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Apps de delivery aumentam a competitividade de empreendedores

Apps de delivery aumentam a competitividade de empreendedores

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico já chegou a estimar que as empresas do segmento têm mais de 65% dos seus gastos só com transportadoras. Como aliada, a tecnologia traz soluções mais à palma da mão

   Não importa o tamanho/porte da empresa, a força de trabalho ou o investimento em tecnologia – a logística é assunto altamente elástico na conta. Quanto mais se tem, mais se paga para fazer chegar. Movimentar mercadorias num mercado de extensão territorial e imensamente desproporcional traz vantagens (do lado da demanda) e desvantagens como esta. 

   Entregas, principalmente para pequenas e médias empresas, tornaram-se “must have” durante e após a pandemia de 2020. É impressionante como sempre voltamos ao tema, mas é fato que este período nos trouxe muitos ensinamentos. A maior das lições é que, sim, nossos hábitos mudam, se adaptam e se moldam pela necessidade. 

   Houve um aumento de 25% nas entregas de comércio eletrônico ao consumidor no ano pandêmico. No Fórum Econômico Mundial, o debate seguiu não na tentativa de adivinhar quando isso muda, mas para potencializar o modelo. Pessoas e seus hábitos de consumo não são mais os mesmos – o varejo se reinventou.

   A explosão dos serviços de entrega por aplicativo aconteceu na pandemia; não faltam opções. O grande desafio, então, é encontrar aquele que atenda às necessidades específicas do negócio. Pequenas empresas têm à disposição serviços de diversas fontes. A análise aqui é sobre como acertar na decisão.

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O processo de escolha dos serviços de entrega

Preço

   O orçamento é sempre justo para o empreendedor. A variação de custos é inimiga e, logo no envio, as probabilidades são altas (1 quilômetro a mais, um pedido de última hora que entra de repente, etc.). O conselho é: pesquise e compare preços. Negocie suas taxas – é possível conseguir preços mais favoráveis com base no volume ou na frequência de envio, por exemplo. 

   Como alternativa, experimente diferentes abordagens para os serviços. Procure por um aplicativo. Isso pode ser mais barato e mais conveniente, pois não há burocracia para assinar um contrato e definir um cronograma de entrega predeterminado. No Brasil, burocracia é tempo e tempo… bom, aqui já se sabe bem como é!

Confiabilidade

   Entregas perdidas ou roubadas afundam a reputação e a competitividade de uma empresa mais rápido do que um motoboy possa fazer uma entrega a 1 quilômetro de distância. Fique atento aos serviços de entrega que permitem a você – e ao seu cliente – acompanhar o andamento de uma encomenda em tempo real. Veja as avaliações e críticas.

Velocidade

   Como dito, entrega é tempo, e tempo… já sabemos bem! Alimentos, por exemplo, simplesmente não têm um sabor tão bom quando estão mornos. Um negócio pode exigir que os documentos sejam assinados e devolvidos rapidamente. E, para os clientes que precisam esperar em casa pela entrega, a espera é contada em cada segundo. Um segundo a mais já é atraso. 

   Aqui, novamente, vale a pena considerar quais opções estão disponíveis. Com a tecnologia GPS, um entregador deve ser capaz de fornecer um ETA (Tempo Estimado de Entrega) razoavelmente preciso, bem como um meio para rastrear o andamento de uma encomenda em tempo real.

Agendamento

   Dependendo do seu negócio, você pode ter requisitos de tempo específicos para entregas. Alguns serviços funcionam dentro do horário comercial, outros fornecem entrega sob demanda, 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de um aplicativo.

   Estes são alguns dos fatores mais importantes a considerar na escolha do seu serviço de entregas. O processo requer tempo, mas, encontrá-lo é garantia de atender às necessidades que farão toda a diferença para o crescimento do seu negócio hoje e no futuro.

A experiência oferecida fala mais alto

   Logística e delivery são parte fundamental da jornada de experiência de todo consumidor. Não obstante, o parceiro escolhido para realizar a atividade é, sempre, entendido e visto pelo cliente como sendo da própria empresa. 

   A inDrive entrou no segmento B2B com o inDrive.Entregas, um serviço para ajudar usuários a fazer pedidos no mesmo dia e sob demanda. Micro, pequenas e médias organizações e empreendedores podem economizar tempo na logística de entrega, pois não há necessidade de contratar uma empresa. 

   Tudo pode ser feito pelo app e exatamente na hora em que o negócio precisa. É simples e rápido – não requer assinatura de contrato. O serviço é fornecido 24 horas por dia, 7 dias por semana e oferece diferentes opções de entrega: a pé e por auto e moto. A solução do segundo aplicativo de mobilidade mais baixado do mundo surgiu também durante a pandemia de 2020. É um aliado que promove liberdade de escolha, conveniência e baixíssimo custo.

   O inDrive.Entregas está crescendo ativamente. A expansão global do serviço está em pleno andamento com mais de 160 mil empresas atendidas em 39 países. No Brasil, a inDrive conecta parceiros a uma base de milhares de entregadores, com segurança e eficiência. No modelo utilizado, usuários negociam o preço da corrida – não é um processo algoritmizado. Ele é o melhor acerto entre oferta e demanda, ampliando, ao máximo, a redução de custos, sem tirar ganhos dos prestadores de serviço, que elegem a melhor corrida, segundo valor mais propício.

   Entre as muitas opções, a ideia é posicionar o app não somente como parceiro comercial do negócio, mas ser um aliado da experiência, que traz retorno instantâneo ao empreendimento. 

Experiência e conveniência no centro: as estratégias do inDrive

   Disponível em mais de 700 cidades, e em 48 países dos cinco continentes, o aplicativo inDrive possui mais de 175 milhões de downloads. No Brasil, são mais de 90 mil entregas mensais – com crescimento nos últimos dois anos acima de 100%. 

   Para isso, há um constante aprimoramento do aplicativo a partir do feedback e das necessidades de cada usuário.

Aliado a isso estão diversas pesquisas de opinião, clínicas e time de suporte disponível para ouvir, entender e buscar soluções para desenvolver e aplicar na prática.

   A voz do cliente é a base de tudo. Ele tem o poder de negociar, cancelar ou ativar serviços que queira realizar a qualquer tempo. E, à medida que novos serviços são implementados na plataforma, este modelo disruptivo seguirá para todas as frentes de negócio. Na logística, ele é um imperativo. 

   A empresa tem sua marca baseada na ideia de humanizar a tecnologia. Ao contrário do uso de máquinas de algoritmo em todo o setor, o modelo peer-to-peer do inDrive não envolve algoritmos complexos. Neste sentido, a companhia sustenta que as pessoas sempre podem negociar diretamente. Esse princípio orientador de pessoa para pessoa permanecerá inalterado e será para sempre nossa assinatura: o “People Driven”.

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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