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Prêmio CONAREC 2023 e o ecossistema do CX brasileiro

Prêmio CONAREC 2023 e o ecossistema do CX brasileiro

Prêmio CONAREC 2023 coroa as empresas que contribuem para que a cadeia da experiência do cliente evolua de forma constante

Fotos: Alessandra Sena/Douglas Luccena/Evelyn da Mata/Igor Ramos/Jonh Lucas/Lucas Orofino

Brasil já é reconhecido por possuir um dos melhores e mais robustos Customer Experience (CX) do mundo. Além de lidar com clientes extremamente exigentes, as empresas que atuam no País absorveram o calor humano típico do brasileiro para desenvolver expertises e atender às mais diversas culturas e necessidades de forma acolhedora, empática, inovadora e surpreendente, fazendo isso a partir de um ecossistema único.  

Para desenvolver um CX moderno e em constante evolução, empresas de diferentes áreas unem habilidades e conhecimentos. Mais do que nunca, estão voltadas ao entendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores, implementando novas tecnologias e desenvolvendo soluções inovadoras em busca do encantamento. Dessa forma, garantem crescimento e bom relacionamento com os clientes. 

“Os segmentos dos diferentes modelos de negócio das empresas estão convergindo. As grandes empresas que demandam todo esse ecossistema precisam de parceiros confiáveis, para atender consumidores exigentes, e não podem descuidar de um canal que seja”, afirma Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão. “BPOs deixaram de ser provedores de serviços rotineiros e passaram a planejar toda a cadeia de valor. Quem apresenta um crescimento sólido, consistente, são justamente os que conseguem atuar e ofertar uma gama diversa de canais, orientando todos os seus recursos para privilegiar a eficiência, a conveniência e a resolutividade de acordo com as demandas dos clientes”, acrescenta. 

Neste ano, o Prêmio CONAREC coroou as organizações que compreenderam a essência e a importância das parcerias, criando um ecossistema de CX de qualidade, voltado, principalmente, para o atendimento digital. Aliás, o estudo que dá origem à premiação, organizado e conduzido pela CX Brain, analisou as estruturas dos canais e das operações de atendimento disponibilizadas pelas empresas e orientadas ao consumidor final, o que deu origem a um conjunto de dados sobre o potencial de negócios no ecossistema do CX brasileiro. 

Entre os principais achados está a busca por atingir a omnicanalidade em seu estado puro, ou seja, com os múltiplos canais integrados e tratados a partir de visão e estratégia únicas. Apenas 27% das empresas analisadas possuem uma estratégia omnicanal implementada e reconhecida pelos clientes, enquanto 42% delas ainda estão no estágio da pluricanalidade. 

No entanto, o avanço no caminho omnicanal é contínuo e impulsionado por tecnologias avançadas de IA e ferramentas de análise de dados. Ele depende exatamente de parcerias e colaborações que fazem a régua da cadeia de valor do CX brasileiro aumentar cada vez mais. 

Os agentes dessa revolução subiram ao palco para receber o reconhecimento do Prêmio CONAREC e fizeram uma análise do cenário atual. Confira os vencedores e o que eles disseram.

Entenda a metodologia do Prêmio CONAREC

A metodologia utilizada pela CX Brain para o estudo do Prêmio CONAREC é a da avaliação cruzada. Dessa forma, todos os atores do ecossistema de CX participam: empresas voltadas ao consumidor final, BPOs/CPOs e parceiros e fornecedores de tecnologia, que fazem uma avaliação mútua entre si. 

Dessa forma, as empresas preencheram o formulário com os próprios dados e avaliaram as demais empresas que compõem o ecossistema em quatro dimensões: Operacional, Atendimento, Qualidade e Técnica. A partir de 150 empresas inscritas, o estudo analisou dados de 522 empresas orientadas ao consumidor final. 

A partir disso, são analisados critérios principais, que envolvem, entre outros, competência técnica, recomendação, UX, inovação, suporte, integração e satisfação do cliente final. Cada critério recebe uma nota, e a consolidação dessa nota aponta as empresas vencedoras. 

CATEGORIAS ESPECIAIS

Empresa do Ano – Alelo

Tendo o objetivo de entregar valor para os clientes a cada interação, a Alelo investe na melhoria constante da jornada de experiência. Todo o esforço levou a empresa ao reconhecimento na categoria especial Empresa do Ano. “Este foi um ano bastante desafiador. Nós, da Alelo, temos um foco muito claro e estratégico em nos dedicarmos para gerar valor aos nossos clientes, que estão divididos em três grupos: os estabelecimentos comerciais, as empresas de RH e os consumidores que utilizam os nossos cartões. Temos um compromisso com eles, e não perdemos esse foco”, afirma Cesario Nakamura, CEO da Alelo.

Cesario Nakamura, CEO da Alelo, recebe o Prêmio de Empresa do Ano ao lado de parceiros 

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CPO do Ano – AlmavivA

Apoiando as empresas-clientes na construção de um relacionamento mais próximo com o cliente final a partir da experiência oferecida, a AlmavivA destaca-se pela oferta de serviços de Digital Customer Management. “O reconhecimento em cinco categorias no Prêmio CONAREC e o título de CPO do Ano são a confirmação do sucesso de todo o meu time, uma equipe fantástica que busca o melhor para os clientes todos os dias. Além disso, fomentamos a posição de liderança da AlmavivA no mercado de CX da América Latina”, diz Francesco Renzetti, CEO da AlmavivA no Brasil.

Francesco Renzetti, CEO da AlmavivA, recebe o Prêmio com a equipe

CEO do Ano – Alberto Griselli (TIM)

Alberto Griselli está à frente de um objetivo ambicioso e que tem-se mostrado no caminho certo: colocar a TIM como operadora favorita dos consumidores. Isso tem sido feito a partir de soluções inovadoras, que aumentam a resolubilidade e aproximam o cliente da empresa. Não à toa, a TIM é a única empresa que possui o selo de eficiência do PROCON-SP. “A experiência do cliente está no centro de tudo o que fazemos e queremos zerar as barreiras em todo o processo da jornada de atendimento. Os princípios fundamentais deste ciclo incluem o entendimento profundo das necessidades e dos desejos de cada consumidor, a criação de soluções personalizadas e o compromisso com a excelência em todos os pontos de contato. Investimos em tecnologia e treinamento para garantir que cada interação com os nossos clientes seja positiva e significativa, e para que eles tenham suas demandas resolvidas brevemente”, explica Alberto Griselli, CEO da TIM.

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Empreendedor do Ano – Alexandre Azzoni (2CX)

Sócio-fundador da 2CX, Alexandre Azzoni afirma que, para empreender e inovar no Brasil, é preciso ter resiliência, principalmente no setor de Tecnologia, no qual é necessário “pensar três anos antes de algo acontecer”. Para alcançar um CX diferenciado e promover soluções de ponta a ponta, as parcerias e as colaborações são fundamentais. “O reconhecimento coroa um processo de muitos anos que resultou no protagonismo da 2CX ao promover mudanças de mercado significativas, com robôs e omnicanalidade, por exemplo. Procuramos estar à frente da inovação nesse mercado, principalmente com algumas inciativas com novas startups, conquistando um olhar diferente”, afirma Azzoni.

Alexandre Azzoni, sócio-fundador da 2CX

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Liderança CX – Raphael Duailibi (AeC)

Com a responsabilidade de cuidar do relacionamento com os clientes finais, a AeC tem investido na formação de equipes comprometidas, que entendem o seu propósito e a sua responsabilidade na entrega de um CX excepcional. Com isso, além de vencer na categoria especial Liderança CX, a empresa foi reconhecida em outras seis categorias do Prêmio CONAREC. “Os reconhecimentos são uma validação, um reconhecimento do mercado e combustível para seguirmos trabalhando com tanta dedicação. São milhares de colaboradores que se dedicam todos os dias para elevar o patamar da experiência. Meu papel como líder é uni-los em torno de um propósito, de uma visão, e trazê-los para uma colaboração mútua que desenvolva o melhor de cada um”, diz Raphael Duailibi, CEO da AeC.

Raphael Duailibi, CEO da AeC

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Liderança CPO – Marcio Araújo (Konecta)

Combinando talento, inovação e experiência no setor de CX, a Konecta busca apoiar empresas no relacionamento com os clientes, sempre com o objetivo de engajá-los e construir valor. O caminho para proporcionar experiências excepcionais tem sido exatamente a parceria com algumas marcas. “Essa premiação reflete o nosso crescimento e a nossa trajetória neste ano. Praticamente dobramos de tamanho e seguimos com clientes cada vez mais satisfeitos. Essa confiança dos nossos clientes gera esse desempenho e bons resultados”, afirma Marcio Araújo, CEO da Konecta.

Marcio Araújo, CEO da Konecta

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Liderança Inovadora – Carla Melhado (Mutant)

A busca constante por disruptar o mercado é característica da Mutant. Baseada em parcerias, a empresa tem como principal objetivo conectar o que os consumidores finais desejam com o que as empresas precisam a partir de visões inovadoras. “A liderança inovadora é estar ao lado das marcas que a gente acredita, dos nossos clientes, dos nossos parceiros e dos nossos colegas de trabalho. Inovar é estar junto, e nós temos uma relação muito forte de parceria. Com a evolução da tecnologia, inovar, de fato, é conseguir atingir o resultado próximo do cliente, chegando lá juntos”, diz Carla Melhado, CEO da Mutant.

Carla Melhado, CEO da Mutant

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Liderança Tech – Roberto Oliveira (Blip)

Tendo parcerias como um pilar da evolução e um ecossistema de mais de cem parceiros, a Blip tem sido responsável por soluções tecnológicas que apoiam as empresas na transformação digital acelerada. Além de vencer na categoria especial Liderança Tech, a empresa também foi reconhecida em outras duas categorias do Prêmio CONAREC, entre elas Soluções em WhatsApp. “Fomos uma das primeiras empresas a perceber, em 2014, que o WhatsApp iria se tornar essa plataforma aberta para as empresas. Apostamos todas as nossas fichas nisso e obtivemos sucesso. O segredo para liderar em tecnologia é ter o time que temos e a visão de futuro para investir na arquitetura correta e levar o produto para o cliente”, conta Roberto Oliveira, cofundador e CEO da Blip.

Roberto Oliveira, cofundador e CEO da Blip

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EMPRESAS VENCEDORAS

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BPOs/CPOs VENCEDORES

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FORNECEDORES VENCEDORES

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SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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jornada do cliente, tecnologias, defesa do
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SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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