Como uma Brastemp: 60 anos de foco no cliente
- Por Nayara de Deus
A longevidade vem com uma série de desafios e a verdade mesmo é que todo mundo gostaria de vencer as etapas da vida “como uma Brastemp”: atual, sofisticada e em plena funcionalidade.
Com mais de 60 anos no mercado, a marca destaca-se não apenas pela tradição, mas pela capacidade de se reinventar a cada geração – pioneira ao lançar a primeira lavadora automática do País, a primeira lava-louças e o primeiro refrigerador com tecnologia frost-free. Fato é que a Brastemp permanece como um verdadeiro ícone para os consumidores que cresceram ao seu lado.
A receita para a longevidade? “Colocar o consumidor no centro de todas as decisões”, compartilha Ana Agner, gerente sênior de CX da Whirlpool Corporation, a fabricante da linha.
“Essa é nossa principal premissa e, a partir daí, nosso desafio é inovar com propósito e qualidade, entregando soluções que impactem de forma positiva toda a jornada do cliente – desde a pesquisa por um novo produto até o relacionamento no pós-vendas, proporcionando uma experiência que preza por cuidado e excelência”, complementa a executiva.
Recentemente, a marca passou por um reposicionamento, reafirmando sua relevância e fazendo-se presente também para as novas gerações.
“Investimos de 3% a 4% do nosso faturamento em inovação, independentemente do cenário econômico, para que possamos estar sempre à frente das necessidades dos nossos consumidores. Temos a missão de proporcionar praticidade nos cuidados com a casa, liberando tempo para que aproveitem os momentos que mais importam. E nossas campanhas reforçam essa mensagem: não se trata apenas de tecnologia e design, mas do impacto que esses elementos têm na vida das pessoas.”
Customer Centric on e off-line
Nas últimas décadas, a cultura “Customer Centric”, na operação 360º da Brastemp, vem se traduzindo nos próprios lançamentos. Caso da Double Wash, “a primeira e única lavadora que lava roupas brancas e coloridas sem manchar”, solução que simplifica a rotina de lavanderia e economiza o tempo cada vez mais precioso do consumidor.
Quem mora em espaços compactos surfa na onda de inovação da marca com o fogão que já vem com Airfryer, “o primeiro do Brasil, que ainda conta com três funcionalidades diferentes em um único aparelho, permitindo economia de espaço com múltiplas possibilidades culinárias”, lembra Ana Agner.
Contudo, a inovação não se limita aos produtos. A Brastemp investe continuamente na experiência digital, aprimorando sua plataforma de e-commerce para explorar todo o potencial de sua presença virtual para entender melhor seus consumidores.
Não se trata apenas de tecnologia e design, mas do impacto que esses elementos têm na vida das pessoas
Ana Agner, gerente sênior de CX da Whirlpool Corporation
Ana Agner sinaliza, inclusive, que as iniciativas em Customer Experience vêm rendendo reconhecimentos. “Prova disso é a recente conquista do Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2024, na categoria Eletrodomésticos, por exemplo, um sinal positivo para nós de que estamos no caminho certo ao priorizar o relacionamento, a satisfação e o bem-estar de nossos clientes.”
Um futuro de dois ativos
O foco da marca agora é manter-se à frente do tempo, sempre com o consumidor no centro de cada etapa da jornada. “Vamos investir cada vez mais em ferramentas e processos tecnológicos que levem à excelência no atendimento”, conta Ana Agner.
“Seguiremos combinando design, tecnologia e sustentabilidade, para desenvolver produtos que simplifiquem o dia a dia, sempre com o compromisso de agir de forma responsável em relação ao meio ambiente e às futuras gerações”, completa.
Zelo pelas gerações futuras
A Brastemp e as demais marcas da empresa Whirlpool, além do foco no consumidor, também mantêm como premissa o pilar ESG, com foco na economia de recursos naturais e na redução do impacto ambiental.
“As lavadoras Brastemp incorporam tecnologias que economizam água e energia. Modelos como a Máquina de Lavar Brastemp 12 Kg Branca Água Quente com Ciclo Tira Manchas, com Smart Sensor, ajustam o nível de água, economizando até 25%. Já a Lavadora 16 kg Titânio Double Wash, exclusiva no mercado com dois cestos independentes, também oferece mais eficiência, eliminando a necessidade de ciclos separados e otimizando o consumo de energia.”
Em linha com este propósito, os produtos também trazem soluções que levam esta premissa em consideração desde a concepção dos projetos até o lançamento de cada produto, com cada vez mais características verdes no desenvolvimento.
“Nossos contratos firmados com energia limpa resultaram na neutralização das emissões em escopo 2 nas plantas brasileiras. Desde a implementação dessas iniciativas, conseguimos evitar a emissão de 21 mil toneladas de CO2, equivalente ao plantio de 147 mil árvores”, explica a executiva. “Só entre 2021 e 2023, conseguimos reduzir em 15% as emissões de gases de efeito estufa no escopo 1, em relação às fábricas”, finaliza Ana Agner.
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