Centenária com pegada de Unicórnio: L’Oréal mantém-sena vanguarda
- Por Verena Carneiro
- 4 min leitura
Fundada em 1909 pelo químico francês Eugène Schueller, a L’Oréal combina rigor científico com versatilidade digital para dialogar com todas as gerações e manter-se na vanguarda. A head of Consumer Care da L’Oréal Brasil, Adriana Arruda, que esteve no CONAREC 2024 e participou do podcast especial Estúdio Consumidor Moderno, compartilha os desafios e as inovações da marca.
Consumidor Moderno: As Gerações Alpha (nascidos entre 2010 e 2025) e Z (nascidos a partir de 1995) são consideradas vaidosas e grandes consumidoras de produtos de beleza. Neste contexto, como a L’Oréal Brasil mapeia e dialoga com elas?
Adriana Arruda: Fizemos uma pesquisa recente sobre as Gerações Z e Alpha e ambas preocupam-se com a beleza, mas desde que haja propósito. Realizamos, na nossa área digital, uma pesquisa de mercado muito importante que estuda os perfis geracionais de todos os consumidores. Hoje, por exemplo, a L’Oréal trabalha com refil – algo que não fazíamos no passado, mas que representa um valor para essas gerações e um cuidado ambiental. Divulgamos que não temos emissão de CO2 em nossa fábrica de produção, mostrando nossa preocupação com o meio ambiente e o futuro. E, olhando especificamente para a Geração Alpha, nós brincamos que somos um dinossauro, porque somos centenários, mas com pegada de unicórnio. O TikTok hoje é uma superferramenta para nós, pois atingimos essas gerações com campanhas de mídia, as quais mostram que vamos além da beleza.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CM: O que faz da L’Oréal uma Beauty Tech?
AA: Temos tecnologia na concepção dos produtos, mas, para além disso, temos duas outras vertentes. Uma é o que podemos oferecer de serviço para os consumidores. Por exemplo, os virtual try-ons, que possibilitam ao cliente visualizar como determinada cor ficaria em seu cabelo antes de efetuar a compra. Também temos a frente de devices com alta tecnologia, como secadores e produtos de skincare que fazem o mapeamento do tipo de pele do cliente. São exemplos de tecnologia aplicada na experiência do uso do produto. Além disso, temos o digital no atendimento. Eu recebo cerca de 150 mil contatos por mês, e 5% são via telefone e 70% via redes sociais e WhatsApp. Não somos mais um Call Center; temos que estar nos lugares em que os consumidores estão, como TikTok e Instagram.
CM: Qual é o segredo para uma empresa com mais cem anos manter-se na vanguarda?
AA: A L’Oréal tem os melhores produtos do mercado. Acabamos de lançar um produto para manchas na pele que passou por 15 anos de estudos e testes. Somos, de fato, uma empresa de produto, e é isso que nos mantém na vanguarda. E não podemos esquecer que hoje o mundo não é só isso. Temos que mostrar que o “dinossauro” é também um “unicórnio”. A vanguarda mantém-se pela história de qualidade e eficiência do produto, mas também pela competência em saber estar onde o consumidor está e em oferecer o que ele precisa.
Compartilhe essa noticia:
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244