Pesquisar
Close this search box.
/
/
Lojas Renner e o compromisso com a biodiversidade

Lojas Renner e o compromisso com a biodiversidade

Renner é a primeira varejista de moda do país a aderir ao compromisso do CEBDS para proteção da biodiversidade; documento estabelece enfrentamento das mudanças climáticas e a preservação de recursos naturais

Sabemos que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mercado. E para seguir no enfrentamento das mudanças climáticas e a preservação de recursos naturais essenciais para a humanidade, a Lojas Renner acaba de dar um passo importante nessa direção.

A Renner anunciou recentemente que é a primeira varejista de moda do país a aderir ao compromisso para a proteção da biodiversidade lançado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

O documento estabelece metas que devem ser seguidas pelas empresas signatárias, relacionadas à conservação da diversidade biológica e à manutenção dos serviços ecossistêmicos essenciais para a economia e para a sociedade, desde a regulação climática até a provisão de alimentos, água, matérias-primas e recursos medicinais e genéticos.

A adesão foi ratificada no final de maio – mês em que se comemora o Dia Mundial da Biodiversidade – pelo diretor presidente da companhia, Fabio Faccio. Publicado pelo CEBDS, o compromisso tem até agora 28 signatários no Brasil.

De acordo com Faccio, trata-se de um compromisso importante para a companhia e para o futuro dos negócios do varejo. “Ao sermos os primeiros do setor a assinar o compromisso do CEBDS, reforçamos nosso posicionamento como companhia que busca desenvolver uma moda com padrões cada vez mais responsáveis de produção e consumo. Queremos ser um agente de transformação do varejo têxtil”, diz.

Segundo Faccio, este movimento das Lojas Renner já era esperado. “A preservação da biodiversidade já estava presente na nossa política de sustentabilidade, integrada à estratégia dos nossos negócios. Agora, damos mais um passo para seguir evoluindo nesta jornada, respeitando os ecossistemas em que estamos inseridos e criando as condições para a recuperação e preservação ambiental do planeta”, completa o diretor.

Conheça o Mundo do CX

Compromisso requer ações pontuais

De acordo com a CEBDS, para participar da iniciativa, as empresas precisam assumir pelo menos três dos nove objetivos fixados pelo órgão e demonstrar que já desenvolvem ações vinculadas a eles e apresentar relatórios de acompanhamento de resultados pelo menos uma vez por ano.

“O setor produtivo tem um papel fundamental na proteção da biodiversidade e no desenvolvimento de negócios que gerem impacto positivo na natureza. Estamos contribuindo com a construção de políticas eficientes para a implantação do plano de ação do país para o Marco Global da Biodiversidade”, explica a presidente do CEBDS, Marina Grossi.

Até 2030, 100% das principais matérias-primas usadas
pelas marcas da varejista serão mais sustentáveis

O plano de ação da Lojas Renner pela biodiversidade

Nesse caminho, os compromissos assumidos pela Lojas Renner incluem, já neste ano, iniciativas junto aos fornecedores das marcas de vestuário da varejista (Renner, Youcom e Ashua) para a redução do consumo de água, o aumento do uso de energias renováveis de baixo impacto, a diminuição das emissões de CO2 e a eliminação de substâncias químicas restritas na fabricação de produtos na cadeia do jeans.

Outro objetivo, também para 2023, é capacitar agricultores em parceria com a startup FarFarm e com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) para multiplicar a técnica de produção agroflorestal do algodão, com foco na regeneração do solo e na manutenção dos ecossistemas. Com ações como essas, a intenção é garantir que, até 2030, 100% das principais matérias-primas usadas pelas marcas da varejista sejam mais sustentáveis.

Vale ressaltar que, em 2022, como parte desse contexto, 98% dos produtos da companhia feitos com algodão usaram fibra com algum tipo de certificação. Ao mesmo tempo, 96,3% de matérias-primas provenientes da madeira, como viscose e liocel, foram submetidas a sistemas de rastreabilidade que atestam sua origem e produção responsáveis.

Agora, os novos passos das Lojas Renner junto ao compromisso com a CEBDS reforçam a atenção da marca para a preservação de recursos naturais. “Nossas metas junto ao CEBDS focam no enfrentamento às mudanças climáticas, em linha com os compromissos públicos de sustentabilidade da nossa companhia. Nosso propósito é atuar de forma colaborativa com nossos parceiros, integrando toda a cadeia da moda na busca por soluções inovadoras para o setor, em harmonia com a preservação e a regeneração dos ecossistemas e com a geração de impactos cada vez mais positivos para o ambiente e para a sociedade,” afirma o gerente geral de Sustentabilidade da Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.

Leia mais: O propósito do bem-estar e a Chilli Beans

Transição para a neutralidade climática

Muito mais do que falar sobre ESG, a iniciativa pioneira da varejista de moda junto ao CEBDS reforça o novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade da companhia assumidos para 2030 – que aceleram o desenvolvimento de um negócio circular e regenerativo para promover uma operação ainda mais responsável.

Para isso, incluem a transição para uma economia de baixo carbono a partir de metas baseadas na ciência – submetidas e aprovadas pela SBTi (Science Based Targets Initiative) –, capazes de criar as condições para a companhia chegar à neutralidade climática até 2050.

Outro pilar deste novo ciclo contempla a ampliação da geração de valor entre a Lojas Renner S.A. e sua rede de parceiros para oferecer produtos e serviços mais sustentáveis. Um dos objetivos é que todas as suas marcas, incluindo a Camicado, maior varejista de artigos de casa e decoração do país, contem com fornecedores com certificação socioambiental. Atualmente, 100% da cadeia global de fornecimento de produtos da marca Renner já é certificada.

Esse olhar e compromisso das Lojas Renner é parte de um trabalho que vem sendo contruido há anos pela companhia, no qual a sustentabilidade também passou a fazer parte dos valores corporativos da marca. “Nosso desafio foi conhecer toda a cadeia, auditá-la, ter relacionamento, conhecer as práticas e impor uma agenda de gestão de performance socioambiental, porque assumir um compromisso tão desafiador como o de combater as mudanças climáticas precisa de base, e a base é a gestão”, afirmou Eduardo Ferlauto, gerente-geral de Sustentabilidade da Lojas Renner S.A em entrevista ao portal Consumidor Moderno, onde detalhou as iniciativas da marca no caminho da sustentabilidade.



+ NOTÍCIAS
Embalagens sustentáveis, um desafio para indústria no delivery
Programas de troca de eletrodomésticos estreitam laços com consumidores 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]