Entre algoritmos e vieses, onde fica nossa liberdade?

Entre algoritmos e vieses, onde fica nossa liberdade?

FOLLOW PEOPLE THAT YOU disagree with.” Ouvi essa frase há uns meses no documentário The Social Dilemma (Netflix) que me fez refletir muito sobre as nossas escolhas – e sobre liberdade. A ideia de livre arbítrio é que as pessoas tenham a capacidade de escolher e controlar suas próprias ações. No entanto, Spinoza acreditava que nossa ideia de liberdade é apenas porque não sabemos as causas de nossas ações. 

Os algoritmos hoje podem nos deixar míopes. A tecnologia não é imparcial: são pessoas – com seus próprios vieses – que estão por trás, ou seja, a IA reflete os padrões de pensamento de quem a criou. Aliado a isso, fake news, polarização política, idolatrias. E nós tendemos a aceitar a realidade que nos é apresentada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
No entanto, tudo é relativo. Relativo a contexto, a objetivo, a perspectiva. A ciência funciona procurando contraevidências, tentando negar teorias, encontrar falseabilidade. Mas a mente humana não funciona assim. Nós, frequentemente, procuramos o viés de confirmação, buscamos apoio para nossos pontos de vista.  Quando nós experimentamos uma inconsistência interna entre dois pensamentos, sentimos uma dissonância que é desagradável. Nós queremos que as coisas se encaixem, não queremos tensões; evitamos informações que desafiem nosso viés.  Para mim, isso é até irracional, uma vez que, para defendermos uma opinião, precisamos conhecer a opinião contrária. Apenas quando saímos do senso comum – e do nosso próprio – é que podemos fazer descobertas, evoluir. Mas isso requer um olhar questionador. Distanciar-se da questão e tentar encará-la além das nossas certezas.  Na Hyper, gostamos de pensar em como gerenciar as polaridades de um mundo complexo e ver oportunidades em polos opostos em vez de isolacionismo. Resolver criativamente a tensão entre ideias, gerando uma nova que contém elementos das outras, mas é superior a ambas.  Seguir pessoas que discordamos parece um bom começo para formarmos uma visão mais crítica, além de nossas crenças e vieses.
SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]