Fredéric Arnault, quarto filho de Bernard Arnault, líder do conglomerado LVMH, foi nomeado CEO da LVMH Watches. O executivo passa a ser responsável pelas marcas de relógio Hublot, TAG Heuer e Zenith, respondendo a Stéphane Bianchi, CEO da divisão LVMH Watches & Jewelry. As três marcas possuem, juntas, representam vendas anuais de cerca de 1,6 bilhão de francos suíços, ou US$ 1,9 bilhão. Desde 2020, Fredéric Arnault atua como CEO da marca TAG Heuer, na qual começou a trabalhar em 2017.
“Fréderic fez um excelente trabalho na TAG Heuer nos últimos 6 anos”, afirma Stéphane Bianchi. “A sua visão única e disruptiva para a indústria relojoeira levou a uma transformação espetacular para a TAG Heuer, que recuperou as suas credenciais em tempo recorde como a marca de relógios de luxo impulsionada pelo alto desempenho. Estou extremamente satisfeito por ter Frederic se juntando a mim na divisão de LVMH Watches & Jewelry para supervisionar nossas três Maisons de relógios, e ansioso para ver o que seus insights e visão únicos trarão para impulsionar o crescimento assistencial e sustentável para eles”.
Além da mudança de papel de Arnault, em seu lugar, Julien Tornare, então CEO da Zenith, passa a liderar a TAG Heuer. Já Benoit de Clerck sucedeu Tornare na Zenith, passando a ocupar a cadeira de CEO da Maison de relógios.
Herdeiro de luxo
Fredéric Arnault é um dos cinco filhos do bilionário Bernard Arnault, responsável pela criação do conglomerado que envolve marcas do setor de luxo como Tiffany & Co., Louis Vuitton, Dior, Moet Chandon e Hennessy. A família possui uma fortuna avaliada em US$ 187,2 bilhões, segundo a revista Forbes, sendo o segundo maior patrimônio do mundo, sendo que 47% têm como origem a fatia no grupo LVMH.
O novo diretor da divisão de relógios começou sua carreira na empresa em 2017 como líder de tecnologias conectadas da marca TAG Heuer. Em seguida, assumiu o cargo de diretor digital e estratégia até, em 2020, tornou-se CEO. Foi responsável por lançar uma linha de smartwatches da TAG Heuer com foco no esporte. Além disso, criou um plano para elevar a marca e criar a desejabilidade. Deu os primeiros passos na LVMH no uso de diamantes criados por laboratórios em alguns dos relógios mais caros da marca.
Anteriormente, atuou fora do conglomerado em empresas como Facebook, como estagiário de pesquisa sobre Inteligência Artificial (IA), e na consultoria McKinsey & Company, em um estágio de verão como analista de negócios.
A nova promoção de Fredéric é mais um movimento do líder do grupo LVMH em posicionar seus filhos e herdeiros em cargos de diretoria dentro do conglomerado. Além de Fredéric, a filha mais velha de Bernard, Delphine Arnault, comanda a marca de moda Christian Dior desde o ano passado. Já Alexandre Arnault ocupa a cadeira de Vice Presidente da Tiffany & Co.. Antoine Arnault comandou a marca masculina Berluti até o ano passado, quando saiu da operação dia a dia para negociar o patrocínio da holding nos jogos olímpicos sediados em Paris.
Novos diretores
Julien Tornare, novo CEO da TAG Heuer, possui uma carreira de 26 anos na indústria relojoeira. Iniciou sua trajetória na Raymond Weil, onde atuou por dois anos antes de atuar ao longo de 17 anos na suíça Vacheron Constantin, marca do grupo Richemont, assim como as Maisons Cartier, Piaget, Montblanc e Chloé. Ocupou a diretoria para o mercado suíço da marca e, em seguida, os cargos de presidente da marca nos Estados Unidos, diretor de vendas internacionais e diretor geração para a região Ásia-Pacífico. Desde 2017 ocupa a cadeira de CEO da Zenith, do grupo LVMH.
“É um verdadeiro orgulho e um grande prazer para mim ver Julien assumindo o comando da TAG Heuer”, afirma Bianchi. “Esta mudança é uma homenagem ao trabalho realizado por Julien nos últimos 6 anos na Zenith, conduzindo e orquestrando com sucesso a recuperação e o reposicionamento da Maison Sua nomeação também é um sinal de confiança de que o espírito empreendedor de Julien, suas excepcionais habilidades de liderança e sua forte experiência internacional e relojoeira serão decisivos na busca pela transformação e elevação da TAG Heuer”.
Já Benoit de Clerck, novo CEO da Zenith no lugar de Tornare, possui 25 anos de experiência na indústria também no grupo Richemont. Na organização, liderou as vendas globais nos mercados de bens de luxo em quatro continentes. Em seu último cargo, comandou a diretoria de vendas da Panerai.
“Tenho o prazer de dar as boas-vindas a Benoit na Divisão LVMH Watches & Jewelry como o novo CEO da Zenith”, declarou Bianchi. “Combinando uma sólida experiência em relojoaria com um profundo conhecimento do desenvolvimento de negócios internacionais, Benoit irá, sem dúvida, prosseguir o excelente trabalho realizado por Julien nos anos anteriores e moldar o futuro da relojoaria suíça com a Zenith”.
O valor do tempo
O conglomerado LVMH ingressou no segmento de relojoaria em 1999 com a compra da TAG Heuer e da Zenith. Entre janeiro e setembro de 2023, as vendas da divisão de relógios e joias do grupo cresceram em 5%, representando um valor de 7,9 bilhões de euros. No entanto, não a área não é a maior contribuinte das receitas do grupo, posição ocupada pelas divisões de moda e artigos de couro.
No entanto, a divisão de relojoaria e joias vem se tornando cada vez mais relevante dentro do conglomerado. Um exemplo dessa notoriedade está na aquisição da marca Tiffany & Co, em 2021, no valor de US$ 15,8 bilhões. Em 2022, as vendas da marca alcançaram 5,1 bilhões de euros. Em comparação, em 2020 – antes da aquisição pelo grupo –, as vendas registraram três bilhões de euros.