Pesquisar
Close this search box.
/
/
Apoio a negócios locais e previsão no CX levam Rappi aos U$ 5 bilhões

Apoio a negócios locais e previsão no CX levam Rappi aos U$ 5 bilhões

Superapp recebe mais U$ 500 milhões em rodada de investimentos por se manter gerando valor a negócios locais e sanando fricções na experiência

Se você já cometeu o ato falho de chamar a Rappi de ‘happy’, certamente não foi a única. O superapp colombiano está no hall dos serviços mais marcantes e impossíveis de abrir mão na rotina justamente por sua experiência extraordinária que faz o usuário, literalmente, feliz. Acordou, preparou o desjejum e faltou café? É só pedir e esperar oito minutos. O-i-t-o. Em um negócio nascido para facilitar a vida das pessoas gerando valor aos negócios locais e de bairro, o Rappi tem constantemente se adiantado aos quereres dos consumidores e refinado seus serviços a partir de uma centralização do cliente no negócio.

Sua centralização no cliente, no sentido mais puro do termo, hoje a leva para uma avaliação em U$ 5,25 bilhões. Depois de um aumento de capital de mais de U$ 500 milhões em uma rodada de investimentos liderada por fundos como T. Rowe Price, Third Point e Softbank, a Rappi tem seu reconhecimento reforçado pela constante externalidade positiva do negócio.

“Nosso principal objetivo é apoiar a recuperação das regiões onde atuamos e ajudá-las a emergirem ainda mais fortes das dificuldades dos últimos tempos. Como uma das empresas tecnológicas pioneiras na América Latina, compreendemos que temos um papel e uma responsabilidade únicos em contribuir para um ecossistema tecnológico que está transformando o futuro. Mantendo-nos fiéis aos nossos princípios de empreendedorismo, podemos contribuir com o bem-estar de nossos clientes ao cumprir com nossos objetivos e criar valor”, diz a empresa em anúncio sobre o aporte.

Superapp de dois botões

Fundado em 2015, o Rappi é um dos primeiros superapps latinos e hoje é usado em 250 cidades de nove países da região. Em conversa com a Consumidor Moderno para uma matéria especial sobre inovação que sai na versão eletrônica da revista dia 12 de agosto, o CMO do Rappi Brasil, Fernando Vilela, conta que o app foi criado e se estrutura em duas vertentes.

“Nosso principal ponto é que nascemos com dois botões: um botão chamado ‘compra de bairro’ ou ‘compra de conveniência’ e outro chamado ‘qualquer coisa’. A partir desses botões fomos desenvolvendo verticais, até que criamos mercado, farmácia, o Rappi cash, pet shop, et cetera. Com essa nossa cultura, a gente fala com o cliente o dia todo”, explica Vilela.

Assim, o Rappi proporciona uma experiência que permite aos consumidores pedir praticamente qualquer coisa, seja produto ou serviço, com um vasto leque de conveniências. Além das entregas tradicionais, os usuários podem receber produtos em menos de dez minutos com o Rappi Turbo — que resolve a fricção do tempo de entrega na jornada do cliente — ou acessar serviços financeiros, por exemplo.

Aos bairros com seus negócios locais, o Rappi é um meio de vendas digital que proporciona uma forma das pessoas gerarem renda e economia de tempo — em outras palavras, “conveniência”.

A arte de falar com o cliente

Vilela enfatiza que o refinamento do CX se dá pelo contato constante com o cliente, e que nenhuma empresa deve se dar a opção de não manter contato constante com ele.

“Você fala com seu time e fala com o cliente. E aqui não precisa ter desculpa: manda Whatsapp, liga. É bom ter claro que não falar com o cliente não pode ser uma opção. É a única forma de criar vantagem competitiva duradoura, pois você está em um mercado que a cada hora alguém pode te disruptar com uma proposta de valor igual e uma jornada totalmente distinta”, observa o executivo.

Além disso, a arte de falar com o cliente pede certa praticidade, na visão de Vilela. “Mensurar o que dá para ser mensurado. A empresa fala que vai fazer pesquisa, fazer o teste ‘A’ ou ‘B’, mas não tem a ferramenta para isso e gasta muita energia para ver a ferramenta. Não importa muito o valor absoluto, mas o valor adicional. Você tem que começar de algum lugar”, frisa Vilela, chamando a atenção para a agilidade em sanar fricções na experiência do cliente.


+ Notícias

Futuro das fintechs pede entendimento sobre gerações, personalização e dados

Top 10 de crescimento de varejo eletrônico tem Brasil em segundo lugar

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]