O momento de inflexão da Inteligência Artificial

O momento de inflexão da Inteligência Artificial

Business partner na Sponsorb

   Se em dezembro do ano passado tivesse sido feita uma aposta pública sobre qual seria o principal assunto no mundo dos negócios ao longo do primeiro trimestre de 2023, imagino que, provavelmente, ninguém teria apostado no outrora restrito tema da Inteligência Artificial Generativa.

   Em tempos de guerra na Europa e de inflação, crise de crédito no varejo e desafios macroeconômicos em todo o planeta, trazendo impactos enormes para as empresas, o hype ao redor da disponibilização pública do ChatGPT foi certamente uma enorme surpresa para qualquer futurista de plantão. Afinal, o subsequente assombro que esse novo modelo de Inteligência Artificial (IA) é capaz de produzir foi geral – e tem sido pauta recorrente.

   Estamos assistindo de camarote, e muitas vezes como participantes inconscientes, à maior transformação tecnológica desde a popularização dos smartphones. Com alguma segurança posso afirmar que, nos futuros livros de história, esse momento será destacado como um ponto de inflexão capital na evolução humana.

   A exponencial aceleração da assertividade e do uso da IA para disruptar até mesmo os seus próprios programadores (os modelos de LLM já provam ser capazes de escrever ótimos programas em complexas linguagens de codificação, além de se autoaperfeiçoarem) faz com que líderes empresariais reflitam, forçosamente, sobre onde e como aplicar a tecnologia, em prol da eficiência dos negócios, e prover as melhores soluções para os clientes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

   Nesse contexto, tive o privilégio recente de moderar um interessante painel no CVX 2023, evento promovido pelo Grupo Padrão. Na ocasião, abordamos o impacto desse novo conjunto de tecnologias, integrado com o speech analytics, na melhoria de operações de atendimento e vendas de grandes corporações. 

   Entre as principais conclusões e insights aos quais chegamos estão as necessidades de: ter clareza dos casos de aplicação de IA que alavancarão a geração de valor para o usuário; compreender a complementaridade das tecnologias; capacitar os colaboradores para que estes façam o melhor proveito das tecnologias; atentar-se para o desafio da segurança digital; e humanizar a aplicação das soluções de IA, chatbots, avatares e muitas outras.

   Estamos apenas no início dessa jornada de transformação. A busca agora é por potencializar a aplicação da IA de modo humano (mais um grande paradoxo tecnológico), eficaz, responsável, ético e benéfico para todos. 

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]