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Do colaborador ao cliente: a vez da experiência

Do colaborador ao cliente: a vez da experiência

Robbyson lança versão renovada de plataforma e ressignifica a identificação de potenciais talentos

No atual contexto de escassez de talentos, nunca se falou tanto em Employee Experience – ou experiência do colaborador – cultura que separa as empresas que conseguem atrair, reter e cativar os melhores profissionais das companhias que sofrem com a alta rotatividade, a baixa produtividade e a satisfação do cliente.

A busca por colocar funcionários no centro está, aliás, entre as cinco principais prioridades e tendências de RH, de acordo com estudos do Gartner. 

Isso porque um colaborador satisfeito e feliz com o trabalho gera novas oportunidades de inovação e de melhoria da experiência em todos os sentidos, inclusive dos clientes finais. 

Nesse sentido, a Robbyson, plataforma de gestão de performance e engajamento, atua desde 2018 para que colaboradores possam ter a sensação de pertencer às empresas nas quais atuam, bem como gestores possam melhorar a produtividade de suas equipes com resultados holísticos como bem-estar e experiência. 

“Tudo isso porque, no final, é sobre pessoas. Você cuida das pessoas do seu time, e elas vão cuidar das pessoas que são seus clientes. Investir na experiência do colaborador não é apenas uma tendência, mas uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio”, diz Evaristo Mascarenhas, CEO da Robbyson. 

Evaristo Mascarenhas, CEO da Robbyson

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Tecnologia para focar o ser humano

Na era digital, Mascarenhas avalia que o Employee Experience passa, fundamentalmente, pelo investimento em ferramentas e processos que auxiliem gestores em todas as etapas de comunicação com os times: alinhamento da cultura, definição de metas justas, capacitação e reconhecimento de cada colaborador.

Nessa perspectiva, o executivo destaca o uso da tecnologia como facilitadora em dois eixos essenciais: na rápida tomada de decisões com base em dados e no olhar particular voltado a cada funcionário, mesmo em grandes equipes.

“É necessário saber como cada colaborador está, em tempo real, para ajudá-lo a se desenvolver mais. Ao mesmo tempo em que é importante olhar o resultado agrupado, seja por setores, seja por metas, é necessário ter um olhar individual – é por meio da análise de cada colaborador que o gestor consegue atender às suas necessidades e, consequentemente, ter profissionais mais realizados na organização”, explica.

Amigável para o colaborador

O CEO da Robbyson avalia que a eficácia das novas tecnologias está diretamente ligada à aplicação ágil e descomplicada na rotina do usuário.

“Entendemos, por experiência própria, que ter todas as ferramentas em um só lugar, de forma interligada, faz com que o colaborador saiba exatamente o que precisa fazer e como fazer. Isso ficou perceptível com o lançamento da nova versão da nossa plataforma, que passou por estudos profundos para entregar uma experiência ainda mais descomplicada e leve”, diz Mascarenhas. 

Com recursos gamificados – tendência que utiliza mecânica de jogos para estimular e melhorar o desempenho de colaboradores – a fer- ramenta promove atividades relacionadas a cada área de atuação com treinamentos e capacitação profissional e pessoal mais engajadoras. 

“A cada objetivo alcançado, o colaborador ganha moedas virtuais que podem ser trocadas por itens na loja da própria plataforma, que traz canais de comunicação integrados para o relacionamento com os colegas e o líder, além de sessões de EAD”, compartilha.

Para a autogestão do colaborador, a versão atualizada da Robbyson traz novos recursos de IA com dashboards, predições de resultados e dicas que o auxiliam a atingir objetivos. “Existem vários modelos e usos que facilitam muito a jornada de trabalho das pessoas.”

Aliado do gestor

De acordo com o estudo As 10 Macrotendências que Estão Moldando as Organizações Brasileiras, desenvolvido pela McKinsey, a identificação e a definição de talentos com desempenho de alto nível são fundamentais para inspirar pessoas e estimular a inovação, a colaboração e a tomada de decisões. Mas, segundo o estudo, o perfil representa apenas 4% do quadro das companhias do País – realidade considerada um dos maiores desafios das empresas.

Nesse cenário, plataformas modernas de engajamento e gestão de performance colaboram para que as lideranças identifiquem profissionais aptos a ocupar posições que impulsionem a organização, como um todo, com mais facilidade.

“O gestor consegue direcionar feedbacks e orientações individualmente pela própria plataforma e recebe dados com insights específicos sobre o desempenho e o desenvolvimento de cada pessoa”, finaliza. 

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


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