Pesquisar
Close this search box.
/
/
A relação entre as marcas, meu casamento e uma viagem ao Butão

A relação entre as marcas, meu casamento e uma viagem ao Butão

Você deve estar pensando se vale a pena dedicar uns 5 minutos de seu tempo para entender esta correlação – vamos lá então!

Neste momento, não sei bem se como uma trégua ou pela aproximação do final da pandemia, afinal aqui em São Paulo já tivemos a liberação do uso de máscaras em locais abertos e na maioria de locais fechados, a vida parece estar voltando com um gostinho de saudade.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Aspectos que talvez antes não percebíamos, agora trazem uma nostalgia: brisa no rosto. No domingo, fui a um aniversário sem máscara. Vou confessar que ainda com receio, mesmo assim dei a mão para alguns, beijei outros e alguns só um aceno de mão. A vida social está voltando. Um pouco tímida, por vezes não sabemos bem onde se sentar, no que pegar, e ainda com  aquele estranhamento se alguém espirrava…

Juntamente com os aspectos da vida privada, todo o resto está voltando! E, junto com ele, vamos redesenhando nossas relações com as pessoas, marcas, vida.

Quantos de nós não se deu conta da efemeridade da vida, deixou tudo para trás e caiu no mundo? Outros foram ler, estudar … mudamos, crescemos dentro da nossa finitude, difícil sair ileso desta pandemia, agora ainda misturada à uma guerra.

Foram refeitos acordos, laços que desenvolvemos com pessoas, marcas, com projetos antes desenhados para um futuro que parecia mais convidativo. Nesta revisão durante a pandemia foram formalizadas 77.112 dissoluções matrimoniais no Brasil (fonte: CNB 2021) – fora aquelas não oficializadas, É o maior número da série histórica desde 2007!

Questões de foro íntimo, redirecionamento de planos de voo, entendimento da finitude das coisas e então tomar coragem para redesenhar as rotas. O mesmo se dá com nossos outros relacionamentos onde geralmente o commitment é bem menor, portanto o escape bem mais fácil, rápido de ser feito quase sempre indolor.

Estou me referindo aos relacionamentos com as marcas, que nos envolvem, suportam, fazem parte e são panos de fundo de nossas histórias, mas que também têm seu tempo de relação, ciclo de vida. Na pandemia, os laços também foram restabelecidos, perdidos e refeitos.

Neste ambiente em que voam ex-maridos, ficantes, marcas, restaurantes, novos contratos são assinados. Contratos firmados através de compromissos subtendidos e cada vez mais sutis entre as pessoas e seu mundo. Se compramos produtos/serviços esperamos receber o que foi contratado, o que foi ofertado. Se estabelecemos relacionamentos com pessoas também estamos assinando contratos, promessas.

Foi-se o tempo em que não havia respaldos para os consumidores, a transação era um mero acaso, a sorte era um fator importante no sucesso da relação. O mesmo se dá em qualquer tipo de relacionamento, o que vale são os acordos, as alianças e obvio o cumprimento deles.

Isto posto, sigo estudando estas relações e fico indignada com algumas marcas. Pessoas que apesar de anos, aprendizados, perdas, continuam aplicando pequenos golpes, não respeitando acordos implícitos, e expondo pessoas como nós ao que já passamos.

A mais recente, acabei de perceber ao checar a fatura do meu cartão de crédito. Vi que o jornal O Estado de S. Paulo decidiu reajustar seu valor em 100% este último janeiro. Só faltou combinar e avisar a outra parte – o consumidor. Se você também é assinante deste meio de comunicação, corra! Pois o golpe foi dado na virada do ano!

Como me sinto? A mulher traída, a última a saber. Indignada, pego o telefone, pois o site do jornal não nos possibilita cancelar a assinatura. Eles continuam agindo como no início dos tempos, de uma forma arrogante, unilateral e muito prepotente.

Estadão, o mundo mudou. Um dos poucos veículos que considerava e respeitava como instituição de informação e que mantém este tipo de relação com seus clientes, hoje vejo como uma instituição atrasada, quase medieval e burra.

Está quebrando o contrato, os laços, a confiança. E isto não tem volta. Não aceitamos mais este tipo de relação em que somos assaltados, onde você coloca sua mão invisível em meu bolso e cobra uma fatura abusiva 100% acima do combinado. E ainda fica apostando naqueles que confiaram em você que não irão checar sua fatura e assim ganham mais um troco e sobrevivem mais um mês.

Que feio. Que falta de valor. Que falta de ética. Que falta de respeito. Que decepção com vocês! E, então, pergunto: qual a relação entre as marcas, meu casamento e uma viagem ao Butão?

O contrato! Aquele que é assinado pela confiança, mantido pela integridade e respeito entre as partes. Meu casamento não existe, a assinatura do jornal foi cancelada por falta de honestidade da empresa. E quanto ao Butão? Agendei uma viagem ainda para este ano, para conhecer o país com o maior nível de felicidade do mundo. Mas com certeza não abastecido de notícias pelo Estadão!

* Evelyn Rozenbaum é psicóloga, pesquisadora, consultora e professora de MBA de inteligência de consumo e marketing e CEO da Usina de Pesquisa.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Artigos

A desconstrução de uma marca – carta aberta a Oskar Metsavaht

Do encantamento a decepção: atendimento da Grendene mostra despreparo para a era digital

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]