As maiores varejistas do País conseguiram aumentar em 4% a rentabilidade por loja no ano passado. Isso significa que para cada loja dessas redes, o faturamento aumentou, em média, 4%, segundo dados do Ranking NOVAREJO Brasileiro, única publicação do País que analisa os 12 segmentos mais importantes do setor.
Acesso o Ranking NOVAREJO Brasileiro aqui.
Como toda média, porém, o resultado não foi homogêneo. Como o indicador do Ranking NOVAREJO Brasileiro se resume à relação entre faturamento e número de lojas, a quantidade de operações pesa para o crescimento ou queda da rentabilidade. Além disso, é importante ressaltar que as novas lojas demoram para entrar em um período de maturidade e incorporar faturamento real na rede.
Dessa forma, alguns segmentos se destacaram com um crescimento médio maior, como é o caso de Livrarias e Papelarias, cuja rentabilidade por loja cresceu 14,3%. No período, o segmento registrou uma redução de 2,8% no número de lojas, enquanto o faturamento do segmento cresceu 14,7% no período.
Outro segmento que conseguiu aumentar a rentabilidade por loja foi o de Casa e Decoração, que obteve um crescimento de 9,4% no indicador – resultado de um aumento de faturamento maior que o de números de operações, de 10,9% e 9%, respectivamente.
Na outra ponta, o segmento de Calçados puxou a média para baixo, pois registrou o maior recuo dentre todos os segmentos analisados, de 11% na rentabilidade por loja. No período, apesar do segmento ter registrado um aumento de 9,4% no faturamento, o número de lojas cresceu bem mais, 23,3% em 2015.
O segmento de Redes Alimentícias e de Fast Food também registrou recuo no indicador, de 5,2%. Neste caso, pesou a quantidade de novas lojas do segmento, que cresceu 20,7% no ano passado – um aumento maior que os 14,6% do faturamento.
O Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016 foi realizado pelo Centro de Inteligência Padrão – CIP, área de pesquisa do Grupo Padrão, que edita NOVAREJO, e contou com as parcerias da Serasa Experian e do Insper.
Veja o gráfico que mostra a rentabilidade por loja e por segmento.
Faturamento por loja, medido pelo CIP – Centro de Inteligência Padrão
[contact-form-7 id=”32311″ title=”Cadastro Ranking NV”]