MERCADO LIVRE | Equilíbrio entre tecnologia e humanização
- Por Melissa Lulio
- 3 min leitura
Dentro das estratégias do Mercado Livre, tecnologia e inovação são primordiais e estão no centro da busca diária por excelência na experiência de compra. Nesse ritmo, a companhia tornou-se líder no comércio eletrônico e em serviços financeiros digitais na América Latina. Dentro da estratégia vencedora, a IA é amplamente utilizada na gestão de dados, ampliando os resultados e a satisfação dos consumidores e vendedores da plataforma.
“Com esses avanços, o Mercado Livre trabalha para sanar 100% das demandas dos seus usuários, oferecendo sempre a melhor experiência a todas as pessoas”, afirma Márcio de Souza, diretor sênior de Customer Service do Mercado Livre no Brasil. Para excluir qualquer aspecto que possa interferir de forma negativa na experiência dos usuários, o caminho tem sido empregar tecnologias com transparência para interações intuitivas, evitando ações robotizadas. A busca é sempre pelo equilíbrio entre o lado humano e a tecnologia.
“Aplicamos a Inteligência Artificial generativa para reduzir o tempo de atendimento ao cliente, o que é feito por meio do uso de bots automatizados, respondendo diretamente ao cliente. Queremos ir além do atendimento guiado. Dispomos da IA para nos ajudar a personalizar mais, dar respostas alinhadas ao histórico do usuário, diminuir o tempo de busca por soluções, ou seja, tornar a jornada muito mais rápida e assertiva”, explica Márcio de Souza.
O valor do CX
O Customer Experience é uma área central do ecossistema do Mercado Livre, dado o volume de usuários com os quais a empresa interage diariamente. Através da tecnologia, a companhia vê a oportunidade de ouvir a voz do usuário para aprender com ele e entender melhor suas necessidades. Isso permite adaptar e pensar novos produtos e serviços. Além disso, investimentos contínuos reforçam e mantêm a humanização dos canais, como o uso de Natural Language Processing (NLP).
“Acreditamos que o futuro depende da combinação entre IA e cuidado humano. Neste sentido, trabalhamos para manter nossos processos e canais de atendimento ao cliente ágeis e o mais humanizados possível. Ao mesmo tempo em que a tecnologia permite nos aproximarmos e impulsionarmos nossa relação com os usuários, ela também proporciona avanços nos processos humanizados, auxiliando o colaborador que fará o atendimento personalizado”, finaliza.
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