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Competências e incompetências em alta

Competências e incompetências em alta

Founder da Umbigo do Mundo

   Fazer negócios hoje não está fácil. E, quando o assunto é a gestão de pessoas, tudo fica mais complexo. Muitas das competências altamente desejáveis no currículo de um profissional estão virando incompetências. Especialmente aquelas que valorizavam, de um lado, a capacidade de imposição a qualquer preço, a competição desenfreada, a agressividade no alcance de objetivos e, de outro, a habilidade de ser submisso, aguentar pressão sem reclamar e obedecer sem questionar.

   Sim: relações coercitivas já foram sinônimo de poder, assim como agir de fé duvidosa, passando por cima de todos, já significou tino comercial. Desta forma, surgiram ambientes de trabalho sem o básico do compliance e o mínimo da governança, com tanta violência, intolerância, discriminação e desrespeito, gerando danos emocionais e mentais sem precedentes, como o burnout.

   Hoje, uma marca é tudo o que oferece a seus públicos de relacionamento, e cada pequena experiência conta. Para os que ainda acreditam que tanto faz e que o importante é o dinheiro – bons salários que pagam tudo e apagam os problemas; boas negociações que viabilizam as operações sem complicações; ou bons descontos, que possibilitam acessos e neutralizam as posturas patéticas e antiéticas – vale ficar atento. 

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   Vem aí uma nova geração, a Z, que tem um sistema de crenças um tanto distinto. Que cresceu na colaboração digital e não se ilude com falsas promessas virtuais, que é hiperconectada e não se contenta com meias-verdades, que acredita na descentralização da tomada de decisão.

   Essa geração também aposta em princípios como gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania para gerar negócios que podem transformar o mundo em um espaço melhor de se conviver. São as competências sociotransformacionais, que demonstram a capacidade de identificar um desafio social sistêmico e articular redes para oferecer soluções integrativas. E estão em alta.

   Quer rever seus processos e não sabe como começar? Eis minha dica: consultar os materiais de comunicação e as dinâmicas de desenvolvimento humano da plataforma Educação para Gentileza e Generosidade, que faz a diferença em escolas de todo o Brasil: tudo gratuito, descomplicado e testado em ambientes de trabalho.

   Investir no convívio saudável é investir no desenvolvimento econômico sustentável do seu negócio, que impacta toda a sociedade e o planeta. Os líderes competentes sabem disso e já estão fazendo alguma coisa. Os incompetentes que se cuidem.

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


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Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
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Diretora-executiva
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Editora-assistente
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Repórteres
Bianca Alvarenga
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Jéssica Chalegra
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Revisão
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MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

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CX BRAIN
Data Analyst
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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