A receita líquida consolidada do GPA alcançou os R$ 15,1 bilhões no terceiro trimestre deste ano, segundo reportou hoje (11) a empresa. O valor representa um crescimento de 4,4% em relação ao mesmo trimestre de 2015.
O desempenho positivo do Grupo foi influenciado diretamente pelo crescimento de 14% da unidade Alimentar da companhia, formada pelo Multivarejo (bandeiras Extra e Pão de Açúcar) e pelo Assaí, atacarejo do grupo. Somente o Assaí registrou um crescimento de 45,7% na receita líquida, que totalizou R$ 3,737 bilhões no período.
O atacarejo tem sido um dos segmentos que mais têm ganhado com a crise econômica. Com a inflação ainda alta e o bolso mais apertado, os consumidores voltaram a fazer a “compra do mês” e viram nos atacados uma opção para comprar em grandes quantidades a um preço mais em conta.
No GPA, o Assaí tem sido destaque de crescimento trimestre a trimestre, principalmente nos períodos em que o varejo sentiu mais a queda nas vendas. Já as bandeiras do Multivarejo apresentaram crescimento de 1,1% em relação ao mesmo trimestre de 2015.
Ao todo, a unidade Alimentar do GPA totalizou mais de R$ 10 bilhões em vendas no terceiro trimestre. Segundo a companhia, as vendas totais das categorias de alimentos apresentaram crescimento de 18,6%. Essa aceleração, diz o GPA, reflete a recuperação de vendas do Multivarejo, impulsionada pelas dinâmicas comerciais implementadas na bandeira Extra ao longo do segundo trimestre, que reforçaram o posicionamento da bandeira como uma marca com preços mais competitivos.
A abertura de 36 lojas nos últimos 12 meses ajudou a incrementar as vendas. O resultado no conceito mesmas lojas – aquelas abertas há mais de 12 meses – também contribuiu: elas cresceram 8,9%, o melhor desempenho nos últimos três anos.
Ao todo, foram inauguradas 4 lojas no trimestre, sendo 3 Assaí e 1 Casas Bahia, totalizando 40 novas lojas nos últimos 12 meses. Atualmente 15 lojas estão em construção: 9 lojas do Assaí, incluindo 2 conversões de Extra Hiper, uma do Pão de Açúcar e outras 5 lojas do Minuto Pão de Açúcar.
Segundo a empresa, “os formatos de maior retorno seguem como prioridade da Companhia tanto para expansão quanto para conversões entre formatos”.