A liderança estratégica de Daniel Mazini para a Amazon
- Por Bianca Alvarenga
O que faz uma empresa ser aspiracional? Para Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil, a resposta para esta pergunta está na reflexão sobre a capacidade de uma empresa pensar grande, captar o coração do consumidor e promover disrupções que transformem as camadas da sociedade – e tudo isso pode se resumir ao propósito. A Amazon, gigante mundial de tecnologia, é exemplo vivo disso.
Para entender as motivações e a visão de futuro de uma empresa que só em 2023 registrou um lucro líquido de US$ 30,4 bilhões, faz-se necessário dirigir um olhar atento às lideranças, como a de Daniel Mazini no Brasil, e como elas atuam no dia a dia para engajar as equipes com a forma de fazer negócios própria da empresa.
“Chegamos longe como empresa em várias áreas de negócio porque não nos sentimos limitados ao que podemos fazer agora; estamos sempre pensando nas maiores possibilidades do que podemos realizar”, afirma Mazini. “Este é, inclusive, um dos princípios de liderança que adotamos: pensar grande. Na Amazon, quem progride sua carreira é constantemente convidado a não pensar pequeno, afinal, nossos negócios, soluções e produtos devem ser feitos para escalar sem limites”, complementa.
Juntam-se a esse princípio outros dois: “estar certo e muito” e “contratar e desenvolver os melhores”. Um se refere à necessidade de um líder, constantemente, manter-se atualizado, aprender a ouvir as equipes e compreender perspectivas diversas, renunciando às próprias crenças para tomar decisões mais adequadas. O outro está relacionado à contratação de profissionais de origens e tipos diversos e ao desenvolvimento de talentos de acordo com o que cada um faz de melhor, sem seguir padrões.
“Como líder, me dedico e me preocupo, diariamente, em promover uma experiência positiva e enriquecedora de trabalho para as nossas equipes, a partir de um ambiente saudável e colaborativo. Essa mentalidade faz com que coloquemos os clientes no centro de tudo o que fazemos. Em nossas revisões de negócio semanais, por exemplo, começamos por ouvir os clientes, tanto em dados agregados quanto em exemplos individuais que podem nos mostrar alguma área de melhora ou de novo investimento. Estamos sempre buscando maneiras de otimizar a experiência, inovando e encantando por meio de nossa cultura única”, conta Daniel Mazini.
Os espaços para melhorias no Customer Experience brasileiro, na visão do executivo, ainda são muitos. Para preenchê-los, o plano é continuar investindo em tecnologia e inovação, bem como no desenvolvimento de profissionais. Ainda mais em um país como o Brasil, que possui particularidades desde a jornada de decisão de compra até as opções de frete, incluindo velocidade de entrega e políticas de pós-venda, é preciso compreender o fluxo para criar soluções de sucesso.
Como líder, me dedico e me preocupo, diariamente, em promover uma experiência positiva e enriquecedora de trabalho para as nossas equipes, a partir de um ambiente saudável e colaborativo. Essa mentalidade faz com que coloquemos os clientes no centro de tudo o que fazemos
Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O segredo para a desconexão
Estar à frente de tudo isso é uma grande responsabilidade, mas a preocupação com a qualidade de vida também precisa fazer parte dos afazeres diários. “Busco trabalhar intensamente durante as horas de trabalho na semana e tratar como exceção os trabalhos fora do expediente. Claro que, às vezes, tenho que parar tudo para dar atenção a algum assunto mais urgente, mas não tratar isso como regra tem-me deixado bem satisfeito. Está tudo bem não aceitar reuniões nas quais você não é peça-chave ou dar prazos mais realísticos para entregar um trabalho bem-feito. Os momentos de correria, pico de trabalho, devem ser planejados e poucos durante o ano”, afirma Mazini.
Com esse pensamento, na rotina do country manager da Amazon no Brasil há espaço para tempo de qualidade com a família: tomar café da manhã com os dois filhos, levá-los para a escola e chegar a tempo de colocá-los para dormir. Aos finais de semana, passeios, viagens e programas com os amigos são comuns.
“Adoro me aventurar no comando do preparo de jantares e churrascos. Sou flamenguista e geek de carteirinha, fã de ficção científica e Star Wars. Cortei a TV a cabo há algum tempo e costumo assistir a filmes e séries no Amazon Prime: Fleabag, The Expanse e DOM são minhas favoritas até hoje. Também gosto de correr enquanto escuto meus podcasts e audiobooks. No campo musical, sou fã de MPB, especialmente de Rita Lee, Caetano e Gil”, conta Mazini.
Conselho de ouro
Questionado sobre qual conselho daria para profissionais que almejam alcançar cargos de liderança, Daniel Mazini é enfático: “Gerenciar uma empresa requer uma abordagem centrada no cliente, um compromisso com a inovação e uma cultura de trabalho em equipe. Além disso, é importante ter uma visão clara do futuro da empresa e estar disposto a tomar decisões ambiciosas e difíceis para alcançar esse objetivo, liderando com integridade e confiança. Para uma constante evolução, é fundamental desenvolver habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas, bem como estar sempre aprendendo e se adaptando às mudanças do mercado. Buscar as áreas que trazem receita para a empresa e direcionar sua carreira para aprender e praticar cada uma delas é importante.”
Compartilhe essa noticia:
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244