A influência de Daniele da Mata na indústria de beleza

A influência de Daniele da Mata na indústria de beleza

Além de ter criado a primeira escola de maquiagem especializada em pele negra do Brasil, Daniele usa a sua voz para incentivar uma maior inclusão no setor de Beleza

Há uma década, Daniele da Mata nem poderia imaginar o quanto mudaria a vida de milhares de mulheres pretas. A menina sonhadora, guerreira e apaixonada por maquiagem deu lugar a uma empresária de sucesso e palestrante, tornando-se uma das influenciadoras de referência no mercado de desenvolvimento de produtos para pele negra para marcas com atuação internacional. Em 2013, fundou a primeira escola de maquiagem especializada em pele negra do Brasil, a DaMata Makeup. 

Daniele enxergou uma lacuna que existia no nicho de beleza para mulheres pretas. Com a idealização da sua multiplataforma de beleza focada em skincare, maquiagem e autoestima dessas mulheres, tem construído uma audiência sólida e engajada nas plataformas digitais. “Comecei nas redes sociais com a escola de maquiagem para pele negra focada em divulgar os meus cursos e mostrar para essas mulheres o quanto elas são bonitas e incríveis com ou sem maquiagem”, lembra a influencer que hoje possui quase 100 mil seguidores no Instagram. 

Mas a DaMata Makeup vai muito além de métricas e audiência; é uma marca de influência que fala de sonhos, empoderamento e da construção da identidade da mulher preta. Em suas redes sociais, a firmeza com que Daniele manuseia os pincéis de maquiagem reflete uma visão estratégica de onde planeja chegar. 

“Quero continuar a falar sobre beleza negra num lugar confortável para as pessoas negras; esse é o meu objetivo e propósito de vida. No entanto, se fosse elencar outros objetivos, digo que hoje é lançar uma marca de maquiagem com foco na diversidade de tonalidades para peles brasileiras. A DaMata Beauty é um sonho muito antigo e que minhas seguidoras pedem muito”, diz. 

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Voz para mudar

Dessa forma, a partir da influência nas redes sociais, Daniele avançou como empreendedora e, com uma boa rede de apoio de familiares e amigos, além de uma equipe engajada, evoluiu na sua jornada, que começou pela própria dor como consumidora: o desafio de encontrar produtos de beleza adequados à sua pele negra. 

“Minha maior dificuldade como consumidora é encontrar produto literalmente para pele negra. Por mais que hoje eu seja uma expert em pele negra, ainda tenho muita dificuldade, desde comprar pela internet até entrar numa loja e ser respeitada ou bem atendida. A dificuldade está em conseguir encontrar esses produtos, e minhas seguidoras passam pelo mesmo problema”, pontua.

“Acredito que isso pode ser mudado com uma consciência maior. As marcas precisam se atentar ao fato de que pessoas negras consomem e movimentam muito dinheiro na indústria da beleza”, diz a influenciadora que tomou isso como objetivo de vida. 

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


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