Brasil: Coisa mais linda, mais cheia de graça
- Por Melissa Lulio
- 3 min leitura
Rua Nascimento e Silva, 107. Você conhece esse endereço? Caso seja um apaixonado pela Bossa Nova ou pelo Rio de Janeiro, como eu sou, é possível que a resposta seja “sim”. O endereço é citado no início da música Carta ao Tom 74 e faz referência ao local onde morou Tom Jobim. Hoje, no endereço, há uma pequena placa sinalizando que ali viveu um dos grandes nomes da música brasileira.
Inclusive, foi a alguns quarteirões de distância desse endereço, no antigo Bar Veloso, que Tom, com Vinícius de Moraes, escreveu a inconfundível Garota de Ipanema. Não por acaso, o bar* hoje leva o nome da canção. Ele também estava lá quando recebeu uma ligação de Frank Sinatra, convidando-o para gravar um disco em português e em inglês – no momento, é claro, os companheiros de bar pensaram que era um trote. A história mostrou que não era.
A relação entre essas histórias e a internacionalização das experiências nacionais é natural: é impossível pensar em levar a brasilidade para o mundo sem lembrar a Bossa Nova e, é claro, o Rio de Janeiro, onde nasceu o movimento musical. A antiga capital do País é amplamente conhecida mundo afora e, segundo um levantamento da Decolar.com publicado no início do ano, foi a cidade mais pesquisada por estrangeiros para o período do Carnaval.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mas será que, enquanto brasileiros, reconhecemos o valor de nossos encantos? Do meu ponto de vista, a resposta é “não”. Tanto o estilo musical quanto o Rio de Janeiro são pouco valorizados por aqui, apesar de a cidade inclusive abrigar uma das sete maravilhas do mundo – o Cristo Redentor. É muito mais fácil e comum dar voz às mazelas nacionais do que aos nossos diferenciais. E isso também vale para a experiência do cliente.
A Consumidor Moderno e o CONAREC, entretanto, vêm destacando, desde o ano passado, a importância do nosso Customer Experience (CX). Em 2022, com o tema CX Made in Brazil, o evento exaltou nossos diferenciais. Em 2023, apresenta o CX que Transforma o Mundo – tema central também desta edição. Juntos, o conteúdo e o evento representam uma oportunidade única de compreender que, sim, diante de nossas peculiaridades, “o mundo inteirinho se enche de graça”. Que possamos, enfim, dar ao Brasil o devido valor.
*O bar Garota de Ipanema está localizado na Rua Vinícius de Moraes, 49, no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244