Os líderes de destaque em 2024

Os líderes de destaque em 2024

Comandando a experiência e a inovação de suas empresas, os líderes homenageados pela Consumidor Moderno têm uma trajetória ímpar

Liderar uma empresa não é tarefa fácil, principalmente quando há transformações constantes impulsionadas por novas tecnologias como a Inteligência Artificial generativa. Com tantas novidades surgindo a todo instante, as expectativas em relação às marcas aumentam e os consumidores ficam mais exigentes.

As alterações comportamentais do consumidor são tão dinâmicas que, se uma empresa está confortável por acreditar que conhece o seu cliente, ela pode estar ficando para trás. No Brasil, por exemplo, enquanto algumas marcas depositam todas as suas fichas em temas como sustentabilidade e responsabilidade social para se conectarem com as pessoas, o interesse da grande maioria está na qualidade e na variedade ofertada, ou seja, no que aquilo gera valor para ela.

Os líderes que entendem isso colocam suas empresas em posição de destaque. Por isso, a Consumidor Moderno decidiu homenagear três CEOs de grandes empresas que, em 2024, assumiram os desafios com propriedade e, focando a experiência do cliente, inovaram e contribuíram para a evolução do mercado brasileiro. Conheça um pouco de cada um deles.

Diego Barreto
CEO do iFood

Diego Barreto, CEO do iFood

Ter uma visão ampla e um olhar focado para negócios são habilidades indispensáveis para um CEO, e Diego Barreto incorpora essas qualidades com tenacidade, foco e comunicação assertiva. Ele, que começou sua carreira como advogado, não hesitou em aceitar o desafio de migrar para o mercado de negócios e finanças, um movimento que mais tarde iria posicioná-lo como CEO do iFood. Natural de Uberaba, cidade no Triângulo Mineiro, Diego Barreto cresceu no ambiente empreendedor da empresa de transportes de seu pai. Formado em Direito pela PUC-MG, logo percebeu que a graduação não era suficiente para alcançar seus objetivos no mercado de negócios. Determinado, ele iniciou sua transição ao mercado financeiro e de capitais. Sua carreira ganhou força com um estágio no renomado escritório Mattos Filho, que abriu portas para estudos em finanças e contabilidade, moldando sua trajetória em empresas tradicionais e, mais tarde, no universo digital e do e-commerce.

Da base jurídica à liderança em tecnologia

Diego Barreto ingressou no Grupo Movile em 2016, chegando ao iFood dois anos depois, no qual assumiu como CFO e vice-presidente de Estratégia. Desde maio deste ano, ele ocupa a cadeira de CEO da maior plataforma de delivery da América Latina. Sob sua liderança, o iFood consolidou sua posição no mercado e expandiu suas operações.

“No iFood, alinhamos práticas às nossas metas e à visão através do ‘Jeito iFood de Trabalhar’ (JIT), que promove empreendedorismo, inovação e colaboração, essenciais para implementar ideias que transformam a experiência do cliente e de todo o ecossistema. Além disso, acredito firmemente que a cultura organizacional é um diferencial que impacta a longevidade da empresa”, afirma Diego Barreto.

Com passagens por gigantes como Suzano Papel e Celulose, OAS Engenharia, AES Brasil e Lopes Imóveis, Diego traz uma bagagem diversificada que combina experiências em diferentes setores. Além disso, é autor de dois best-sellers: Nova Economia e O Cientista e o Executivo.

A nova face do iFood

A empresa consolidou-se como uma gigante da tecnologia, entregando mais de 100 milhões de pedidos por mês em todo o Brasil. Mas, hoje, o iFood vai além do delivery, tornando-se um hub de serviços. Entre eles, a atuação nos restaurantes, para além do delivery.

Com o iFood Salão, a companhia lançou o novo totem de pedidos, ferramenta que promove a otimização da operação dos estabelecimentos e amplia o contato direto com os clientes. De acordo com a foodtech, o objetivo é ajudar os restaurantes a vender mais, conhecer melhor seus consumidores e melhorar a gestão interna.

Nos primeiros testes, os restaurantes passaram a transacionar 75% do GMV (Gross Merchandise Volume, ou Volume Bruto de Mercadorias) do salão pelo totem. Ou seja, grande parte do que os clientes consumiram foi pedida por essa tecnologia. A expectativa é que 1 milhão de pedidos sejam feitos via totens até o primeiro trimestre de 2025.

Diego Barreto afirma que, como CEO do iFood, sua gestão está ancorada na visão e estratégia atuais da empresa e dará continuidade ao plano de crescimento e inovação, além da geração de impacto positivo por meio da educação para o País.

“Meu foco é investir em uma visão estratégica ancorada na inovação e em uma cultura organizacional sólida, centrada em valores como o empreendedorismo. Acredito que o sucesso vem de uma cultura que encoraja a adaptabilidade, permitindo que todos os colaboradores alcancem nosso potencial coletivo. Defendo uma gestão com comunicação clara e transparente para decisões informadas, e enxergo a minha proximidade com a tecnologia como um elemento essencial para o desenvolvimento contínuo da empresa”, afirma Diego.

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Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury

Ao assumir a posição de CEO no Grupo Fleury, Jeane Tsutsui trouxe consigo a essência de sua prática médica, um valor que considera fundamental para seu sucesso na liderança. “O que me permitiu trilhar esse caminho foi não perder a preocupação e o cuidado com as pessoas”, afirma.

Com a trajetória de executiva do Grupo Fleury iniciada há mais de 14 anos, Jeane hoje está à frente de uma empresa que investe em tecnologia e inova para oferecer a melhor experiência de acolhimento aos pacientes. No entanto, a transição de carreira não foi fácil. Para manter a sua essência, a médica buscou especializações em negócios em instituições renomadas, como a FIA (USP), Harvard Business School, Wharton e Sloan School of Management no MIT. “Essas capacitações, aliadas à minha formação, foram fundamentais na minha trajetória”, conta.

O Grupo Fleury é uma referência no setor de Saúde no Brasil, reconhecido pela qualidade técnica e pela capacidade de inovação. Para Jeane, liderar uma empresa dessa envergadura e excelência, prestes a completar cem anos, é uma grande responsabilidade e uma fonte de gratificação.

No dia a dia, Jeane apoia-se em um planejamento estratégico rigoroso, definindo metas de crescimento que atendam aos desafios do setor. Uma das frentes estratégicas foi a criação dos Centros Integrados de Medicina Diagnóstica, que oferecem soluções integradas no processo diagnóstico para os clientes em sua jornada de cuidados com a saúde.

“Hoje, nossos clientes contam com essa abordagem em diversas especialidades, como os Centros Integrados de Saúde da Mulher, Cardiologia e Neurovascular, Nódulo de Tireoide, Imagem Osteomuscular, Alergia e Imunologia, Dermatologia, além dos focados em gestantes (Gestar Fleury), Fertilidade e Público Infantil (Fleury Kids). Isso nos torna uma empresa com um posicionamento diferenciado e capaz de contribuir para melhores soluções na saúde das pessoas e para a sustentabilidade do sistema”, explica a CEO.

Com uma trajetória mar-
cante, a dedicação de Jeane Tsutsui traz experiência e competência para seguir liderando o Grupo Fleury a influenciar, positivamente, o setor de Saúde no Brasil e a inspirar novos líderes.

Jeane Tsutsui
CEO do Grupo Fleury
bianca andrade
CEO da Boca Rosa Company

Bianca Andrade, CEO da Boca Rosa Company

Este ano, Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, deu um passo ousado e estratégico na trajetória de sua empresa, a Boca Rosa Company, com o lançamento de sua primeira marca própria de produtos de beleza. No entanto, o que parecia ser uma transição natural para o sucesso enfrentou um revés inesperado. Problemas com as embalagens dos produtos geraram críticas contundentes por parte dos consumidores. A situação, que poderia ter abalado a reputação da empresária, tornou-se um exemplo de como liderar com coragem e autenticidade.

Em vez de evitar as críticas, Bianca assumiu o erro publicamente. “Erramos”, declarou a CEO em suas redes sociais, em um gesto de humildade que reforçou sua conexão com o público. Essa postura de enfrentar os desafios de frente e buscar soluções, ao lado de seus consumidores, foi um dos motivos que a levaram a ocupar o espaço desta matéria como uma líder de destaque em 2024.

Em entrevista à Consumidor Moderno, Bianca contou sobre os aprendizados que vieram com os desafios. “Sempre soube que enfrentaria muitos desafios ao ter uma marca própria, e as críticas fazem parte disso. Repito para mim mesma que, como dona de uma marca jovem, não sei de tudo, mas tenho certeza de que o aprendizado é essencial para seguir em frente”, afirmou.

Bianca acredita que ouvir o cliente é a essência de qualquer marca: “Acredito que essa seja a maior obrigação de uma marca, para que continue sempre melhorando. A construção de uma boa reputação acontece aos poucos, com relações de confiança.”

Em tempos de consumidores cada vez mais críticos, a postura de Bianca Andrade traz uma nova perspectiva sobre liderança: CEOs são mais do que gestores; são também a face pública de suas empresas. Mais do que saber se expressar, o líder deve ser capaz de traduzir os valores e objetivos da marca de forma clara e acessível.

“Aprender, errar, consertar e acertar faz parte da vida de todo mundo. Já tive muito medo, mas hoje entendo que toda dificuldade é uma oportunidade de aprender alguma coisa. Agora consigo filtrar melhor o que realmente faz sentido eu absorver e com o que não vale a pena me desgastar”, conta a empresária que também é influenciadora e acostumou-se a lidar com os “haters” de plantão.

Apesar dos obstáculos, a jovem empreendedora, de apenas 29 anos, permanece fiel ao seu propósito, um ponto que ela considera fundamental para qualquer líder. “As críticas vão aparecer, e isso faz parte. Sempre que tiver dúvida, lembre-se do porquê começou e encontre sua força nisso”, finaliza.

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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