Os líderes de destaque em 2024
- Por Bianca Alvarenga e Marcelo Brandão
- 9 min leitura
Liderar uma empresa não é tarefa fácil, principalmente quando há transformações constantes impulsionadas por novas tecnologias como a Inteligência Artificial generativa. Com tantas novidades surgindo a todo instante, as expectativas em relação às marcas aumentam e os consumidores ficam mais exigentes.
As alterações comportamentais do consumidor são tão dinâmicas que, se uma empresa está confortável por acreditar que conhece o seu cliente, ela pode estar ficando para trás. No Brasil, por exemplo, enquanto algumas marcas depositam todas as suas fichas em temas como sustentabilidade e responsabilidade social para se conectarem com as pessoas, o interesse da grande maioria está na qualidade e na variedade ofertada, ou seja, no que aquilo gera valor para ela.
Os líderes que entendem isso colocam suas empresas em posição de destaque. Por isso, a Consumidor Moderno decidiu homenagear três CEOs de grandes empresas que, em 2024, assumiram os desafios com propriedade e, focando a experiência do cliente, inovaram e contribuíram para a evolução do mercado brasileiro. Conheça um pouco de cada um deles.
Diego Barreto, CEO do iFood
Ter uma visão ampla e um olhar focado para negócios são habilidades indispensáveis para um CEO, e Diego Barreto incorpora essas qualidades com tenacidade, foco e comunicação assertiva. Ele, que começou sua carreira como advogado, não hesitou em aceitar o desafio de migrar para o mercado de negócios e finanças, um movimento que mais tarde iria posicioná-lo como CEO do iFood. Natural de Uberaba, cidade no Triângulo Mineiro, Diego Barreto cresceu no ambiente empreendedor da empresa de transportes de seu pai. Formado em Direito pela PUC-MG, logo percebeu que a graduação não era suficiente para alcançar seus objetivos no mercado de negócios. Determinado, ele iniciou sua transição ao mercado financeiro e de capitais. Sua carreira ganhou força com um estágio no renomado escritório Mattos Filho, que abriu portas para estudos em finanças e contabilidade, moldando sua trajetória em empresas tradicionais e, mais tarde, no universo digital e do e-commerce.
Da base jurídica à liderança em tecnologia
Diego Barreto ingressou no Grupo Movile em 2016, chegando ao iFood dois anos depois, no qual assumiu como CFO e vice-presidente de Estratégia. Desde maio deste ano, ele ocupa a cadeira de CEO da maior plataforma de delivery da América Latina. Sob sua liderança, o iFood consolidou sua posição no mercado e expandiu suas operações.
“No iFood, alinhamos práticas às nossas metas e à visão através do ‘Jeito iFood de Trabalhar’ (JIT), que promove empreendedorismo, inovação e colaboração, essenciais para implementar ideias que transformam a experiência do cliente e de todo o ecossistema. Além disso, acredito firmemente que a cultura organizacional é um diferencial que impacta a longevidade da empresa”, afirma Diego Barreto.
Com passagens por gigantes como Suzano Papel e Celulose, OAS Engenharia, AES Brasil e Lopes Imóveis, Diego traz uma bagagem diversificada que combina experiências em diferentes setores. Além disso, é autor de dois best-sellers: Nova Economia e O Cientista e o Executivo.
A nova face do iFood
A empresa consolidou-se como uma gigante da tecnologia, entregando mais de 100 milhões de pedidos por mês em todo o Brasil. Mas, hoje, o iFood vai além do delivery, tornando-se um hub de serviços. Entre eles, a atuação nos restaurantes, para além do delivery.
Com o iFood Salão, a companhia lançou o novo totem de pedidos, ferramenta que promove a otimização da operação dos estabelecimentos e amplia o contato direto com os clientes. De acordo com a foodtech, o objetivo é ajudar os restaurantes a vender mais, conhecer melhor seus consumidores e melhorar a gestão interna.
Nos primeiros testes, os restaurantes passaram a transacionar 75% do GMV (Gross Merchandise Volume, ou Volume Bruto de Mercadorias) do salão pelo totem. Ou seja, grande parte do que os clientes consumiram foi pedida por essa tecnologia. A expectativa é que 1 milhão de pedidos sejam feitos via totens até o primeiro trimestre de 2025.
Diego Barreto afirma que, como CEO do iFood, sua gestão está ancorada na visão e estratégia atuais da empresa e dará continuidade ao plano de crescimento e inovação, além da geração de impacto positivo por meio da educação para o País.
“Meu foco é investir em uma visão estratégica ancorada na inovação e em uma cultura organizacional sólida, centrada em valores como o empreendedorismo. Acredito que o sucesso vem de uma cultura que encoraja a adaptabilidade, permitindo que todos os colaboradores alcancem nosso potencial coletivo. Defendo uma gestão com comunicação clara e transparente para decisões informadas, e enxergo a minha proximidade com a tecnologia como um elemento essencial para o desenvolvimento contínuo da empresa”, afirma Diego.
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Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury
Ao assumir a posição de CEO no Grupo Fleury, Jeane Tsutsui trouxe consigo a essência de sua prática médica, um valor que considera fundamental para seu sucesso na liderança. “O que me permitiu trilhar esse caminho foi não perder a preocupação e o cuidado com as pessoas”, afirma.
Com a trajetória de executiva do Grupo Fleury iniciada há mais de 14 anos, Jeane hoje está à frente de uma empresa que investe em tecnologia e inova para oferecer a melhor experiência de acolhimento aos pacientes. No entanto, a transição de carreira não foi fácil. Para manter a sua essência, a médica buscou especializações em negócios em instituições renomadas, como a FIA (USP), Harvard Business School, Wharton e Sloan School of Management no MIT. “Essas capacitações, aliadas à minha formação, foram fundamentais na minha trajetória”, conta.
O Grupo Fleury é uma referência no setor de Saúde no Brasil, reconhecido pela qualidade técnica e pela capacidade de inovação. Para Jeane, liderar uma empresa dessa envergadura e excelência, prestes a completar cem anos, é uma grande responsabilidade e uma fonte de gratificação.
No dia a dia, Jeane apoia-se em um planejamento estratégico rigoroso, definindo metas de crescimento que atendam aos desafios do setor. Uma das frentes estratégicas foi a criação dos Centros Integrados de Medicina Diagnóstica, que oferecem soluções integradas no processo diagnóstico para os clientes em sua jornada de cuidados com a saúde.
“Hoje, nossos clientes contam com essa abordagem em diversas especialidades, como os Centros Integrados de Saúde da Mulher, Cardiologia e Neurovascular, Nódulo de Tireoide, Imagem Osteomuscular, Alergia e Imunologia, Dermatologia, além dos focados em gestantes (Gestar Fleury), Fertilidade e Público Infantil (Fleury Kids). Isso nos torna uma empresa com um posicionamento diferenciado e capaz de contribuir para melhores soluções na saúde das pessoas e para a sustentabilidade do sistema”, explica a CEO.
Com uma trajetória mar-
cante, a dedicação de Jeane Tsutsui traz experiência e competência para seguir liderando o Grupo Fleury a influenciar, positivamente, o setor de Saúde no Brasil e a inspirar novos líderes.
Bianca Andrade, CEO da Boca Rosa Company
Este ano, Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, deu um passo ousado e estratégico na trajetória de sua empresa, a Boca Rosa Company, com o lançamento de sua primeira marca própria de produtos de beleza. No entanto, o que parecia ser uma transição natural para o sucesso enfrentou um revés inesperado. Problemas com as embalagens dos produtos geraram críticas contundentes por parte dos consumidores. A situação, que poderia ter abalado a reputação da empresária, tornou-se um exemplo de como liderar com coragem e autenticidade.
Em vez de evitar as críticas, Bianca assumiu o erro publicamente. “Erramos”, declarou a CEO em suas redes sociais, em um gesto de humildade que reforçou sua conexão com o público. Essa postura de enfrentar os desafios de frente e buscar soluções, ao lado de seus consumidores, foi um dos motivos que a levaram a ocupar o espaço desta matéria como uma líder de destaque em 2024.
Em entrevista à Consumidor Moderno, Bianca contou sobre os aprendizados que vieram com os desafios. “Sempre soube que enfrentaria muitos desafios ao ter uma marca própria, e as críticas fazem parte disso. Repito para mim mesma que, como dona de uma marca jovem, não sei de tudo, mas tenho certeza de que o aprendizado é essencial para seguir em frente”, afirmou.
Bianca acredita que ouvir o cliente é a essência de qualquer marca: “Acredito que essa seja a maior obrigação de uma marca, para que continue sempre melhorando. A construção de uma boa reputação acontece aos poucos, com relações de confiança.”
Em tempos de consumidores cada vez mais críticos, a postura de Bianca Andrade traz uma nova perspectiva sobre liderança: CEOs são mais do que gestores; são também a face pública de suas empresas. Mais do que saber se expressar, o líder deve ser capaz de traduzir os valores e objetivos da marca de forma clara e acessível.
“Aprender, errar, consertar e acertar faz parte da vida de todo mundo. Já tive muito medo, mas hoje entendo que toda dificuldade é uma oportunidade de aprender alguma coisa. Agora consigo filtrar melhor o que realmente faz sentido eu absorver e com o que não vale a pena me desgastar”, conta a empresária que também é influenciadora e acostumou-se a lidar com os “haters” de plantão.
Apesar dos obstáculos, a jovem empreendedora, de apenas 29 anos, permanece fiel ao seu propósito, um ponto que ela considera fundamental para qualquer líder. “As críticas vão aparecer, e isso faz parte. Sempre que tiver dúvida, lembre-se do porquê começou e encontre sua força nisso”, finaliza.
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