A preocupação em manter o mix completo é grande: 91% dos varejistas brasileiros consideram a eficiência na reposição dos produtos como o mais importante no relacionamento com o cliente, de acordo com dados da Deloitte na pesquisa ?Estratégias para o Varejo Brasileiro ? reflexões sobre os anseios do consumidor?.
Isso porque não ter itens disponíveis no portfólio é um dos piores pesadelos para os fabricantes e lojistas virtuais. Um consumidor que não encontra o que procura em determinado site, certamente vai buscar algo semelhante no e-commerce rival. Ou seja, é uma venda a menos e que compromete até mesmo a credibilidade.
Mantendo ativos o monitoramento e análise de ruptura (falta de estoque) do catálogo, os setores das empresas estarão sempre atentos a boas oportunidades de negócios. Com a análise de ruptura em mãos, indústrias e e-commerces conseguem não só manter o estoque atualizado, como também aumentar sua própria rentabilidade. Veja como:
E-commerce ? no caso dos comerciantes eletrônicos, o relatório influencia diretamente na estratégia da precificação dinâmica. Ele mostra ao varejista online quando está, ou não, com um estoque exclusivo. Se apenas o próprio e-commerce tem determinado item, ele pode até aumentar o preço pela falta de concorrência e ampliar sua margem de lucro. Os dados também alertam quando os concorrentes renovaram o mix, possibilitando a diminuição no valor para manter a competitividade. É uma vantagem essencial para empresas que buscam aumentar sua rentabilidade.
Indústria ? o relatório serve como alerta para o departamento comercial da empresa. Através do monitoramento dos preços de seus produtos e dos concorrentes, o fabricante sabe quando algo falta nos seus pontos de venda. Um fabricante de eletrônicos, por exemplo, consegue descobrir quais itens de seu portfólio estão em falta e quais possuem maior aderência nas lojas online. É a motivação necessária para que vendedores atuem no sentido de realizar a reposição de estoque no ponto de venda. É uma forma do setor se aproximar dos empresários virtuais e conseguir trabalhar em sintonia com os revendedores de seu portfólio.
*Luiz Pereira é diretor comercial da Precifica, plataforma brasileira de precificação inteligente
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