Pesquisar
Close this search box.
/
/
Retomada pós-pandemia: como as lojas físicas podem atrair seus clientes?

Retomada pós-pandemia: como as lojas físicas podem atrair seus clientes?

Com o aumento de compras pela internet e os novos hábitos dos consumidores, é possível recuperar o poder de atração para as lojas físicas através da humanização, personalização e adoção do estilo híbrido

Migração das empresas para o meio digital, aumento das compras pela internet e consumidores mais exigentes. O mundo dos negócios passou por grandes mudanças com a chegada da pandemia, não é mesmo? Mas agora, com a retomada pós-pandemia e a vacinação em massa, como deve ficar o varejo físico?

Assine já a newsletter da Consumidor Moderno e não perca nenhuma tendência de CX

De acordo com um levantamento feito pela plataforma de opinião, Ebit/Nielsen, somente no primeiro semestre de 2020 foram contabilizados 7,3 milhões de novos usuários adeptos ao comércio eletrônico.

Além disso, a pesquisa apontou que, ao todo, o e-commerce chegou a marca de 79,7 milhões de clientes ao longo do ano passado, o que representa um aumento de cerca de 30% com relação a 2019.

Com as mudanças no comportamento dos clientes e o aumento das compras online, muitas empresas tiveram que readaptar não só os modelos de negócio, como também o atendimento ao cliente, já que as experiências do público-alvo durante a jornada de compra causam reflexos na reputação da marca.

Humanização é a palavra-chave para o encantamento do cliente

A humanização, a conectividade e a agilidade passaram a fazer parte das principais alternativas para melhorar o relacionamento com os leads. A valorização da opinião do cliente e a personalização dos produtos ou serviços também foram técnicas adotadas por muitas empresas para fidelização do público-alvo.

Agora, com a reabertura do comércio físico e a retomada da “vida normal”, muitos empresários têm se questionado sobre as possíveis técnicas para impactar o cliente nos pontos físicos.

Assine já a newsletter da Consumidor Moderno e não perca nenhuma tendência de CX

Dentro de um ecossistema de soluções para autoatendimento, o primeiro passo para encantar o cliente no pós-pandemia é entendê-lo. Faça duas perguntas, direto para o seu consumidor, antes de tentar inventar a roda do encantamento. Primeiro, saiba quais hábitos de consumo foram adquiridos por ele com a pandemia. Depois, descubra quais foram as suas experiências positivas durante as vendas online.

Com base nessas questões, é possível realizar um mapeamento das medidas a serem adotadas para melhorar a customer experience (CX) nos pontos físicos.

Segundo o empreendedor e palestrante Erick Penna, “com a pandemia, a loja física ganhou novos papéis, já que não se restringe apenas às vendas, demonstrações ou retiradas de produto. Agora, tais propriedades também atuam no aspecto relacional, ou seja, na humanização e encantamento dos clientes”, salienta.

Para isso, o palestrante afirma que é necessário focar em três premissas do encantamento: “primeiramente, é preciso entender que encantar é função de todos na empresa, do atendente ao presidente. Ademais, deve-se compreender que o bom atendimento leva em conta a causa e as dores do outro. E por fim, é necessário ter em mente que o encantamento maximizado resulta no fator preço minimizado”, explica Erick Penna.

Ainda com relação ao atendimento humanizado, o palestrante comenta que o segredo para manter um relacionamento harmônico com o cliente é a capacitação dos colaboradores.

Personalizar o serviço é o segredo para vencer a concorrência

A personalização durante o atendimento presencial também é uma aposta para a retomada do pós-pandemia. “Para se ter uma ideia da relevância dessa prática, um estudo publicado pela Accenture mostrou que 56% das pessoas têm maior probabilidade de fazer compras numa loja que os reconheça pelo nome, enquanto que 58% são mais propensos a fazer uma compra quando um varejista recomenda opções com base nas suas compras anteriores”, exemplifica o empreendedor.

Caso não seja possível personalizar determinado produto ou serviço, é interessante surpreender o cliente de outras maneiras. “Nas lojas da Formaggio Mineiro, por exemplo, todo cliente é saudado com um pão de queijo gratuito e pode se servir de café à vontade, enquanto recebe o tratamento dos nossos atendentes”, afirma Marcello Lage, sócio-proprietário da Formaggio Mineiro, empresa de pão de queijo gourmet.

Empresas híbridas são os novos modelos de negócio!

Outra solução para as empresas que desejam impulsionar as vendas é a adoção do estilo híbrido, que incorpora várias tecnologias ao ambiente físico. Além de sistemas de WiFi, pode-se apostar em câmeras de segurança e softwares de gestão empresarial.

Os novos sistemas de pagamento, como o Pix, também auxiliam no retorno às vendas presenciais, já que reduzem as despesas operacionais e facilitam as transações monetárias. O mesmo vale para a introdução dos QR Codes nos comércios físicos, que garantem a interatividade com o cliente e modernizam o acesso a cardápios, tutoriais ou formulários.

As estratégias omnichannel podem otimizar
a experiência do cliente

E por falar em QR Codes, as estratégias omnichannel chegaram com tudo e prometem melhorar o relacionamento empresa-cliente. Também conhecida como “phygital”, esta técnica disponibiliza vários canais de vendas para que o cliente tenha a autonomia de escolher o que e quando comprar.

Assine já a newsletter da Consumidor Moderno e não perca nenhuma tendência de CX

Nas lojas físicas, esta novidade permite que o público tenha suas experiências sensoriais ao utilizar tags para verificar as informações de determinado produto, por exemplo. Os QR Codes também se encaixam nessas técnicas, já que permitem o pagamento do produto através do celular.

Além disso, o phygital possibilita a compra de determinadas mercadorias mesmo sem que elas estejam disponíveis no estoque, o que significa que o produto será entregue posteriormente na residência do consumidor. “As prateleiras inteligentes, as fotos adesivadas em meios de transporte com QR Code e a conexão via Bluetooth também podem ser configuradas nestes novos recursos”, finaliza Marcello Lage.

O poder do metaverso no varejo

A interatividade é a palavra do momento no mundo dos negócios. Para isso, as gigantes da tecnologia têm desenvolvido sistemas que melhorem a experiência do cliente através da criação de um novo universo: o metaverso.

Pode parecer coisa de outro mundo, mas a integração de vários recursos tecnológicos, como a realidade aumentada, a realidade virtual e o 5G, já permitem a interação entre espaços virtuais e físicos. As famosas live streaming, por exemplo, têm feito parte do dia a dia de várias empresas brasileiras. Outras novidades na área estão por vir, já que um dos projetos do Facebook é justamente comercializar, em grande escala, as tecnologias imersivas.

E você, já aderiu às novas tecnologias em sua loja física?


+ Notícias

Games, metaverso e Banco do Brasil: entenda a nova ação do BB

Como está a retomada do varejo na rua?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]