Pesquisar
Close this search box.
/
/
O impacto do Reels na indústria do entretenimento

O impacto do Reels na indústria do entretenimento

Prêmio de música totalmente dedicado às mulheres lança categoria inédita com inscrições exclusivamente via Reels; mais um exemplo do poder do formato em video no entretenimento digital

É fato que cada vez mais indústrias, marcas e o entretenimento de forma geral se apropriam do poder dos vídeos nas plataformas digitais para se comunicarem com seu público na internet – sobretudo, via Instagram com a ferramenta Reels.

Um levantamento realizado pela Buzzmonitor entre 2020 e 2022, já apontava essa ascensão do formato nas principais plataformas utilizadas no Brasil.

Pela ótica das novas gerações, o Reels se transformou não apenas numa febre em compartilhamento de vídeos, mas, em uma das maiores plataformas de engajamento em marketing para as empresas.

De olho nessa cultura digital, a indústria da música, por exemplo, tem utilizado essa ferramenta para gerar maior engajamento e impacto entre artistas e sua comunidade.

É caso do WME Awards by Music2!, prêmio totalmente dedicado às mulheres do universo musical, que acaba de anunciar uma categoria inédita para sua sexta edição em 2022.

Em parceria com o Instagram, “Manas For Reels” a premiação terá este ano inscrições exclusivamente via Reels (a partir do dia 27 de outubro até o dia 16 de novembro).

De acordo com a organização do prêmio, poderão participar cantoras, instrumentistas e bandas formadas por mulheres, que já tenham pelo menos um lançamento musical publicado em uma plataforma de streaming.

Para se inscrever, basta o artista publicar um Reels autoral de forma pública no Instagram, preencher o formulário que está disponível no site e no Instagram do WME, e engajar a comunidade.

Os vídeos deverão ter de 15 a 90 segundos e na legenda a hashtag #ManasForReels. Os vinte Reels com o maior número de curtidas e comentários serão selecionados. A partir desta seleção, a diretoria do WME informa que irá escolher as cinco artistas finalistas da categoria, que estarão presentes no palco no dia do evento, quando a vencedora será anunciada.

Ainda sobre a premiação, o júri técnico do prêmio terá como critérios principais a criatividade usada nos Reels e, claro, a qualidade musical. Vale tudo: lipsync, dança, batuque da música preferida, entre outros. O importante é produzir um conteúdo com qualidade, personalidade, aproveitando as diversas possibilidades de criação dos Reels.

Vale ressaltar que o Women’s Music Event (WME) é uma plataforma de música, negócios e tecnologia, criada para aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música. Idealizada por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, estreou em março de 2017 com a WME Conference, em São Paulo, atraindo mais de mil pessoas em painéis de debate, workshops, shows e festas.

Desde então, já realizou seis edições, com mais de 80 horas de conteúdos digitais e dezenas de shows, painéis e workshops ao vivo, impactando um público de cerca de 10 milhões de pessoas em sua história e gerando, a cada ano, cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Além da conferência, acontece anualmente a WME Awards by Music2!, premiação desmembrada em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra.

Por que o Reels tem chamado a atenção das indústrias?

Voltando ao tema de vídeos em plataformas digitais, estudos apontam que a proporção de vídeos no Instagram aumentou 375% em julho deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Um dos motivos desse aumento se deve ao lançamento do Reels como função corporativa em setembro de 2021.

Não só a indústria da música, mas, em todos os segmentos, essa ferramenta para criação de vídeos tem auxiliado empresas e marcas e criarem uma identificação maior com seu público e proporcionar um caminho mais ágil para novas oportunidades de negócio. No caso da música, unir entretenimento e artistas nessa plataforma tem ampliado estratégias e novos modelos de receita.

Para as gerações acostumadas ao poder dos vídeos em plataformas como Youtube, o Reels vem tentando prolongar ainda mais essa experiência com esse público, porém, o crescimento de novas plataformas como TikTok (com destaque para sua facilidade de uso e interação) tem dificultado o caminho do Reels no engajamento com um público bem mais jovem.

Muito além de toda complexidade sobre cada uma dessas plataformas, o fato é que os vídeos nunca foram tão consumidos na internet como vem sendo nos últimos tempos. Paras as marcas, existe grandes oportunidades nesse cenário – sem dúvida-, o mais importante nisso tudo é a criação para essas plataformas estar alinhada com o conceito da marca e o seu público.

Pesquisas já apontam que as marcas ganham quase 40% mais em engajamento com a utilização do Reels, por exemplo. O interessante é ver como novos players, como o caso do prêmio Women’s Music Event (WME), se apropriarem dessa ferramenta e diversificarem suas estratégias na busca por novos modelos de divulgação e engajamento para atrair um público ainda maior.


+ Notícias

TikTok ou Reels: onde investir para aumentar o engajamento? 

Marketing de influência: o que aprendemos com marcas fast fashion? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]