O futuro pertence àqueles que questionam

O futuro pertence àqueles que questionam

TODOS ANSIAMOS PELAS MELHORES respostas. Mas, primeiro, é preciso aprender a fazer as perguntas certas. 

Quando crianças, somos excelentes questionadores. Um estudo na Inglaterra apontou que, em média, uma criança de quatro anos faz 390 perguntas por dia à sua mãe. Mas onde vai parar essa curiosidade toda à medida que crescemos? 

Questionar exige maior esforço cognitivo do que simplesmente aceitar aquilo que nos é colocado. Tendemos a nos conformar ao que já é habitual, mesmo que aquilo seja incômodo para nós. Assim, para poupar energia, acabamos operando no piloto automático – e ignorando muito do que acontece à nossa volta.

No mundo dos negócios, indagar pode ser considerado ineficiente. Vivemos uma cultura que desestimula o ato de questionar. Ademais, perguntas desafiam o status quo, comprometem estruturas e podem pôr em xeque a autoridade. No entanto, na constante mudança em que vivemos atualmente, não questionar pode representar um risco ainda maior.

É sempre bom lembrar que temos duas orelhas e apenas uma boca – devemos ouvir mais do que falar. Como consultora e pesquisadora, ser boa ouvinte é essencial. No mundo da pesquisa, dizemos que vamos a campo “sem desejo e sem memória”. Abertos ao que vier. Tentando evitar vieses, preconceitos e ideias prontas.

PUBLICIDADE

O mundo precisa de mais perguntas e menos certezas. Mais questionadores e menos especialistas. Considerar sair do “planejamento estratégico” para o “questionamento estratégico”.

Como Warren Berger defende brilhantemente em seu livro A More Beautiful Question: questionar é mais importante hoje do que antigamente – e será ainda mais importante amanhã – ajudando-nos a compreender o que importa, onde estão as oportunidades e como chegar até elas. 

Ou como disse Einstein: se eu tivesse uma hora para resolver um problema e minha vida dependesse disso, gastaria os próximos 55 minutos tendo certeza de que estaria respondendo à pergunta certa. 

Para Berger, “uma bela pergunta é uma questão ambiciosa, porém discutível, que pode começar a mudar a forma como percebemos algo ou pensamos sobre isso – e que, talvez, sirva como um catalisador de mudanças.” 

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]