Há alguns anos era possível contar nos dedos as instituições que disponibilizavam serviços financeiros. No entanto, com o surgimento das fintechs, o mercado passou por uma transformação significativa, oferecendo uma ampla gama de soluções. Agora, os clientes têm a oportunidade de escolher entre diversas opções e encontrar a melhor solução que atende às suas necessidades específicas.
Com tantos tipos de contas disponíveis atualmente no mercado, pode ser desafiador entender as diferenças entre cada uma, por isso, preparamos um guia com 5 tipos de contas e suas características:
- Conta de pagamentos
É uma conta individualizada, ou seja, atrelada ao CPF do cliente, que fica sob a licença de instituição de pagamentos. As contas de pagamento foram regulamentadas pela lei 12.865 de 2013 e têm como objetivo aumentar a inclusão bancária e a competitividade entre os bancos, permitindo que outras empresas, além de bancos tradicionais, prestem serviços de pagamento e contas. Elas não oferecem limite de crédito, como cheque especial, mas podem oferecer uma ampla gama de serviços transacionais como Pix, TED, boleto, Peer to Peer, recarga de celular, cartão e muito mais.
- Conta corrente
É uma conta individualizada que pode ser oferecida por bancos, com licença de Instituição Financeira junto ao Banco Central. Neste modelo, além de todos os produtos transacionais que já podem ser oferecidos em contas de pagamento, as contas correntes podem disponibilizar diferentes tipos de crédito aos seus usuários, como o cheque especial e empréstimo, por exemplo.
- Conta poupança
É uma modalidade de conta voltada a poupar dinheiro. Ao abrir uma conta poupança, o cliente pode depositar quantias regulares ou eventuais e os recursos são aplicados pela instituição financeira em investimentos de baixo risco, como títulos públicos e empréstimos imobiliários. A principal vantagem da conta poupança é a garantia de rendimento, uma vez que o saldo é atualizado periodicamente pela taxa de juros prevista pelo governo. Além disso, a conta poupança oferece liquidez imediata, permitindo ao titular sacar os recursos a qualquer momento.
- Conta salário
É destinada ao recebimento de salários. Geralmente, a conta salário é aberta pela empresa em nome do colaborador. O dinheiro depositado nessa conta só pode ser transferido para outras de mesma titularidade e não inclui serviços transacionais como Pix ou TED para terceiros ou pagamento de contas. Vale ressaltar que, assim como a conta de pagamentos, ela não oferece serviços de crédito, como cheque especial.
- Conta digital
Uma conta digital é qualquer conta que pode ser aberta e gerenciada completamente por meios digitais, como aplicativos móveis.
Uma das principais vantagens da conta digital é a facilidade no processo de onboarding, que pode ser realizado online, sem a necessidade de ir até uma agência física. Todas as transações, atualizações e atendimento para esta modalidade de conta são realizadas via app ou plataforma digital. Outro benefício das contas digitais são as tarifas reduzidas ou isentas.
Independentemente do tipo, as contas são um dos produtos financeiros mais buscados pelos brasileiros. Segundo estudo da Cadarn Consultoria em parceria com a idwall, o Brasil passou de 1 bilhão de contas correntes em 2022.
O estudo ainda aponta que no fim de 2022, a média de contas para cada brasileiro era de 5,4, enquanto em 2021 a média era de 4,3 e isso deve-se ao aumento da variedade de opções com o desenvolvimento do Banking as a Service.
Agora que você já sabe as diferenças entre os principais tipos de contas, já pode tomar uma decisão mais assertiva sobre qual faz mais sentido para as suas necessidades financeiras.
Marilyn Hahn é CRO e cofundadora do Bankly