/
/
Raia Drogasil dispara e tem lucro 27% maior em 2016

Raia Drogasil dispara e tem lucro 27% maior em 2016

Companhia segue com ritmo forte de crescimento e abriu 212 lojas em um ano em que o varejo amargou perdas. Veja o que fez a empresa crescer

Difícil segurar a Raia Drogasil. Mais uma vez a companhia apresentou resultados mais do que positivos. Em 2016, a empresa registrou um lucro líquido ajustado de 27,6% maior, para quase R$ 500 milhões.
Ao todo, as vendas da empresa ficaram em R$ 11,8 bilhões, um aumento de 25,5%, considerando todo o portfólio de lojas. Considerando o conceito mesmas lojas, aquelas abertas há mais de 12 meses, a empresa apresentou vendas 14,3% maiores.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Assim como fizeram muitas redes nos últimos dois anos, a companhia fechou 27 lojas consideradas ineficientes. Contudo, abriu outras 212 operações, superando o plano de 200 aberturas por ano. Ao todo, a empresa fechou 2016 com 1.420 lojas.
“No exercício de 2016 a Raia Drogasil apresentou um forte desempenho, com recordes de crescimento e rentabilidade em um cenário desafiador. Nossos resultados refletem a natureza defensiva do nosso setor, a robustez da nossa estrutura de capital, que nos blinda de um mercado com crédito escasso e altas taxas de juros, e a força da nossa execução, alavancando ganhos sustentáveis de participação de mercado e criação de valor em um ambiente bastante competitivo”, disse a empresa em relatório a investidores.
Segundo a empresa, desde 2014 ela segue pilares estratégicos para criar diferencial no mercado: Acelerar a Expansão Orgânica; Introduzir Novos Formatos; Incrementar a Gestão de Categorias e a Experiência de Compras; e Envolver, Analisar e Potencializar Clientes.
Por conta disso, além das aberturas, a companhia desenvolveu, por quatro anos, a Farmasil, modelo formatado para atingir o público das classes C e D. Outra aposta da companhia é o formato Big Store, com lojas de 350 metros quadrados.
A empresa também aposta em novo programa de fidelidade, que deve sair do formato de pontos e que está em fase piloto e na personalização, para aumentar a experiência com os consumidores.
A companhia registrou um fluxo de caixa livre total de R$ 34,9 milhões em 2016 – este é o quarto ano seguido de geração de caixa livre positivo. No ano passado, a empresa investiu R$ 489,1 milhões em novas lojas, reformas de lojas, CDs, logística e tecnologia.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]