Se o consumidor é rei, que exerça seu reinado

Se o consumidor é rei, que exerça seu reinado

A VELHA MÁXIMA DE QUE “o cliente é rei” tem hoje em dia valor amplificado em função do alto grau de conectividade dos consumidores e da exposição de suas experiências nas mídias sociais em tempo real.

O cuidado com a satisfação dos consumidores será cada vez mais ligado às características de sustentabilidade que não somente os produtos e serviços incorporem, mas que estejam claros ao mercado em relação às práticas de ESG das corporações, ou seja, como elas tratam no seu dia a dia os aspectos ambientais, sociais e de governança.

Neste novo universo, a grande mudança é que as atitudes dos consumidores também começarão a passar pelo escrutínio do ambiente de negócios, modificando drasticamente a responsabilidade que o cliente passa a ter na hora de fazer suas escolhas.

É a democratização do reinado, pois, para o rei poder usufruir de um mundo melhor no futuro, precisará contribuir com melhores decisões de consumo.

Assim, envolver os consumidores com mensagens de inovação, criatividade e ideais de sustentabilidade tornou-se parte fundamental da estratégia de produto e marketing corporativo não só para alinhar a proposição de valor das corporações à de seus clientes, mas, principalmente, para buscar garantir a fidelidade do mercado.

E não só os clientes deverão ser acionáveis neste novo ambiente, pois, para que os planos empresariais possam ser executados, a nova mensagem tem que passar antes pela aprovação de conselhos de gestão que são, em última palavra, quem aprovam os investimentos necessários para a nova jornada.

Ações ambiciosas de várias marcas, na direção de atender à crescente demanda dos clientes por responsabilidade, têm proporcionado crescimento e resultados duas a três vezes maiores do que os negócios-padrão de suas empresas.

Neste novo reinado, o engajamento de quem consome passa a ter quase tanto peso quanto o de quem oferta, mas os maiores desafios ficam com os gestores de negócio, que precisam alinhar com alto grau de assertividade e engajamento com rentabilidade, o que não é tarefa fácil.

Pesquisa da GlobeScan afirma que o consumo está sendo redefinido por um grupo crescente de “aspirantes” – pessoas que estão tão interessadas em compras, estilo e moda quanto no consumo responsável e exigem que as marcas que admiram ajam no melhor interesse da sociedade.

No novo ambiente, a melhor forma para o rei conseguir exercer seu reinado é pela divisão de seus valores com seu ambiente de consumo, para que a corrente da sustentabilidade rapidamente se fortaleça e prospere.

Vida longa ao novo rei!

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


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