No mercado competitivo como o de varejo de moda é preciso ter uma visão voltada para o futuro e acompanhar as tendências emergentes de inovação. É nesse sentido que a varejista de moda omnicanal, Renner criou um canal dedicado ao relacionamento com startups para aproximar ainda mais a empresa de empreendedores e soluções inovadoras para todas as suas áreas de negócios, além de impulsionar a inovação em suas operações.
O Renner Startups é o mais novo canal de conexão com o ecossistema de startups e inovação e surge como uma plataforma estratégica para identificar, nutrir e implementar soluções inovadoras que possam aprimorar a experiência do cliente, otimizar operações e impulsionar o crescimento sustentável, além de atender as crescentes demandas do varejo.
A companhia explica que há pelo menos três anos, tem uma área dedicada voltada para inovação aberta que tem como objetivo se relacionar com startups nacionais e internacionais a fim de conectá-las com oportunidades e desafios internos da empresa, seja no core business ou em áreas de apoio.
O principal foco são startups em nível operacional, com capacidade de escala e que alinhem resultado à boas práticas ESG. Junto desses parceiros, o objetivo é impulsionar a evolução das operações das marcas da companhia que são, Youcom (moda jovem), Ashua (moda curve & plus size), Camicado (artigos para casa e decoração) e Repassa (brechó online), além da instituição financeira Realize.
Cesar Brunetto, gerente da Renner Startups na Lojas Renner, explica que essa passo é um reforço para todo o ecossistema de inovação. “Desde a estruturação da área já mapeamos, aproximadamente, 750 startups no Brasil e no exterior, nos conectamos com cerca de 250 delas e realizamos mais de 25 POC (provas de conceito) ou parcerias, com cases de relevante geração de valor para o nosso negócio. Agora, damos mais um passo robusto, que reforça e facilita ainda mais o nosso relacionamento com startups e o ecossistema de inovação, conectando empreendedores aos desafios e oportunidades do nosso negócio, acelerando testes e firmando parcerias valiosas”, explica Cesar Brunetto, gerente da Renner Startups na Lojas Renner.
Inteligência Artificial no varejo
Um exemplo disso foi a parceria firmada com uma startup de análise de dados focada no varejo. A solução combina dados do ecossistema da Lojas Renner S.A. com informações de mercado a partir da inteligência artificial, o que possibilita a análise das mudanças no cenário da moda e o fornecimento de insumos para as tomadas de decisão. “A solução possibilitou, ainda mais, a aproximação de dados e tendências – que juntos geram insights com foco no produto. Essa estratégia reforça o nosso objetivo de entregar de forma cada vez mais ágil a melhor experiência possível em moda e lifestyle à nossa consumidora”, explica Brunetto
Desafio de Inovação aberta em sustentabilidade
Entre os temas em foco da Renner Startups está a busca por parceiros que contribuam para a aceleração da pauta de sustentabilidade na Companhia. “De novas formas de cultivo de matérias-primas, processos de reciclagem ou melhor gestão dos aspectos ESG de nossa cadeia de valor, temos convicção de que somente com a inovação e o uso de tecnologia seremos referência em uma moda cada vez mais responsável”, acrescenta..
Exemplo disso foi o projeto mais recente chamado Desafio de Inovação Aberta em Sustentabilidade, chamada pública realizada em parceria com a consultoria global de inovação The Bakery, que selecionou parceiros para colaborar com o atingimento dos compromissos de sustentabilidade da companhia para 2030.
Dentre as várias propostas recebidas, três startups destacaram-se e agora estão passando por rigorosos testes dentro da companhia. As selecionadas para participar desse desafio são as brasileiras ESG Now e Aiper, além da alemã Rittec. Cada uma delas apresenta propostas distintas, mas que são promissoras para promover práticas sustentáveis.
A ESG Now, startup brasileira, oferece uma proposta abrangente ao focar na implementação, operacionalização e monitoramento de estratégias ESG 360°. A ESG Now inclui a cadeia de valor em sua proposta. Já a Aiper, também brasileira, direciona seus esforços para a pesquisa e desenvolvimento de biopigmentos de origem microbiana. A terceira empresa selecionada foi a Rittec, uma startup alemã que concentra seus esforços no desenvolvimento e comercialização de tecnologias de reciclagem. Seu foco específico recai sobre a recuperação de resíduos mistos de poliéster e/ou PET, materiais amplamente utilizados em embalagens e produtos têxteis.
No momento, as três passam por testes dentro da companhia, acompanhadas por diferentes times e apoiadas por diretores internos.