Prêmio CONAREC 2024 reconhece a importância do ecossistema de CX
- Por Larissa Sant'Ana
- 22 min leitura
A experiência do cliente é fruto de um ecossistema que envolve empresas, seus parceiros e fornecedores de tecnologia. É a partir dessas alianças que novas tecnologias são adotadas e estratégias são desenhadas para evoluir jornadas e estreitar o relacionamento com os consumidores. As organizações que fazem isso com maestria foram reconhecidas no Prêmio CONAREC 2024.
O evento de premiação, realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo, reuniu as principais empresas e lideranças do mercado de Customer Experience (CX) brasileiro. Na ocasião, Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, afirmou: “Nenhuma conquista e performance é individual e sim fruto de um trabalho coletivo. Por isso, o Prêmio CONAREC avalia e reconhece a rede de relacionamentos entre as empresas.”
Para ele, a premiação – fruto de um estudo promovido pelo Grupo Padrão e conduzido pela CX Brain – “mostra a dimensão e a abrangência de toda a cadeia de valor da experiência do cliente no País. A força desse ecossistema é responsável pela evolução contínua e pela inovação para atender e entregar valor, em tempo real, a um consumidor cada vez mais instável e inquieto nas suas demandas e preferências”.
Neste ano, aliás, o estudo evidenciou um período de transição tecnológica e estrutural por parte das empresas em busca de atender às expectativas e superá-las. Como prova, está a migração do atendimento puramente telefônico para um atendimento digital e multicanal: nas empresas de BPO, das 371 mil Posições de Atendimento (PAs) notificadas, cerca de 220 mil dividem-se entre o telefone e os canais digitais. Considerando o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) receptivo, o número de agentes que se dividem entre diferentes formas de atendimento chega quase à totalidade.
Metodologia
O estudo do Prêmio CONAREC 2024, organizado e conduzido pela CX Brain, contou com a participação de 432 empresas. No total, foram avaliados 18 segmentos, 33 tecnologias e 13 operações distintas de BPO/CPO.
Essas empresas foram divididas conforme a atuação no ecossistema: “Empresas Contratantes”; “BPOs/CPOs”; e “Parceiros e Fornecedores de Soluções”. Cada grupo possui uma premiação com metodologia própria, mas passa por uma avaliação cruzada, ou seja, avalia outras empresas e é avaliado por elas.
Os critérios levados em consideração são os de gestão (dados gerais, operacionais e qualitativos, atendimento e indicadores por canais) e de competências técnicas. Analisados de forma detalhada e criteriosa, eles recebem notas de 1 a 6 e resultam na classificação final da premiação.
Quer saber mais?
Confira a metodologia na íntegra.
“Trata-se de um período de transformação severo porque, do ponto de vista do tamanho das operações, não houve uma mudança significativa em relação ao ano passado. Nessa migração para o digital, as empresas estão renunciando à mão de obra humana e implementando mais robôs. O grande ponto é que isso não se refletiu em geração de valor”, explica Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão e mentor da CX Brain.
Nesse sentido, o principal ponto de atenção é o entendimento de que investimentos em novas tecnologias e soluções digitais não são suficientes para otimizar operações e melhorar os resultados; é preciso implementar as ferramentas corretamente e saber utilizá-las em prol de benefícios reais. Para isso, fatores como cultura organizacional, treinamento e engajamento das equipes, além da escolha da solução e do parceiro certos, fazem a diferença.
Confira quais são as estratégias que diferenciam as empresas vencedoras do Prêmio CONAREC 2024 e como os líderes veem esse reconhecimento.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Categorias especiais
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EMPRESAS CONTRATANTES
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PARCEIROS E FORNECEDORES DE SOLUÇÕES
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
BPOs/CPOs
Compartilhe essa noticia:
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244