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Diversidade cognitiva – a chave para inovar

Diversidade cognitiva – a chave para inovar

MAS COMO FAZER PARA criar ou garantir uma equipe cognitivamente diversa se nem tudo o que a difere está visível aos olhos?

A primeira sugestão é integrar, criar uma atmosfera de confiança e abrir espaços de diálogos e trocas. Todos precisam ter voz, sentirem-se incluídos, pertencentes e importantes. Como consequência, as discordâncias precisam ser bem-vindas. Testes de personalidade, que contribuem para entender melhor a si mesmo e aos outros, também podem ser usados. A Universidade de Cambridge tem um repositório deles (discovermyprofile.com/tests). É importante lembrar que nenhum teste dá conta da complexidade de um ser humano. 

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Trabalhar com uma equipe cognitivamente diversa requer esforços da liderança para orquestrar ideias, conhecimentos e aproveitar as diferenças para enfrentar novos desafios. Alison Reynolds e David Lewis, em um estudo publicado na Harvard Business Review, mostram que estas equipes solucionam problemas complexos de forma mais eficiente. Na Hyper Island, utilizamos diversas ferramentas para revelar e potencializar a diversidade cognitiva já existente nas equipes. Alta diversidade fornece mais pontos de vista e mais criatividade. Assim, as empresas tornam-se mais inovadoras e diminuem riscos, que aumentam sua rentabilidade. 

O impacto da diversidade nas equipes também se reflete externamente. Segundo Kat Holmes no livro Mismatch: How Inclusion Shapes Design, a diversidade nos ajuda a melhorar designs. Essa diversidade traz insights para o desenvolvimento e a comunicação de produtos que façam sentido para um maior número de pessoas. 

Após constatar que uma criança autista sofria muito com barulho enquanto sua mãe fazia compras no supermercado inglês ASDA, o gerente resolveu implementar “a hora de silêncio” em uma loja.  Em 2019, decidiram estender a iniciativa para mais 63 lojas, após perceberem um aumento das vendas naquele horário. 

Em 2021, a Amazon divulgou as dez habilidades finalistas do Prêmio Alexa de Acessibilidade que visa auxiliar pessoas com deficiência. Entre elas, o Meu Mapa, skill pensada para deficientes visuais, capaz de dizer ao usuário onde ele se encontra e guiá-lo a locais específicos.

Estes cases mostram que, quando atendemos a necessidades evidenciadas por grupos específicos, muitas vezes beneficiamos a todos. 

Para ter sucesso ao lidar com situações novas, incertas e complexas, neste momento de transformações, a diversidade cognitiva pode ser a chave de sucesso para as empresas, porque nunca a reinvenção, inovação, mitigação de riscos e criação de produtos e serviços inclusivos se fizeram tão necessárias.

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
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ILUSTRAÇÃO:
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Diretor-Executivo de Conhecimento
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Repórteres
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
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relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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