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Se o consumidor é rei, que exerça seu reinado

Se o consumidor é rei, que exerça seu reinado

A VELHA MÁXIMA DE QUE “o cliente é rei” tem hoje em dia valor amplificado em função do alto grau de conectividade dos consumidores e da exposição de suas experiências nas mídias sociais em tempo real.

O cuidado com a satisfação dos consumidores será cada vez mais ligado às características de sustentabilidade que não somente os produtos e serviços incorporem, mas que estejam claros ao mercado em relação às práticas de ESG das corporações, ou seja, como elas tratam no seu dia a dia os aspectos ambientais, sociais e de governança.

Neste novo universo, a grande mudança é que as atitudes dos consumidores também começarão a passar pelo escrutínio do ambiente de negócios, modificando drasticamente a responsabilidade que o cliente passa a ter na hora de fazer suas escolhas.

É a democratização do reinado, pois, para o rei poder usufruir de um mundo melhor no futuro, precisará contribuir com melhores decisões de consumo.

Assim, envolver os consumidores com mensagens de inovação, criatividade e ideais de sustentabilidade tornou-se parte fundamental da estratégia de produto e marketing corporativo não só para alinhar a proposição de valor das corporações à de seus clientes, mas, principalmente, para buscar garantir a fidelidade do mercado.

E não só os clientes deverão ser acionáveis neste novo ambiente, pois, para que os planos empresariais possam ser executados, a nova mensagem tem que passar antes pela aprovação de conselhos de gestão que são, em última palavra, quem aprovam os investimentos necessários para a nova jornada.

Ações ambiciosas de várias marcas, na direção de atender à crescente demanda dos clientes por responsabilidade, têm proporcionado crescimento e resultados duas a três vezes maiores do que os negócios-padrão de suas empresas.

Neste novo reinado, o engajamento de quem consome passa a ter quase tanto peso quanto o de quem oferta, mas os maiores desafios ficam com os gestores de negócio, que precisam alinhar com alto grau de assertividade e engajamento com rentabilidade, o que não é tarefa fácil.

Pesquisa da GlobeScan afirma que o consumo está sendo redefinido por um grupo crescente de “aspirantes” – pessoas que estão tão interessadas em compras, estilo e moda quanto no consumo responsável e exigem que as marcas que admiram ajam no melhor interesse da sociedade.

No novo ambiente, a melhor forma para o rei conseguir exercer seu reinado é pela divisão de seus valores com seu ambiente de consumo, para que a corrente da sustentabilidade rapidamente se fortaleça e prospere.

Vida longa ao novo rei!

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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sempre original, instigante e provocador
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