Como uma Brastemp: 60 anos de foco no cliente

Como uma Brastemp: 60 anos de foco no cliente

Da primeira lavadora automática ao fogão com Air Fryer – a manutenção do protagonismo de uma marca que, desde 1954, inova com propósito e qualidade

A longevidade vem com uma série de desafios e a verdade mesmo é que todo mundo gostaria de vencer as etapas da vida “como uma Brastemp”: atual, sofisticada e em plena funcionalidade.

Com mais de 60 anos no mercado, a marca destaca-se não apenas pela tradição, mas pela capacidade de se reinventar a cada geração – pioneira ao lançar a primeira lavadora automática do País, a primeira lava-louças e o primeiro refrigerador com tecnologia frost-free. Fato é que a Brastemp permanece como um verdadeiro ícone para os consumidores que cresceram ao seu lado.

A receita para a longevidade? “Colocar o consumidor no centro de todas as decisões”, compartilha Ana Agner, gerente sênior de CX da Whirlpool Corporation, a fabricante da linha.

“Essa é nossa principal premissa e, a partir daí, nosso desafio é inovar com propósito e qualidade, entregando soluções que impactem de forma positiva toda a jornada do cliente – desde a pesquisa por um novo produto até o relacionamento no pós-vendas, proporcionando uma experiência que preza por cuidado e excelência”, complementa a executiva.

Ana Agner
Ana Agner
gerente sênior de CX da Whirlpool Corporation

Recentemente, a marca passou por um reposicionamento, reafirmando sua relevância e fazendo-se presente também para as novas gerações. 

“Investimos de 3% a 4% do nosso faturamento em inovação, independentemente do cenário econômico, para que possamos estar sempre à frente das necessidades dos nossos consumidores. Temos a missão de proporcionar praticidade nos cuidados com a casa, liberando tempo para que aproveitem os momentos que mais importam. E nossas campanhas reforçam essa mensagem: não se trata apenas de tecnologia e design, mas do impacto que esses elementos têm na vida das pessoas.”

Customer Centric on e off-line

Nas últimas décadas, a cultura “Customer Centric”, na operação 360º da Brastemp, vem se traduzindo nos próprios lançamentos. Caso da Double Wash, “a primeira e única lavadora que lava roupas brancas e coloridas sem manchar”, solução que simplifica a rotina de lavanderia e economiza o tempo cada vez mais precioso do consumidor. 

Quem mora em espaços compactos surfa na onda de inovação da marca com o fogão que já vem com Airfryer, “o primeiro do Brasil, que ainda conta com três funcionalidades diferentes em um único aparelho, permitindo economia de espaço com múltiplas possibilidades culinárias”, lembra Ana Agner.

Contudo, a inovação não se limita aos produtos. A Brastemp investe continuamente na experiência digital, aprimorando sua plataforma de e-commerce para explorar todo o potencial de sua presença virtual para entender melhor seus consumidores. 

Não se trata apenas de tecnologia e design, mas do impacto que esses elementos têm na vida das pessoas

Ana Agner sinaliza, inclusive,  que as iniciativas  em Customer Experience vêm rendendo reconhecimentos. “Prova disso é a recente conquista do Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2024, na categoria Eletrodomésticos, por exemplo, um sinal positivo para nós de que estamos no caminho certo ao priorizar o relacionamento, a satisfação e o bem-estar de nossos clientes.”

Um futuro de dois ativos

O foco da marca agora é manter-se à frente do tempo, sempre com o consumidor no centro de cada etapa da jornada. “Vamos investir cada vez mais em ferramentas e processos tecnológicos que levem à excelência no atendimento”, conta Ana Agner. 

“Seguiremos combinando design, tecnologia e sustentabilidade, para desenvolver produtos que simplifiquem o dia a dia, sempre com o compromisso de agir de forma responsável em relação ao meio ambiente e às futuras gerações”, completa.

Zelo pelas gerações futuras

A Brastemp e as demais marcas da empresa Whirlpool, além do foco no consumidor, também mantêm como premissa o pilar ESG, com foco na economia de recursos naturais e na redução do impacto ambiental.

“As lavadoras Brastemp incorporam tecnologias que economizam água e energia. Modelos como a Máquina de Lavar Brastemp 12 Kg Branca Água Quente com Ciclo Tira Manchas, com Smart Sensor, ajustam o nível de água, economizando até 25%. Já a Lavadora 16 kg Titânio Double Wash, exclusiva no mercado com dois cestos independentes, também oferece mais eficiência, eliminando a necessidade de ciclos separados e otimizando o consumo de energia.”

Em linha com este propósito, os produtos também trazem soluções que levam esta premissa em consideração desde a concepção dos projetos até o lançamento de cada produto, com cada vez mais características verdes no desenvolvimento.

“Nossos contratos firmados com energia limpa resultaram na neutralização das emissões em escopo 2 nas plantas brasileiras. Desde a implementação dessas iniciativas, conseguimos evitar a emissão de 21 mil toneladas de CO2, equivalente ao plantio de 147 mil árvores”, explica a executiva. “Só entre 2021 e 2023, conseguimos reduzir em 15% as emissões de gases de efeito estufa no escopo 1, em relação às fábricas”, finaliza Ana Agner. 

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]