A influência de Daniele da Mata na indústria de beleza
- Por Bianca Alvarenga
- 3 min leitura
Há uma década, Daniele da Mata nem poderia imaginar o quanto mudaria a vida de milhares de mulheres pretas. A menina sonhadora, guerreira e apaixonada por maquiagem deu lugar a uma empresária de sucesso e palestrante, tornando-se uma das influenciadoras de referência no mercado de desenvolvimento de produtos para pele negra para marcas com atuação internacional. Em 2013, fundou a primeira escola de maquiagem especializada em pele negra do Brasil, a DaMata Makeup.
Daniele enxergou uma lacuna que existia no nicho de beleza para mulheres pretas. Com a idealização da sua multiplataforma de beleza focada em skincare, maquiagem e autoestima dessas mulheres, tem construído uma audiência sólida e engajada nas plataformas digitais. “Comecei nas redes sociais com a escola de maquiagem para pele negra focada em divulgar os meus cursos e mostrar para essas mulheres o quanto elas são bonitas e incríveis com ou sem maquiagem”, lembra a influencer que hoje possui quase 100 mil seguidores no Instagram.
Mas a DaMata Makeup vai muito além de métricas e audiência; é uma marca de influência que fala de sonhos, empoderamento e da construção da identidade da mulher preta. Em suas redes sociais, a firmeza com que Daniele manuseia os pincéis de maquiagem reflete uma visão estratégica de onde planeja chegar.
“Quero continuar a falar sobre beleza negra num lugar confortável para as pessoas negras; esse é o meu objetivo e propósito de vida. No entanto, se fosse elencar outros objetivos, digo que hoje é lançar uma marca de maquiagem com foco na diversidade de tonalidades para peles brasileiras. A DaMata Beauty é um sonho muito antigo e que minhas seguidoras pedem muito”, diz.
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Voz para mudar
Dessa forma, a partir da influência nas redes sociais, Daniele avançou como empreendedora e, com uma boa rede de apoio de familiares e amigos, além de uma equipe engajada, evoluiu na sua jornada, que começou pela própria dor como consumidora: o desafio de encontrar produtos de beleza adequados à sua pele negra.
“Minha maior dificuldade como consumidora é encontrar produto literalmente para pele negra. Por mais que hoje eu seja uma expert em pele negra, ainda tenho muita dificuldade, desde comprar pela internet até entrar numa loja e ser respeitada ou bem atendida. A dificuldade está em conseguir encontrar esses produtos, e minhas seguidoras passam pelo mesmo problema”, pontua.
“Acredito que isso pode ser mudado com uma consciência maior. As marcas precisam se atentar ao fato de que pessoas negras consomem e movimentam muito dinheiro na indústria da beleza”, diz a influenciadora que tomou isso como objetivo de vida.
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