Pesquisar
Close this search box.
Planeta das Máquinas

Planeta das Máquinas

Dez anos atrás, já identificávamos, aqui na CM, o limiar de uma tendência que até hoje é pouco entendida pela maioria da opinião pública: a polarização. Embora o fenômeno seja parte integrante da história do planeta, exacerbou-se de maneira soberba com o boom das redes sociais e seus likes e haters.

O século 20 marcou o protagonismo de duas superpotências antagônicas: os Estados Unidos de um lado, e o seu modelo fincado na livre iniciativa e no capitalismo, e a União Soviética de outro, com o seu modelo focado no poder do Estado e no regime comunista.

Com a queda do Muro de Berlim, em 09/11/1989, decretou-se o “fim da história”, com a retumbante vitória do capitalismo e do modelo ocidental de prosperidade. Pacificava-se o mundo e todos poderiam empreender livremente. Vivemos, sem dúvidas, os melhores anos de nossas vidas, com plena liberdade, com um mundo em paz e inovações mil – inclusive a internet. Mas essa ilusão se desfez com o ataque às Torres Gêmeas: o 11/09/2001 marcou o “fim do fim da história” e a volta ao status quo das guerras e confrontos, além do dinheiro despendido em armamentos e aparato militar.

Mais recentemente, com pandemia, lockdowns, máscaras e isolamento social, assistimos ao retorno do Estado forte, e até autoritário, na maioria das nações. As bondades perpetradas pelos governos acabaram mostrando seu lado perverso: o efeito colateral da gastança irrefreada foi a volta do fantasma da inflação, seguido pelo aumento das desigualdades entre países e classes sociais. Trata-se de um fenômeno inédito para os Millennials e a Geração Z, afinal, os países desenvolvidos haviam vivenciado seu último pico inflacionário no início dos anos 80. Irmãos siameses da inflação, os juros altos também voltaram – de forma também inédita para essas gerações.

A história volta e com força total. Enquanto vários se digladiam para prever para onde iremos no futuro, com uma série de previsões extraordinárias, muitas respostas podem ser obtidas relendo-se o nosso passado. Ele sempre reaparece com força total.

Isto posto, precisamos nos debruçar um pouco sobre outra realidade e entender os motivos das crescentes desigualdades e desequilíbrios entre povos e cidadãos. E eles residem justamente no insustentável poder e na concentração mantidos pelas big techs, mais particularmente a AMAMA: Apple, Microsoft, Amazon, Meta e Alphabet. A capacidade incomparável de coletar, armazenar e analisar dados de todo o mundo garante a essas empresas um poder de proporções incalculáveis e prejudica a maioria dos segmentos e protagonistas de mercado, inclusive os consumidores e cidadãos em geral, até pela limitação do poder de escolha e pelo tempo despendido.

Todos se tornam reféns da ditadura dos algoritmos, devidamente concebidos para direcionar ou privilegiar os campeões de audiência ou os maiores anunciantes, que compram espaço para se destacar nos mecanismos de busca. Vários estudos já comprovaram que cada avanço dessas empresas representa milhares de empregos ceifados.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Como gigantes predadores na essência, as big techs começam a brigar entre si, à medida que as tecnologias convergem para a maior e mais disruptiva de todas: a Inteligência Artificial generativa, mais popularizada pelo advento do ChatGPT – simplesmente a maior ameaça já concebida para destronar e colocar em xeque uma empresa como o Google.

As IAs são sempre bem-vindas e é indiscutível que tecnologias como o ChatGPT podem facilitar a realização de muitos trabalhos e, principalmente, a vida de milhões. Porém, como ensina a história, o poder acumulado nas mãos de algumas big techs, de forma totalmente desproporcional e sem regulação alguma, gera um desequilíbrio brutal nas relações humanas e ameaça as estruturas econômica e social de sociedades já abaladas pelas sequelas de anos de pandemia. E esse abismo de realidades poderá ampliar ainda mais o apartheid digital que já vivenciamos hoje.

O colossal poder dessas poucas empresas unidas pode, por exemplo, resultar na evaporação pura e simples de uma série de indústrias tradicionais como: bancos, serviços financeiros, meios de pagamento, telecomunicações, mídia e entretenimento, planos de saúde, seguradoras, varejistas, comércio eletrônico e por aí afora. Tudo isso em troca de seus dados, que se transformam no grande adubo para o crescimento desses monopólios.

Caminhamos a passos céleres rumo ao “Planeta das Máquinas”, no qual IA, robôs e algoritmos ditarão as regras de nossa existência. 

E ainda há quem se preocupe com a bisbilhotagem de governos… 

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]