Brasil: Coisa mais linda, mais cheia de graça

Brasil: Coisa mais linda, mais cheia de graça

   Rua Nascimento e Silva, 107. Você conhece esse endereço? Caso seja um apaixonado pela Bossa Nova ou pelo Rio de Janeiro, como eu sou, é possível que a resposta seja “sim”. O endereço é citado no início da música Carta ao Tom 74 e faz referência ao local onde morou Tom Jobim. Hoje, no endereço, há uma pequena placa sinalizando que ali viveu um dos grandes nomes da música brasileira. 

   Inclusive, foi a alguns quarteirões de distância desse endereço, no antigo Bar Veloso, que Tom, com Vinícius de Moraes, escreveu a inconfundível Garota de Ipanema. Não por acaso, o bar* hoje leva o nome da canção. Ele também estava lá quando recebeu uma ligação de Frank Sinatra, convidando-o para gravar um disco em português e em inglês – no momento, é claro, os companheiros de bar pensaram que era um trote. A história mostrou que não era. 

   A relação entre essas histórias e a internacionalização das experiências nacionais é natural: é impossível pensar em levar a brasilidade para o mundo sem lembrar a Bossa Nova e, é claro, o Rio de Janeiro, onde nasceu o movimento musical. A antiga capital do País é amplamente conhecida mundo afora e, segundo um levantamento da Decolar.com publicado no início do ano, foi a cidade mais pesquisada por estrangeiros para o período do Carnaval.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

   Mas será que, enquanto brasileiros, reconhecemos o valor de nossos encantos? Do meu ponto de vista, a resposta é “não”. Tanto o estilo musical quanto o Rio de Janeiro são pouco valorizados por aqui, apesar de a cidade inclusive abrigar uma das sete maravilhas do mundo – o Cristo Redentor. É muito mais fácil e comum dar voz às mazelas nacionais do que aos nossos diferenciais. E isso também vale para a experiência do cliente.

   A Consumidor Moderno e o CONAREC, entretanto, vêm destacando, desde o ano passado, a importância do nosso Customer Experience (CX). Em 2022, com o tema CX Made in Brazil, o evento exaltou nossos diferenciais. Em 2023, apresenta o CX que Transforma o Mundo – tema central também desta edição. Juntos, o conteúdo e o evento representam uma oportunidade única de compreender que, sim, diante de nossas peculiaridades, “o mundo inteirinho se enche de graça”. Que possamos, enfim, dar ao Brasil o devido valor.  

*O bar Garota de Ipanema está localizado na Rua Vinícius de Moraes, 49, no bairro de Ipanema, Rio de Janeiro.
SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]