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O momento de inflexão da Inteligência Artificial

O momento de inflexão da Inteligência Artificial

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   Se em dezembro do ano passado tivesse sido feita uma aposta pública sobre qual seria o principal assunto no mundo dos negócios ao longo do primeiro trimestre de 2023, imagino que, provavelmente, ninguém teria apostado no outrora restrito tema da Inteligência Artificial Generativa.

   Em tempos de guerra na Europa e de inflação, crise de crédito no varejo e desafios macroeconômicos em todo o planeta, trazendo impactos enormes para as empresas, o hype ao redor da disponibilização pública do ChatGPT foi certamente uma enorme surpresa para qualquer futurista de plantão. Afinal, o subsequente assombro que esse novo modelo de Inteligência Artificial (IA) é capaz de produzir foi geral – e tem sido pauta recorrente.

   Estamos assistindo de camarote, e muitas vezes como participantes inconscientes, à maior transformação tecnológica desde a popularização dos smartphones. Com alguma segurança posso afirmar que, nos futuros livros de história, esse momento será destacado como um ponto de inflexão capital na evolução humana.

   A exponencial aceleração da assertividade e do uso da IA para disruptar até mesmo os seus próprios programadores (os modelos de LLM já provam ser capazes de escrever ótimos programas em complexas linguagens de codificação, além de se autoaperfeiçoarem) faz com que líderes empresariais reflitam, forçosamente, sobre onde e como aplicar a tecnologia, em prol da eficiência dos negócios, e prover as melhores soluções para os clientes.

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   Nesse contexto, tive o privilégio recente de moderar um interessante painel no CVX 2023, evento promovido pelo Grupo Padrão. Na ocasião, abordamos o impacto desse novo conjunto de tecnologias, integrado com o speech analytics, na melhoria de operações de atendimento e vendas de grandes corporações. 

   Entre as principais conclusões e insights aos quais chegamos estão as necessidades de: ter clareza dos casos de aplicação de IA que alavancarão a geração de valor para o usuário; compreender a complementaridade das tecnologias; capacitar os colaboradores para que estes façam o melhor proveito das tecnologias; atentar-se para o desafio da segurança digital; e humanizar a aplicação das soluções de IA, chatbots, avatares e muitas outras.

   Estamos apenas no início dessa jornada de transformação. A busca agora é por potencializar a aplicação da IA de modo humano (mais um grande paradoxo tecnológico), eficaz, responsável, ético e benéfico para todos. 

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


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Diretor-executivo de Conhecimento
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Diretora-executiva
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Editora-assistente
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Repórteres
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Revisão
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MARKETING
Coordenadora
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TECNOLOGIA
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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