Pesquisar
Close this search box.
/
/
Química: muito além da sala de aula

Química: muito além da sala de aula

Veja curiosidades e aplicações práticas de algo que é muito mais do que uma matéria escolar: a química!

A química está mais presente no dia a dia do que a gente imagina. Em conjunto com a Física, costumam ser duas das matérias renegadas em anos escolares. No entanto, ambas têm muito mais aplicações práticas no nosso dia a dia do que podemos imaginar.

Aliás, sem a química, muitas coisas não existiriam como as conhecemos. Para comemorar o Dia Nacional do Químico, que acontece no dia 18 de junho, Rony Sato, Gerente de Tecnologia e Inovação da BASF para a América do Sul, nos mandou uma lista com as inovações mais surpreendentes da indústria química – e que estão presentes em nossas vidas diárias.

•    Brinquedos:

Para desenvolver brinquedos seguros, a indústria química criou uma série de soluções, entre elas o poliestireno e o plastificante. O poliestireno está presente no planejamento e concepção de diversos brinquedos. Em 1974, a BASF forneceu a matéria-prima para os bonequinhos do Playmobil e, desde 1977, está presenta nas peças do mais famoso brinquedo de montar: o Lego.

Já os plastificantes, responsáveis pela flexibilização dos plásticos, podem ser encontrados em brinquedos mais macios e dobráveis. A BASF lançou uma edição especial de bonequinhos smurfs, fabricados com o produto.

•    Cerveja e vinho:

Responsáveis pela filtração e estabilização das cervejas e vinhos, os polímeros de PVP mantém a qualidade das bebidas por mais tempo. Produzido pela BASF, o Divergan® impede que a cerveja perca sua qualidade antes de seis meses. É também o Divergan® que impede que o sabor da “loirinha” mude depois de algum tempo.

•    Calça Jeans:

Para colorir as calças mais famosas do mundo, a BASF desenvolveu corantes de anilina, alizarina e índigo para a indústria têxtil. Com o pigmento Indigo Blue, a companhia foi a primeira fornecedora da tonalidade azulada pela qual as calças jeans são tão famosas. Nos últimos 120 anos, a BASF não parou de contribuir para a inovação constante desse coringa da moda, permitindo que fosse colorido, desbotado, amaciado, alterado, dando-lhe possibilidades infinitas de aplicação.

•    Fraldas:

Com o intuito de melhorar a qualidade das fraldas desenvolvidas nos anos 50, a indústria química investiu em pesquisas para encontrar alternativas mais absorventes que o algodão. A resposta foram os polímeros superabsorventes. Conhecidos como SAPs, eles podem absorver várias vezes seu próprio peso em fluido e retê-lo, mesmo sob pressão, ou seja, não há retorno do líquido absorvido. O Hysorb®, inovação em superabsorventes para fraldas desenvolvida pela BASF, consegue absorver e reter líquido até 400 vezes seu peso molecular.

•    Calçados:

Desde uma delicada sapatilha até uma bota de alpinismo, uma chuteira de futebol, um sapato de segurança ou um tênis de última geração, sem os poliuretanos os calçados não seriam tão leves ou confortáveis. Presentes em todas as partes, do solado às peças decorativas, esses componentes dão mais desempenho e proporcionam muito mais durabilidade para todos os tipos de calçados. Patins do tipo roller blading e rodas de skate só se tornaram econômicas e resistentes graças à introdução de peças de poliuretano, fortes e resistentes à abrasão.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]