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Sorria, você está sendo hackeado

Sorria, você está sendo hackeado

HOJE, ESTAR NO MERCADO, FÍSICO ou virtual, olhando ou comprando, usando ou guardando, recomendando ou criticando, é estar hackeado.

Ter sua privacidade invadida e seus rituais espionados não é exatamente o que desejam os consumidores enquanto exercem seu direito de escolha e fazem suas compras. Alguns querem estar de acordo com o que ditam as modas da mídia, adquirindo aquilo que é propagado como bonito, tecnológico, divertido, cult, saudável, entre outros tantos atributos explícitos e implícitos em campanhas e promoções. Há quem queira ver e ser visto, compartilhando seus objetos de consumo nas ruas e nas redes sociais em busca de pertencimento a um determinado estilo de vida. E outros apenas precisam de determinado produto ou serviço para as suas necessidades básicas e procuram por variedade, praticidade, economia, rapidez e segurança.

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Consumidores são aquilo que consomem e aquilo que deixam de consumir. Porém, o mercado é um espaço relacional parabólico, que capta sinais de necessidades e desejos, reais ou imaginários, que imediata e incessantemente são observados, absorvidos, abstraídos, transmutados e reenviados para o mundo em forma de produtos, serviços e informações – um fluxo incessante de conexões e experimentações. É neste processo que se estrutura o planejamento de gostos, que são mapeados, mantidos ou reinventados, e embalados, distribuídos e ofertados para manter ou gerar hábitos, que geram encomendas e compras e… tudo se repete com os devidos updates. Oh! Somos todos atores no mercado de ilusões, vivendo em comunidades imaginadas e participando de redes culturais transnacionais previamente planejadas e programadas, simulando a eterna busca por satisfação e a felicidade, mensuradas por dispositivos de inteligência artificial que retroalimentam o sistema de necessidades e desejos fazendo girar a economia? Há opções. De querer ser anônimo, por exemplo, ou de ser conhecido e respeitado, em um processo todo exclusivo e personalizado. Mas todas passam por uma análise dos seus dados e pelo seu consentimento, sem os quais não há como saber quem você é e o que você quer. É o paradoxo da proteção de dados: para acionar a sua segurança, é preciso passar informações, pois nenhuma empresa reconhece os clientes que não conhece. Por outro lado, como autorizar aquilo que não foi informado, como as imagens de câmeras que identificam consumidores e capturam seus gestos e olhares em uma situação de compra? Para Charles Montesquieu, “A liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite.” Na visão de Jean Paul-Sartre, “Ser livre não é poder fazer o que se quer, mas querer o que se pode.” Finalizo com William Bulguer, para quem “Não há nada que melhor defina uma pessoa do que aquilo que ela faz quando tem toda a liberdade de escolha”. O que você escolhe?  

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
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