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Brasil: Coisa mais linda, mais cheia de graça

Brasil: Coisa mais linda, mais cheia de graça

   Rua Nascimento e Silva, 107. Você conhece esse endereço? Caso seja um apaixonado pela Bossa Nova ou pelo Rio de Janeiro, como eu sou, é possível que a resposta seja “sim”. O endereço é citado no início da música Carta ao Tom 74 e faz referência ao local onde morou Tom Jobim. Hoje, no endereço, há uma pequena placa sinalizando que ali viveu um dos grandes nomes da música brasileira. 

   Inclusive, foi a alguns quarteirões de distância desse endereço, no antigo Bar Veloso, que Tom, com Vinícius de Moraes, escreveu a inconfundível Garota de Ipanema. Não por acaso, o bar* hoje leva o nome da canção. Ele também estava lá quando recebeu uma ligação de Frank Sinatra, convidando-o para gravar um disco em português e em inglês – no momento, é claro, os companheiros de bar pensaram que era um trote. A história mostrou que não era. 

   A relação entre essas histórias e a internacionalização das experiências nacionais é natural: é impossível pensar em levar a brasilidade para o mundo sem lembrar a Bossa Nova e, é claro, o Rio de Janeiro, onde nasceu o movimento musical. A antiga capital do País é amplamente conhecida mundo afora e, segundo um levantamento da Decolar.com publicado no início do ano, foi a cidade mais pesquisada por estrangeiros para o período do Carnaval.

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   Mas será que, enquanto brasileiros, reconhecemos o valor de nossos encantos? Do meu ponto de vista, a resposta é “não”. Tanto o estilo musical quanto o Rio de Janeiro são pouco valorizados por aqui, apesar de a cidade inclusive abrigar uma das sete maravilhas do mundo – o Cristo Redentor. É muito mais fácil e comum dar voz às mazelas nacionais do que aos nossos diferenciais. E isso também vale para a experiência do cliente.

   A Consumidor Moderno e o CONAREC, entretanto, vêm destacando, desde o ano passado, a importância do nosso Customer Experience (CX). Em 2022, com o tema CX Made in Brazil, o evento exaltou nossos diferenciais. Em 2023, apresenta o CX que Transforma o Mundo – tema central também desta edição. Juntos, o conteúdo e o evento representam uma oportunidade única de compreender que, sim, diante de nossas peculiaridades, “o mundo inteirinho se enche de graça”. Que possamos, enfim, dar ao Brasil o devido valor.  

*O bar Garota de Ipanema está localizado na Rua Vinícius de Moraes, 49, no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro.

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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