Pesquisar
Close this search box.
/
/
A Realidade Virtual é um jogo. E o Google quer dar as regras

A Realidade Virtual é um jogo. E o Google quer dar as regras

Realidade Virtual para divertir todo mundo. Essa é a ideia do Google apresentada no SXSW. Conheça o projeto

O Google Play é hoje uma das mais importantes plataformas para que os desenvolvedores de games atinjam grandes audiências. Essa oportunidade ganha uma nova dimensão com a incorporação da linguagem da Realidade Virtual em games, diversificando o catálogo de opções disponíveis.

No SXSW, Jamil Moledina, líder da estratégia de games do do Google Play diz como a empresa está adaptando a loja de Apps para acomodar o portfólio do projeto DayDream – de dispositivos de RV – para popularizar esse novo formato de jogos para um grande público.

Jamil funciona também como curador dos segmentos-chave de games para novas plataformas, como a TV Android e a iniciativa DayDream, voltada dispositivos móveis de alta performance em Realidade Virtual.

O painel de Jamil – “DayDream para todos: Realidade Virtual e o Google Play Games” baseou-se justamente na necessidade de tornar esses dispositivos mais confortáveis, que possam transportar as pessoas para outras realidades, combinando um óculos com um revestimento mais suave e um controle remoto touchpoint.

“Organizar a informação do mundo e torná-lo universalmente acessível e útil” é a missão do Google e a iniciativa DayDream ajusta-se à ela. Por meio do smartphone acoplado aos dispositivos, mais pessoas poderão ter acesso aos conteúdos disponíveis no Google Play.

Fotos de Jaques Meir
Fotos de Jaques Meir

Chega de demos

O portfólio de Realidade Virtual ainda está muito concentrado em conteúdos de adrenalina e de curta duração. A paisagem está lotada de demos e ainda repleta de fricção. O princípio que norteia o Google é justamente tornar o dispositivo plug and play. Acoplar o smartphone no óculos e então permitir que o usuário tenha a experiência. Exatamente por isso que um game pode ter aplicações incríveis em Realidade Virtual. Nade de consoles cheios de botões de controle. O foco é sempre a acessibilidade. Não por acaso, o desenvolvimento dos games pode obedecer à uma metodologia “outside in”, do consumidor, do jogador para dentro. Em termos de personagens, jogos com robôs, personagens de cartoons, animais podem gerar games espetaculares.

Os 3 princípios dos games com RV

Segundo Jamil, os games, na perspectiva do Google Play devem obedecer a 3 requisitos básicos para serem bem-sucedidos:

1 – Conteúdo – com apelos curiosos, capazes de gerar engajamento intenso.

2 – DayDream – Dispositivos confortáveis, conteúdo modelado com games completos, não demos e que permitam controle total do usuário.

3 – Modelo de negócio – jogos premium, episódicos e baseados em Apps, com receita recorrente. E jogos grátis, para garantir acesso.

A partir desses princípios, o Google quer que os desenvolvedores tenham liberdade para criar no sentido de fornecer games realmente motivadores.

Por outro lado, se o desenvolvimento dos games tem liberdade, a publicação na loja deve ser submetida previamente à curadoria. Jamil diz ser importante avaliar cada Game antes de liberá-lo ao público.

IMG-20170316-WA0010

Onde o calo aperta

A Realidade Virtual é uma excelente forma de demonstrar empatia e fazer pessoas vivenciarem experiências de outras pessoas, “sentirem-se no sapato do outro”, diz Jamil, o que pode colaborar para esforços de inclusão e de educação contra preconceitos. Um exemplo é o jogo de Realidade Virtual…Virtual. Você jogando um jogo no qual um personagem joga um jogo. Dessa forma, colocando-se na pele de um jogador virtual, é possível recriar e ter a sensação de estar no jogo dentro do jogo.

Via de regra, o Google que sistematizar o uso da Realidade Virtual para que possa fazer dela um negócio viável. Não há projetos de monetização recorrente para RV e os games podem ocupar esse espaço. Ao invés de milhares de desenvolvedores criando aplicações e conteúdos sem qualquer controle, a iniciativa DayDream pode ser uma resposta que defina regras para tornar a RV um negócio promissor.

Convém ficarmos de olho.

*Jacques Meir é Diretor Executivo de Conhecimento, Conteúdo e Comunicação do Grupo Padrão.

Acompanhe a cobertura exclusiva do festival SXSW 2017 pela hashtag #CMnoSXSW.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]