Sim, nós podemos

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Brasil é um país gigante, de uma natureza incrível e de um povo trabalhador. Paulistano e orgulhoso da cor verde-amarela, sempre me questionei o porquê de um País com tantas qualidades e riquezas não ter o seu lugar no rol das maiores civilizações do planeta.

Ao longo dos anos, como leitor voraz de tudo o que acontece no mundo, aprendi que um dos pontos é o complexo de vira-lata – magnificamente registrado por Nelson Rodrigues como a inferioridade voluntária em que o brasileiro se coloca perante o resto do mundo. Esse complexo foi rompido pela primeira vez em 1958, na Suécia, quando a seleção levantou a inédita taça da Copa do Mundo. À época, diversos tabus foram quebrados.

A pátria de chuteiras passou a representar o Brasil que deu certo, o Brasil que pode ser reconhecido no Olimpo das Nações como o melhor do mundo em alguma coisa. E, durante muito tempo, a camisa amarela foi o símbolo maior do protagonismo nacional. Mas deixou de ser e deu lugar aos serviços, aos clientes, às pessoas.

Quando demos início ao conceito do Consumidor Moderno, logo após o Plano Real, fomos pioneiros em detectar o surgimento de um novo consumidor brasileiro. Pudemos comprovar que o grande diferencial das empresas brasileiras de sucesso se encontrava na excelência dos cuidados e serviços fornecidos aos seus clientes e consumidores. Ao buscar as grandes referências de serviços no mundo, deparamo-nos com empresas brasileiras realmente feitas para vencer e para durar, entre elas o Boticário, a Natura, a Serasa e o Fleury. Todas foram relatadas no meu primeiro livro O Brasil que Encanta o Cliente, escrito 20 anos atrás, e hoje são referência global.

O CONAREC é o maior evento de Customer Experience do mundo. Na edição deste ano, tivemos o recorde de 12 mil participantes, mais de 400 palestrantes e 140 CEOs. São marcas que comprovam o ineditismo e a magnitude do evento

A pátria das chuteiras tornou-se a pátria dos serviços. A capacidade brasileira de gerar conexões e relacionamentos não tem igual, bem como a nossa facilidade de criar amizades duradouras, graças ao calor humano e à cordialidade de nossa gente. 

Tudo isso pode ser traduzido na essência de um congresso como o CONAREC 2024. Um evento que começou pequeno em 2003, fruto de uma ideia baseada em tudo o que tínhamos visto fora do Brasil, com o propósito de reunir especialistas e executivos para discutir sobre as melhores práticas que conduzem ao melhor serviço ao cliente.

Hoje, 21 anos depois, o CONAREC é o maior evento de Customer Experience do mundo.

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Na edição deste ano, tivemos o recorde de 12 mil participantes, mais de 400 palestrantes e 140 CEOs. São marcas que comprovam o ineditismo e a magnitude de um evento como o CONAREC. Mas, o maior destaque foi registrar a alegria estampada no rosto de cada congressista, sua vibração contagiante e a apoteose final que parecem eternizar cada momento como único, mágico, inesquecível.

Temos uma comunidade altamente engajada, que deseja fazer o melhor para os consumidores. Isso é cidadania. Há uma legião de brasileiros, que encontram abrigo e acolhimento ao trabalhar no relacionamento com o cliente, utilizando avançadas tecnologias e se desenvolvendo profissionalmente. Do primeiro emprego à Geração Prateada, todas as gerações são muito bem-vindas no ecossistema de CX. Não há discriminação. Não existe atividade mais inclusiva do que atender consumidores e  interagir com eles.

O Brasil é de todos. Essa dádiva comprova que podemos performar no cenário mundial como a grande pátria dos serviços. Posso afirmar, categoricamente, que quem faz CX no Brasil o faz em qualquer lugar do mundo. E acrescento mais: todas as empresas que têm representação no Brasil deveriam contagiar o resto do mundo com o modelo brasileiro de servir e atender consumidores.

Mesmo com a Inteligência Artificial e todas as demais  tecnologias, o Brasil representa o toque de humanidade necessário para fornecer a melhor experiência do cliente. Seremos responsáveis por reinventar a IA com um jeito mais humano de ser. 

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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