Pesquisar
Close this search box.
/
/
Revolução bancária: conheça 5 tipos de contas

Revolução bancária: conheça 5 tipos de contas

Escolher a conta bancária certa para suas necessidades financeiras nunca foi tão crucial. Explore as características de contas de pagamento, corrente, poupança, salário e digital

Há alguns anos era possível contar nos dedos as instituições que disponibilizavam serviços financeiros. No entanto, com o surgimento das fintechs, o mercado passou por uma transformação significativa, oferecendo uma ampla gama de soluções. Agora, os clientes têm a oportunidade de escolher entre diversas opções e encontrar a melhor solução que atende às suas necessidades específicas.

Com tantos tipos de contas disponíveis atualmente no mercado, pode ser desafiador entender as diferenças entre cada uma, por isso, preparamos um guia com 5 tipos de contas e suas características:

  1. Conta de pagamentos

É uma conta individualizada, ou seja, atrelada ao CPF do cliente, que fica sob a licença de instituição de pagamentos. As contas de pagamento foram regulamentadas pela lei 12.865 de 2013 e têm como objetivo aumentar a inclusão bancária e a competitividade entre os bancos, permitindo que outras empresas, além de bancos tradicionais, prestem serviços de pagamento e contas. Elas não oferecem limite de crédito, como cheque especial, mas podem oferecer uma ampla gama de serviços transacionais como Pix, TED, boleto, Peer to Peer, recarga de celular, cartão e muito mais.

  1. Conta corrente

É uma conta individualizada que pode ser oferecida por bancos, com licença de Instituição Financeira junto ao Banco Central. Neste modelo, além de todos os produtos transacionais que já podem ser oferecidos em contas de pagamento, as contas correntes podem disponibilizar diferentes tipos de crédito aos seus usuários, como o cheque especial e empréstimo, por exemplo.

  1. Conta poupança

É uma modalidade de conta voltada a poupar dinheiro. Ao abrir uma conta poupança, o cliente pode depositar quantias regulares ou eventuais e os recursos são aplicados pela instituição financeira em investimentos de baixo risco, como títulos públicos e empréstimos imobiliários. A principal vantagem da conta poupança é a garantia de rendimento, uma vez que o saldo é atualizado periodicamente pela taxa de juros prevista pelo governo. Além disso, a conta poupança oferece liquidez imediata, permitindo ao titular sacar os recursos a qualquer momento.

  1. Conta salário

É destinada ao recebimento de salários. Geralmente, a conta salário é aberta pela empresa em nome do colaborador. O dinheiro depositado nessa conta só pode ser transferido para outras de mesma titularidade e não inclui serviços transacionais como Pix ou TED para terceiros ou pagamento de contas. Vale ressaltar que, assim como a conta de pagamentos, ela não oferece serviços de crédito, como cheque especial.

  1. Conta digital

Uma conta digital é qualquer conta que pode ser aberta e gerenciada completamente por meios digitais, como aplicativos móveis.

Uma das principais vantagens da conta digital é a facilidade no processo de onboarding, que pode ser realizado online, sem a necessidade de ir até uma agência física. Todas as transações, atualizações e atendimento para esta modalidade de conta são realizadas via app ou plataforma digital. Outro benefício das contas digitais são as tarifas reduzidas ou isentas.

Independentemente do tipo, as contas são um dos produtos financeiros mais buscados pelos brasileiros. Segundo estudo da Cadarn Consultoria em parceria com a idwall, o Brasil passou de 1 bilhão de contas correntes em 2022.

O estudo ainda aponta que no fim de 2022, a média de contas para cada brasileiro era de 5,4, enquanto em 2021 a média era de 4,3 e isso deve-se ao aumento da variedade de opções com o desenvolvimento do Banking as a Service.

Agora que você já sabe as diferenças entre os principais tipos de contas, já pode tomar uma decisão mais assertiva sobre qual faz mais sentido para as suas necessidades financeiras.

Marilyn Hahn é CRO e cofundadora do Bankly



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]