Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quando a realidade te pega de surpresa

Quando a realidade te pega de surpresa

"Devemos planejar, tanto quanto possível, usando estudos sobre o futuro. Só precisamos lembrar que planos não servem apenas para atingir objetivos"

“A vida é o que acontece quando você está ocupado fazendo outros planos”. Essa frase é atribuída a John Lennon, o que a torna ainda mais pungente. Obviamente, não era parte dos planos do artista encontrar seu assassino no dia 8 de dezembro de 1980. A frase provavelmente é anterior a ele, mas o importante é o que ela demonstra: a realidade sempre pega você de surpresa.

Neste ponto, eu gosto de assumir um ponto de vista paradoxal para um futurista: graças a Deus! É ótimo que a realidade nos pegue de surpresa. E há muitas razões para isso.

Em primeiro lugar, se fosse realmente possível fazer planos em que a realidade não nos surpreenderia, sempre saberíamos o que esperar. Venhamos e convenhamos: isso seria muito chato! Essa é uma das premissas da indústria de jogos e loterias: as pessoas jogam porque podem ser surpreendidas. Você pode, é claro, planejar suas economias até chegar ao primeiro milhão. No entanto, seria mais divertido ganhar um milhão na Mega Sena a qualquer momento. Eu não tive essa sorte. Bons amigos me dizem que o pré-requisito para vencer na Mega é comprar os bilhetes. Talvez seja por isso que jamais ganhei…

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Em segundo lugar, pode ser bom algumas coisas nos pegarem de surpresa. As pessoas hoje em dia são impacientes, nosso ritmo acelerado nos faz querer que as coisas mudem rapidamente. Nas palavras do poeta dinamarquês Piet Hein: “Antigamente, os velhos tempos tinham acontecido há cem anos. Hoje, aconteceram ontem”. Por outro lado, algumas coisas levam tempo para amadurecer. Leva tempo entre uma tecnologia ser inventada e ser efetivamente transformada em um produto que funcione e possa estar no mercado.

Seu colunista conheceu pessoas inteligentes de TI – sim, elas existem! – que afirmam que muitas das descobertas dos anos 1990 saíram conforme o esperado, mas o sucesso das mensagens de texto por telefone os pegou completamente de surpresa. A nanotecnologia e a biotecnologia provavelmente oferecem oportunidades para produtos que não podemos nem imaginar. Provavelmente acontecerá o que aconteceu com alguns apps: de repente, tornam-se parte da nossa realidade.

Em terceiro lugar, um futuro eficiente e planejado significa que ninguém terá lucros extraordinários. Se as coisas são previsíveis e planejadas, todo mundo seguirá na mesma linha e ninguém ganhará muito dinheiro. Não há nada de errado com altos lucros, se eles forem investidos em crescimento e empregos ou em caridade e cultura. Nesse caso, tornam-se uma fonte importante de impostos, ao mesmo tempo que é irrelevante saber se esse recurso elevado será investido pelo governo ou pelo cidadão a título de filantropia. Lucros excessivos tornam-se um problema quando compram Rembrandts e outros itens do gênero, que beneficiam somente ao dono.

E então? Devemos dispensar os planos e parar com estudos futuros? Não! Devemos planejar, tanto quanto possível, usando estudos sobre o futuro. Nós só precisamos lembrar que bons planos não servem apenas para atingir objetivos, mas para aguçar nossa consciência de que a realidade pode ultrapassar o que planejamos. O que nos dá a chance de, talvez, reagir a tempo.

*Peter Kronstrom é head do CIFS

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]