Arte não é uma coisa que deve ficar presa apenas dentro de museus. A arte também é uma ferramenta de expressão, educação e ressocialização para pessoas sem acesso a oportunidades. E é uma obrigação das empresas levar impactos positivos para as comunidades do entorno onde se instalam.
Estas três premissas, unidas, foram a base para a criação do projeto “Adding Color to Life” (“adicionando cor à vida”, em inglês), promovido pelo grupo hoteleiro Carlson Rezidor, dona da bandeira Radisson no mundo.
Em parceria ao muralista nova-iorquino Joel Bergner, os hoteis Park Inn, também do grupo, oferecem oficinas de pintura e grafite e cria grandes paineis coletivos em muros da cidade com jovens e adolescentes locais vivendo em situações de risco ou fragilidade. Crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, orfanatos e refugiados são alguns dos perfis que aparecem entre os participantes.
A iniciativa foi uma das quatro vencedoras da edição de 2017 do Prêmio UNWTO de Excelência e Inovação em Turismo, realizado pelo braço de promoção ao turismo das Nações Unidas. Mais de 150 projetos, de 55 países diferentes, se inscreveram, entre empresas, ONGs e poder público.
“É um projeto que envolve não só arte pública, mas também a união de pessoas com diferentes vivências para usarem sua criatividade em prol de um objetivo comum”, diz Bergner. “É importante que os jovens percebam que eles têm o poder de promover uma mudança social em sua comunidade e de se conectar com outros jovens e adultos de uma maneira positiva.”
Bergner vive no Brooklin, em Nova York, mas viaja o mundo com o seu projeto, o Artlution, organização que promove oficinas e projetos de arte em comunidades carentes. Regiões tão díspares quanto Estados Unidos, Palestina e Kenia são algumas por onde já passou.
Em 2014, Bergner veio para o Rio de Janeiro a convite do consulado norte-americana, para fazer os grafites que enfeitaram a Vila Olímpica do Vidigal. A oficina foi feita junto às crianças e adolescentes da comunidade do morro.
O projeto “Adding Color to Life” começou em 2015 e já pintou murais em nove cidades onde há um Park Inn instalado, entre elas Bruxelas, Joanesburgo e Cracóvia. Veja as fotos:
[masterslider id=”21″]