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Inovações de modelo de negócio movimentam o varejo

Inovações de modelo de negócio movimentam o varejo

RECEBI UM CONVITE muito especial da minha querida amiga Surama Jurdi para uma imersão de negócios em Dubai por duas semanas. Divido a experiência de aprendizagem em três eixos: liderança, inovação e oportunidades de negócio. No eixo inovação é interessante perceber o mindset das empresas e dos líderes. É comum ouvir as seguintes expressões: “Gostamos de fazer o melhor, o mais rápido possível e que seja algo único! Devemos ter um primor na execução!”

 

Tive muitas experiências interessantes e compartilho duas delas, que são inovações de modelo de negócio no varejo. A primeira foi com o Talabat, uma cloud kitchen, um modelo de negócio em que os restaurantes atuam com foco exclusivo no delivery, mas há um restaurante físico que conta com cozinhas de vários fornecedores dentro deste ambiente.

 

Você faz o pedido pelo aplicativo em uma das cozinhas presentes no restaurante, aguarda ou pode receber onde estiver por um robô. As entregas dentro do restaurante vêm por uma esteira ou um sistema de entrega por carrinho. Simplesmente sensacional a experiência de compra e consumo

 

Diferentemente dos tradicionais restaurantes, que ainda recebem os clientes com pedidos no salão para a refeição no local, na cloud kitchen não existe esse espaço para atendimento presencial. Por isso, recebe esse nome de “cozinha em nuvem”, já que o espaço físico é reduzido a uma cozinha apenas funcional, para o preparo dos pedidos. É por meio dos aplicativos, no virtual, que os clientes acabam conhecendo as opções do menu e fazendo os pedidos a partir de um cardápio digital. O grande atrativo é a economia, tanto pelo custo mais acessível de investimento inicial quanto pelo retorno.

 

A outra experiência foi dentro do Dubai Mall, onde foi criada a Level Shoes. A ideia é muito semelhante quando se fala em criar, em um ambiente físico, um espaço compartilhado entre marcas. Aqui o ponto forte é a experiência de compra.

 

Os vendedores são altamente treinados e capazes de construir relacionamentos de longo prazo e atender de forma personalizada os clientes em todo o mundo.

 

A Level Shoes tem um espaço para levar a customização e a personalização de produtos a outro nível. Você pode contratar um designer ou um artista para uma pintura manual nos seus produtos. É realmente sensacional como eles criam produtos únicos e personalizados.

 

A loja conceito conta com 40 boutiques de grife e com as marcas líderes no mundo dos sapatos disponíveis no espaço de quase 9 mil metros quadrados, indo de um simples Adidas Converse a marcas exclusivas e de alto luxo, como Christian Louboutin. Além de proporcionar uma das experiências de compras mais inovadoras e luxuosas de Dubai, a Level Shoes oferece uma variedade de serviços, incluindo uma sala VIP, um café de luxo, estilistas de sapatos e, claro, um spa para preparar seus pés. Além disso, oferece uma instalação de reparo premium no The Cobbler. O varejo ainda tem muito para inovar e se reinventar!


 

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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