentro do e-commerce inclui as peças favoritas delas e também para presentear.

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Com a mudança do perfil do consumidor, que está cada vez mais omnicanal, a Riachuelo prevê que os clientes naveguem por todos os ambientes. “Ele tem preferências dependendo de cada perfil e estamos preparados para os dois canais, isso é. Percebemos que às vezes o consumidor vai até a loja física, vê o tecido, e compra na loja online; ou compra online, vai retirar na loja física”, explica Thaís. Essa jornada híbrida exige cuidado dobrado com os canais. E a expectativa é que as vendas tenham um peso maior nas lojas físicas, mas o e-commerce dê cada vez mais visibilidade para as coleções. Agora que a Copa do Mundo (infelizmente) deu espaço para as pessoas pensarem nas festas de fim de ano, a expectativa da as vendas aquecerem, estamos bem na expectativa positiva.

“Nos dias de Copa, a gente viu uma diferença no consumo, sem dúvida. As pessoas estavam mais focadas em vivenciar aquele momento naquela celebração, aquela festa que só a gente que é brasileiro sabe como é. Mas do ponto de vista do comércio já sentimos um aumento no fluxo”, aponta Thaís. Agora que o consumidor começou a pensar no Natal, a Riachuelo está preparada para fazer uma celebração bem com a nossa cara.


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