O Grupo Pão de Açúcar cresceu 13,3% em receitas líquidas no ano passado, frente a 2013. Ao todo, a maior companhia de varejo do País acumulou R$ 65,5 bilhões em receitas no ano, segundo relatório divulgado pela companhia.
O crescimento expressivo, acredita o GPA, deve-se ao crescimento orgânico da empresa, que abriu 212 novas lojas das quais 124 foram pelo GPA Alimentar e as outras 88 pela Via Varejo. O GPA Alimentar engloba Multivarejo (Extra e Pão de Açúcar) e Assaí, ao passo que Via Varejo engloba Casas Bahia e Ponto Frio. Compõe o portfólio do GPA ainda a Cnova (Cnova Brasil e Cdiscount), de varejo online.
O varejo alimentar do Grupo cresceu 9,2% no ano, com receita que alcançou R$ 34,741 bilhões. Já a Via Varejo cresceu 4,2%, com valor acumulado em R$ 22,674 bilhões. Considerando o fechamento de 32 lojas no segundo trimestre do ano passado, por determinação do Cade, o crescimento da Via Varejo foi maior, de 5,1%.
A Cnova divulgou ontem os resultados e registrou em 2014 alta de 90,2% em receitas, com valor que alcançou os R$ 8,172 bilhões.
Considerando o crescimento com base nas mesmas lojas de 2013, o GPA cresceu 5,9% em receitas líquidas, o varejo alimentar cresceu 3,5%, Cnova, 28,1% e Via Varejo, 3%.
Os resultados do último trimestre de 2014 foram positivos. A receita líquida do GPA alcançou os R$ 19,7 bilhões, um aumento de 16,2% frente ao quarto trimestre de 2013. O aumento foi influenciado pela abertura de 117 novas lojas somente nos últimos três meses de 2014 – muitas delas nos novos formatos da companhia, menores e de bairro.
No período, a receita líquida do varejo alimentar atingiu os R$ 9,8 bilhões, um crescimento de 5,8%, também por conta de inagurações: foram 57 novas lojas. No conceito mesmas lojas, no entanto, o crescimento foi de apenas 1%.
Já Via Varejo cresceu 4,4% no trimestre, com receita líquida fechando a R$ 6,4 bilhões. Ao todo, foram abertas 60 lojas das bandeiras de Via Varejo.
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