O que o consumidor não sabe que quer?

O que o consumidor não sabe que quer?

Head de Conteúdo e Comunicação

Conveniência, agilidade, praticidade e qualidade são exigências do consumidor de hoje, que passou por importantes processos de amadurecimento. Se na década hiperinflacionária de 80 a única coisa a ser avaliada era o preço, para garantir o almoço do dia ou o mercado do mês, atualmente o consumidor vive a abundância de possibilidades, – com produtos e serviços diversificados e hiperpersonalizados –, que consideram seu perfil sociodemográfico, hábitos, necessidades e comportamentos. 

Com a estabilização da economia e o desenvolvimento das indústrias, a sociedade de consumo evoluiu para um consumidor com muito mais voz e protagonista de suas próprias escolhas. Não por acaso, o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) celebra 34 anos de vida no dia 11 de setembro de 2024, sendo até hoje o instrumento de maior importância para garantir o equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores.

Colocar o cliente no centro da estratégia do negócio passou a ser frase pronta de qualquer CEO. Esse movimento implica – ou deveria implicar – no conhecimento profundo e interesse genuíno em construir a melhor experiência para cada cliente. Não há dúvidas de que a evolução do mercado de consumo passa pela tecnologia, com a análise dos dados e das ferramentas de IA que otimizam fluxos, minimizam riscos, geram conhecimento e entregam, de maneira mais assertiva, conveniência, agilidade, praticidade e qualidade tão desejadas. 

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Mas nem tudo está devidamente encaixado, e o presente e o futuro são bem mais desconhecidos do que os discursos de coachs e líderes bem-assessorados tentam fazer parecer. Ao mesmo tempo em que as máquinas aprendem e respondem a uma velocidade improcessável para o cérebro humano, vivemos os impactos culturais desse mundo hiperprodutivo e volátil. Impossível deixar as redes sociais e os aplicativos de fora dessa complexidade. São plataformas de consumo e influência hoje imprescindíveis para qualquer marca. Mas o quanto o acesso massificado, o uso desenfreado e a sensação de “não consigo viver sem” têm tornado o consumidor mais refém do que protagonista de suas escolhas? O quanto os algoritmos, tão presentes nos discursos que anteveem um futuro promissor, trabalham em favor de uma economia da atenção, do entretenimento vazio, criando bolhas que viciam e fragmentam a ótica dos potenciais consumidores? O quanto as adolescentes entre 9 e 14 anos, que invadem as lojas de cosméticos da Sephora nos EUA, sabem e realmente gostam do que estão fazendo? 

Infelizmente, no Brasil as internações de jovens de 13 a 29 anos por estresse e ansiedade aumentaram 139% em dez anos. A perda de foco e sentido matam a essência do que chamamos de experiência. 

Será que no futuro saberemos o que, de fato, tem valor? 

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


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