Prêmio CONAREC 2024 reconhece a importância do ecossistema de CX

Prêmio CONAREC 2024 reconhece a importância do ecossistema de CX

Empresas que formam parcerias eficientes e significativas em prol da melhor experiência do cliente foram reconhecidas em evento que reuniu importantes lideranças do mercado

experiência do cliente é fruto de um ecossistema que envolve empresas, seus parceiros e fornecedores de tecnologia. É a partir dessas alianças que novas tecnologias são adotadas e estratégias são desenhadas para evoluir jornadas e estreitar o relacionamento com os consumidores. As organizações que fazem isso com maestria foram reconhecidas no Prêmio CONAREC 2024. 

O evento de premiação, realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo, reuniu as principais empresas e lideranças do mercado de Customer Experience (CX) brasileiro. Na ocasião, Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, afirmou: “Nenhuma conquista e performance é individual e sim fruto de um trabalho coletivo. Por isso, o Prêmio CONAREC avalia e reconhece a rede de relacionamentos entre as empresas.”

Para ele, a premiação – fruto de um estudo promovido pelo Grupo Padrão e conduzido pela CX Brain – “mostra a dimensão e a abrangência de toda a cadeia de valor da experiência do cliente no País. A força desse ecossistema é responsável pela evolução contínua e pela inovação para atender e entregar valor, em tempo real, a um consumidor cada vez mais instável e inquieto nas suas demandas e preferências”. 

Neste ano, aliás, o estudo evidenciou um período de transição tecnológica e estrutural por parte das empresas em busca de atender às expectativas e superá-las. Como prova, está a migração do atendimento puramente telefônico para um atendimento digital e multicanal: nas empresas de BPO, das 371 mil Posições de Atendimento (PAs) notificadas, cerca de 220 mil dividem-se entre o telefone e os canais digitais. Considerando o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) receptivo, o número de agentes que se dividem entre diferentes formas de atendimento chega quase à totalidade. 

Metodologia

O estudo do Prêmio CONAREC 2024, organizado e conduzido pela CX Brain, contou com a participação de 432 empresas. No total, foram avaliados 18 segmentos, 33 tecnologias e 13 operações distintas de BPO/CPO.

Essas empresas foram divididas conforme a atuação no ecossistema: “Empresas Contratantes”; “BPOs/CPOs”; e “Parceiros e Fornecedores de Soluções”. Cada grupo possui uma premiação com metodologia própria, mas passa por uma avaliação cruzada, ou seja, avalia outras empresas e é avaliado por elas. 

Os critérios levados em consideração são os de gestão (dados gerais, operacionais e qualitativos, atendimento e indicadores por canais) e de competências técnicas. Analisados de forma detalhada e criteriosa, eles recebem notas de 1 a 6 e resultam na classificação final da premiação. 

Quer saber mais?
Confira a metodologia na íntegra. 

“Trata-se de um período de transformação severo porque, do ponto de vista do tamanho das operações, não houve uma mudança significativa em relação ao ano passado. Nessa migração para o digital, as empresas estão renunciando à mão de obra humana e implementando mais robôs. O grande ponto é que isso não se refletiu em geração de valor”, explica Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão e mentor da CX Brain. 

Nesse sentido, o principal ponto de atenção é o entendimento de que investimentos em novas tecnologias e soluções digitais não são suficientes para otimizar operações e melhorar os resultados; é preciso implementar as ferramentas corretamente e saber utilizá-las em prol de benefícios reais. Para isso, fatores como cultura organizacional, treinamento e engajamento das equipes, além da escolha da solução e do parceiro certos, fazem a diferença. 

Confira quais são as estratégias que diferenciam as empresas vencedoras do Prêmio CONAREC 2024 e como os líderes veem esse reconhecimento. 

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SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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