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A importância da segurança digital para a experiência do cliente

A importância da segurança digital para a experiência do cliente

Fundadora e CEO da Minuto Consultoria

No cenário atual, em que a transformação digital impulsiona as interações entre empresas e clientes, a segurança digital tornou-se um pilar essencial para garantir uma experiência não apenas satisfatória, mas excepcional. Ao investir em medidas de segurança cibernética eficazes, além de proteger dados e sistemas, as empresas também constroem confiança e credibilidade com os clientes. 

Aliás, a confiança é um fundamento da experiência frágil e crítico. Uma vez quebrada por um incidente de segurança, pode ser muito difícil reconstruí-la. Os clientes esperam que suas informações pessoais sejam mantidas seguras. Quando as empresas falham neste aspecto, não apenas enfrentam potenciais perdas financeiras devido a fraudes ou multas regulatórias, mas também arriscam severos danos à reputação, que podem afetar o negócio em longo prazo.

Empresas que priorizam a segurança digital demonstram um compromisso com a proteção dos dados de seus clientes, o que melhora a percepção da marca e pode ser um diferencial competitivo. Além disso, mostram-se proativas na adesão a padrões de conformidade, como a LGPD. 

A segurança digital também garante a resiliência operacional. Com ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas, uma violação pode causar interrupções sérias nos serviços oferecidos, prejudicando a experiência. Ataques de ransomware, por exemplo, podem paralisar sistemas inteiros, enquanto ataques de DDoS (Distributed Denial-of-Service) podem tornar portais de e-commerce ou de serviços on-line inacessíveis aos clientes. 

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A seguir, três dicas essenciais para empresas que buscam melhorar sua segurança digital:

1 – Avaliação de Riscos e Implementação de Medidas Proativas: realize, regularmente, avaliações de risco para identificar vulnerabilidades e ameaças potenciais na infraestrutura de TI da empresa. Implementar medidas preventivas, como firewalls, sistemas de detecção de intrusão e verificações de segurança de software, ajuda a proteger contra ameaças conhecidas e emergentes.

2 – Treinamento e Conscientização de Funcionários: os funcionários são a primeira linha de defesa contra ameaças cibernéticas. É crucial educá-los sobre segurança digital. Programas de treinamento regulares ajudam nisso. 

3 – Utilização de Soluções de Segurança Avançadas e Atualização Constante: adotar soluções de segurança avançadas, como criptografia de dados, autenticação multifator e soluções baseadas em Inteligência Artificial, pode oferecer proteção adicional contra ameaças. Além disso, manter todos os sistemas e softwares atualizados é fundamental. 

A segurança digital não é apenas uma necessidade técnica, mas um componente estratégico para garantir uma experiência do cliente positiva e protegida. 

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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