/
/
Na busca por respostas, considere uma parceria entre a fé e o Google

Na busca por respostas, considere uma parceria entre a fé e o Google

A tecnologia está em todos os lugares. O SXSW trouxe um grande exemplo de como até mesmo a fé pode ser afetada pela internet

Para onde você vai quando precisa de respostas? Ao Google? É bem provável que sim. Mas, no passado, as pessoas costumavam ir a centros religiosos – igrejas, sinagogas, mesquitas, terreiros, etc. É claro que a internet não acabou com as religiões. O cristianismo, o islamismo, o budismo continuam por aí, cheios de adeptos.

Mas, a questão é: seria possível unir o método tradicional de busca por respostas – a religião – e o novo modelo – o Google? É possível, sim. A história vivida por Sally Quinn, jornalista e autora de livros, comprova isso. Em um dia comum, ela almoçou com um amigo, Jon Meacham, também jornalista e ganhador do Pulitzer.

Na ocasião, tiveram uma interessante conversa. Ela era uma pessoa sem fé em qualquer divindade. E ele deixou claro: “você não é ateia. Você não entende sobre religião, não tem o direito de falar que não acredita em nada”. E emprestou a ela alguns livros. Sally, ao contrário do que alguns poderiam pensar, leu as obras. Surpreendentemente, a opinião de Sally sobre tudo mudou a partir dali.

Shawn Bose constrói sites, mas sempre foi apaixonado pela história do homem. Por isso, estudou religião e arqueologia. Em determinado momento, ele se perguntou aonde as pessoas vão quando precisam de respostas, quando precisam se conectar. Era obvio: à internet. Mas, a internet não dava a opção de respostas da mesma forma como a religião. E, como afirma, seu maior aprendizado foi como a tecnologia pode trazer soluções para a vida das pessoas.

Nesse ponto ele conheceu Sally e Jon. “A internet pode levar mais informações para as pessoas”, afirma. No caso do site de religião, isso ajuda a encontrar respostas.

Comunidade

“Eu vivo em Washington DC. Um amigo costuma dizer que a cidade é um ponto turístico religioso, porque há sinagogas, igrejas, mesquitas. E as pessoas vão a elas. E mesmo sendo religiosas, as pessoas não falam sobre isso”, diz.

Depois que começou a trabalhar com isso, contudo, Sally percebeu a forma como as pessoas começaram a falar com ela. “Eu tenho a minha opção, mas percebo que cada pessoa tem uma experiencia especifica com o divino – seja ele quem for para cada um de nós”.

A coexistência

Sally viajou o mundo para conhecer todas as religiões e percebeu que existem pontos ruins e bons em todas. “Se você falar para um radical que você escolheu o que queria em cada uma delas, eles ficam bravos, porque querem que você seja como eles”, argumenta. Mas, ela pegou a parte boa de todas.

Como ela conta, o símbolo do onfaith.co é uma árvore. E todos os frutos representam coisas boas de cada religião: “Representa coexistência”, afirma. “E você não acha isso nas igrejas, só na internet. Tenho meus símbolos, minhas crenças, meus amuletos”.

Conhecimento e opções

Bose, por sua vez, comenta que a internet dá mais opções. “no caso da fé, isso me deixa feliz porque consigo seguir tudo o que tenho interesse”, diz. No mesmo sentido, se alguém seguir uma religião, terá essa opção, pois a internet oferece informações.

Sally, então, comenta que Pessach – um dos mais importantes feriados judaicos – está chegando. “E, se você se senta para ouvir e aprender sobre o que isso significa, percebe que não é tão diferente do que você acredita”, diz. “Acho que esse é o poder da comunidade”. Ela afirma que depois da mentoria de Jon, ela aprendeu a importância dos rituais – não necessariamente os tradicionalmente religiosos, mas a importância em encontrar amigos, fazer um jantar, sentar-se e conversar à luz de velas – “sempre precisa haver velas”, ela diz.

Futuro da fé

Jon pergunta se, acreditando em tudo, é possível acreditar em algo de fato. “Quando penso em fé online, penso em como se começa uma jornada”, afirma Bose. Nesse sentido, ele defende que é uma forma de encontrar o caminho que se quer seguir – mesmo que tenha que conhecer todos. “Acho que escolher acho que tem a ver com fé verdadeira”, diz.

Por fim, ele defende que, como especialista em tecnologia, acredita o mais correto para o futuro da fé associada à tecnologia é prover ferramentas e recursos para as pessoas, para que elas possam viver melhor.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]