Centenária com pegada de Unicórnio: L’Oréal mantém-sena vanguarda

Centenária com pegada de Unicórnio: L’Oréal mantém-sena vanguarda

Fundada em 1909 pelo químico francês Eugène Schueller, a L’Oréal combina rigor científico com versatilidade digital para dialogar com todas as gerações e manter-se na vanguarda. A head of Consumer Care da L’Oréal Brasil, Adriana Arruda, que esteve no CONAREC 2024 e participou do podcast especial Estúdio Consumidor Moderno, compartilha os desafios e as inovações da marca.   

Consumidor Moderno: As Gerações Alpha (nascidos entre 2010 e 2025) e Z (nascidos a partir de 1995) são consideradas vaidosas e grandes consumidoras de produtos de beleza. Neste contexto, como a L’Oréal Brasil mapeia e dialoga com elas?

Adriana Arruda: Fizemos uma pesquisa recente sobre as Gerações Z e Alpha e ambas preocupam-se com a beleza, mas desde que haja propósito. Realizamos, na nossa área digital, uma pesquisa de mercado muito importante que estuda os perfis geracionais de todos os consumidores. Hoje, por exemplo, a L’Oréal trabalha com refil – algo que não fazíamos no passado, mas que representa um valor para essas gerações e um cuidado ambiental. Divulgamos que não temos emissão de CO2 em nossa fábrica de produção, mostrando nossa preocupação com o meio ambiente e o futuro. E, olhando especificamente para a Geração Alpha, nós brincamos que somos um dinossauro, porque somos centenários, mas com pegada de unicórnio. O TikTok hoje é uma superferramenta para nós, pois atingimos essas gerações com campanhas de mídia, as quais mostram que vamos além da beleza. 

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CM: O que faz da L’Oréal uma Beauty Tech?

AA: Temos tecnologia na concepção dos produtos, mas, para além disso, temos duas outras vertentes. Uma é o que podemos oferecer de serviço para os consumidores. Por exemplo, os virtual try-ons, que possibilitam ao cliente visualizar como determinada cor ficaria em seu cabelo antes de efetuar a compra. Também temos a frente de devices com alta tecnologia, como secadores e produtos de skincare que fazem o mapeamento do tipo de pele do cliente. São exemplos de tecnologia aplicada na experiência do uso do produto. Além disso, temos o digital no atendimento. Eu recebo cerca de 150 mil contatos por mês, e 5% são via telefone e 70% via redes sociais e WhatsApp. Não somos mais um Call Center; temos que estar nos lugares em que os consumidores estão, como TikTok e Instagram. 

CM: Qual é o segredo para uma empresa com mais cem anos manter-se na vanguarda?

AA: A L’Oréal tem os melhores produtos do mercado. Acabamos de lançar um produto para manchas na pele que passou por 15 anos de estudos e testes. Somos, de fato, uma empresa de produto, e é isso que nos mantém na vanguarda. E não podemos esquecer que hoje o mundo não é só isso. Temos que mostrar que o “dinossauro” é também um “unicórnio”.  A vanguarda mantém-se pela história de qualidade e eficiência do produto, mas também pela competência em saber estar onde o consumidor está e em oferecer o que ele precisa. 

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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