Pesquisar
Close this search box.
Jogo de “perde-perde”

Jogo de “perde-perde”

Head de Conteúdo

Em 2023, os brasileiros gastaram aproximadamente R$ 100 bilhões em apostas on-line. Isolado, esse número faz parecer que todos os problemas financeiros do Brasil estão resolvidos e, enfim, sobrou um dinheirinho para brincar na Las Vegas da internet. Mas a realidade é que são poucos os brasileiros que veem sobrar dinheiro no fim do mês.

A verdade é que 72,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Ainda há outros milhões que estão endividados (mas pagam em dia) e, entre eles, alguns já veem, no fim do túnel, a palavra “inadimplente” piscando, vermelha, ou seja, daqui a alguns meses, a tendência é que aumente o número de pessoas com dívidas atrasadas.

E então, não satisfeito em pagar juros no cartão de crédito e fugir do leão (dos impostos), o brasileiro resolveu ter problemas com o tigrinho (símbolo do jogo Fortune Tiger, um dos mais famosos no segmento de apostas on-line).

Apesar da brincadeira sobre a selva de gastos (que permanece válida, em respeito ao infalível humor do brasileiro), o fato é que o assunto é sério. Afinal, como sempre, a parcela da população com menor poder aquisitivo é quem mais sofre nesse cenário (para a surpresa de ninguém).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

É claro que muitas pessoas tendem a pensar, automaticamente, que esse é um problema de educação financeira ou de simples irresponsabilidade. Mas essa é uma perspectiva simplista, afinal, a decisão de “tentar mais uma vez” (em qualquer jogo, seja na internet, seja no bingo) é muito pouco racional. 

A verdade é que atividades agradáveis provocam, no cérebro, a liberação do neurotransmissor responsável por sensações de prazer e recompensa: a dopamina. É o que acontece com os jogos, mesmo ao perder: a antecipação de uma possível vitória já é capaz de ativar o sistema de recompensa do cérebro, o que cria um ciclo de desejo e recompensa que pode, sim, ser viciante.

Ainda que a reação a uma substância química possa ter efeitos mais críticos nesse sentido, o vício em dopamina pode estar relacionado a muitas atividades, como explica a psiquiatra Anna Lembke, e pode trazer prejuízos semelhantes. O cérebro pode desenvolver tolerância e precisar de um volume maior de apostas ou de riscos maiores para obter o mesmo nível de excitação e prazer. Além disso, a retirada ou a impossibilidade de apostar pode levar a sintomas de abstinência.

O cenário assusta, mas a boa notícia é que a saída existe. Como em qualquer outro vício, esse caso também requer um esforço consciente, além de estratégias de gestão do comportamento – como evitar gatilhos, buscar outros tipos de atividades recompensadoras e até mesmo apoio psicológico individual ou em grupos de suporte.

A dica de ouro, sobretudo, é nem começar. Na dúvida, é melhor investir em criptomoedas. Neste caso, perder é um risco; com o tigrinho, perder é uma certeza. 

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]