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Consumidores aderem rapidamente à digitalização na compra de veículos

Consumidores aderem rapidamente à digitalização na compra de veículos

A DIGITALIZAÇÃO DAS VENDAS é uma tendência robusta e inevitável em qualquer segmento de mercado. No setor automotivo, a aceleração na utilização de alternativas digitais é impulsionada pelo genuíno desejo do consumidor por agilidade, menor custo, maior eficiência e transparência na aquisição de automóveis, serviços e peças. 

A transformação digital está em curso e impactará todas as concessionárias, das pequenas às grandes, localizadas nas capitais ou no interior, exigindo a modernização de suas estruturas, tecnologia, processos e perfil das equipes de vendas. As necessidades de adaptação, que tomaram força durante a pandemia, irão se estender ainda por muito tempo, até que se alcance o necessário alinhamento entre os canais físicos e virtuais e o desenvolvimento de soluções “omnichannel” no setor automotivo.

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De acordo com Alexandre Ayres, um dos profissionais mais capacitados do Brasil na área de distribuição de veículos e mestre na maioria dos conceitos deste artigo, a capacidade de tratar dados, identificar potenciais compradores e realizar a ativação de vendas por meio de ferramentas digitais será uma capacidade básica da “Concessionária do Futuro”. 

A internet já é o principal e mais estratégico “locus” da jornada de compras de automóveis e, em breve, tecnologias como a conectividade dos automóveis irão oferecer novas oportunidades neste complexo ecossistema digital.

Em resposta a este movimento, a infraestrutura física da rede de distribuição deverá evoluir em busca de redução de custos e maior eficiência, com a incorporação de tecnologias no showroom, redução do tamanho das lojas, diversificação de formatos e adoção de novos modelos de negócios em parceria com as montadoras, como a recente onda de serviços de locação.

A adoção de tecnologias como displays digitais e telas de alta resolução nas lojas físicas, além de proporcionar maior qualidade na demonstração dos produtos, também viabiliza lojas menores, na medida em que os espaços de exposição dos veículos serão substituídos por equipamentos para apresentação virtual dos produtos.

Adicionalmente, a consolidação global de marcas levará a uma otimização do processo de venda, uma vez que mais marcas serão comercializadas num mesmo espaço físico, o que facilitará, inclusive, o link entre virtual e físico.

É difícil acreditar que um veículo seja adquirido sem um test drive, mas atualmente o consumidor comum e conectado pode escolher, negociar, financiar e até receber seu veículo onde desejar sem sair de casa.

Na verdade, a digitalização das vendas no setor automotivo, uma vez consolidada, tende a trazer aos consumidores finais, além dos benefícios da conveniência, a redução dos preços dos veículos. O futuro já chegou. 

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
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Diretor-Executivo de Conhecimento
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Diretora-Executiva
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NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
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Editora-Assistente
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Repórteres
Bianca Alvarenga
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YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
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MARKETING
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[email protected]

Coordenadora
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TECNOLOGIA
Gerente

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CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
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Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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