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Service Design tem papel importante na construção da jornada do cliente

Service Design tem papel importante na construção da jornada do cliente

O método que visa garantir a combinação ideal entre tecnologias, processos e pessoas é adotado pela Bosch Service Solutions para apoiar a transformação digital e evoluir a experiência

experiência do cliente tornou-se fator decisivo para o sucesso das empresas. Porém, o cenário cada vez mais competitivo e o maior número de tecnologias disponíveis trazem um desafio: optar por soluções que realmente agreguem valor para o negócio e para os consumidores. É nesse contexto que o Service Design (Design de Serviços) surge como uma abordagem estratégica para transformar o atendimento ao cliente. 

“O Service Design facilita a adoção de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e automação de processos, ao assegurar que estas sejam implementadas de maneira que complementem e melhorem a experiência humana. Isso porque o método envolve um estudo detalhado de toda a jornada do cliente, a análise dos diferentes grupos e a identificação de soluções que atendam e superem suas expectativas”, explica Fernanda Strumendo, gerente de Vendas e Marketing da Bosch Service Solutions.

Incluindo a adaptação de processos, a criação de novos modelos de negócios e a integração de tecnologias, a aplicação do Service Design mostra-se ainda mais valiosa diante de um consumidor que espera por interações rápidas, personalizadas e sem atritos. 

“Costumamos dizer que não é apenas um método. Para nós, é uma atitude que nos permite desenhar o novo e repensar o que já existe. Como designers de serviços, adaptamos nossos serviços 24/7 às necessidades dos clientes e criamos uma experiência de marca única e positiva. Nosso foco é atingir uma combinação ideal de pessoas, processos e tecnologia”, diz Fernanda Strumendo. 

Dessa forma, diante da necessidade de transformação digital e da pressão em implementar tecnologias avançadas, a resposta para a dúvida “como investir com assertividade” torna-se mais clara. Afinal, as decisões das empresas passam a ser guiadas de acordo com um mapeamento holístico que indica pontos de dor e oportunidades de melhoria com um objetivo único: gerar valor real e perceptível. 

Fernanda Strumendo, 
gerente de Vendas e Marketing da Bosch Service Solutions

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As vantagens de um Service Design bem desenvolvido

Melhoria da Experiência do Cliente: o atendimento passa a atender ou supera as expectativas dos clientes, aumentando a satisfação e a lealdade. 

Aumento da Eficiência e Redução de Custos: a integração de tecnologias, como IA e RPA, e a otimização de processos reduzem a carga de trabalho dos colaboradores e diminuem os custos operacionais.

Maior Competitividade: a agilidade para responder às mudanças no mercado e às expectativas dos clientes torna as empresas mais competitivas.

Engajamento dos Colaboradores: os colaboradores bem treinados e apoiados por tecnologias eficientes são mais capazes de oferecer um serviço de alta qualidade, o que também melhora a moral e o engajamento da equipe.

Os ganhos para o Customer Experience (CX)

Fernanda Strumendo destaca as principais razões pelas quais o Service Design eleva a qualidade do atendimento ao cliente e da jornada de experiência como um todo. “Primeiramente, ele coloca o cliente no centro de todas as estratégias, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de maneira personalizada e eficaz. Além disso, a integração de tecnologias como IA e automação de processos robóticos permite respostas rápidas e precisas, ao mesmo tempo em que reduz custos operacionais”, explica.

Além disso, a revisão e o aprimoramento dos processos internos das empresas acaba por eliminar redundâncias e ineficiências, proporcionando uma experiência mais fluida. “Une-se a isso a capacitação dos colaboradores com treinamento adequado e suporte tecnológico, o que permite um atendimento mais empático e resolutivo, elevando a qualidade do serviço e, consequentemente, a satisfação do cliente”, ressalta Fernanda Strumendo. 

Dessa forma, as empresas ganham também maior flexibilidade e agilidade para atender a novas expectativas e às necessidades dos clientes. 

Novo olhar para a transformação digital

Com novas tecnologias surgindo a todo instante, as implementações precisam ir além da inovação, sendo intuitivas e focadas no usuário. Para além das transformações já vistas no CX, ainda há muito para acontecer. 

“Uma das principais tendências é o uso de IA para criar experiências mais interativas e humanizadas. Chatbots estão evoluindo para agentes digitais sofisticados, capazes de realizar tarefas complexas e fornecer um atendimento mais personalizado. Além disso, a transparência nas decisões tomadas por IA está se tornando essencial, aumentando a confiança dos clientes nas interações automatizadas”, afirma Fernanda Strumendo. 

A executiva também destaca a importância do uso de dados em tempo real para personalizar e ajustar as experiências de maneira instantânea, mas sempre com a preocupação da privacidade e da segurança das informações. 

“Para manterem-se na vanguarda, as empresas precisam adotar uma abordagem que combine tecnologia e interação humana; investir em soluções tecnológicas robustas; e garantir que as equipes estejam bem preparadas para utilizar essas ferramentas de forma eficaz. Manter-se atualizado com as últimas tendências e práticas recomendadas, além de contar com a expertise de especialistas em experiência do cliente, fará a diferença”, indica. 

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


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jornada do cliente, tecnologias, defesa do
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