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Questão de sabor

Questão de sabor

O café e o que os brasileiros realmente sabem sobre ele

* Por Renata Gancev

Uma das bebidas mais famosas do mundo é uma amiga íntima dos brasileiros. Seja para acordar, para conversar com os amigos, após o almoço ou recebendo visitas, o café é uma bebida que aproxima, traz a sensação de aconchego e faz grande parte da população suspirar ao sentir seu cheiro se espalhando pelo ambiente.

O Brasil é o maior produtor dessa bebida. A cada três xícaras bebidas no mundo, uma é feita com café nacional e, em poucos anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o brasileiro será o maior consumidor, ultrapassando os norte-americanos. Sua relação com o café é histórica: até o final do século XIX o grão era o principal produto de exportação brasileiro. O lucro da economia cafeeira proporcionou o desenvolvimento industrial de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de atrair imigrantes de diversas nacionalidades para trabalhar nos cafezais. As mansões da Avenida Paulista eram provas desse sucesso.

No entanto, mesmo sendo o maior produtor mundial e o segundo maior consumidor, o café consumido no Brasil está longe de ser considerado de qualidade superior. Isso não significa que o Brasil não produz cafés de boa qualidade, muito pelo contrário: existem milhares de pequenas propriedades que produzem lotes excelentes, mas muito pouco fica no mercado interno. Praticamente toda essa produção de qualidade superior vai para o exterior e, caso você tenha a oportunidade de tomar um café em alguma das melhores cafeterias da Europa, saiba que muito provavelmente o grão foi produzido no Brasil.

Com o avanço da cultura dos cafés especiais, essa realidade está mudando por aqui. O consumo de café gourmet, com sabores e aromas diferenciados, ainda é pouco conhecido, mas, de olho nesse mercado, criamos o GrãoGourmet.com, um serviço de assinaturas de cafés especiais no qual o cliente recebe todo mês um café diferente, sempre 100% arábica e de altíssima qualidade. Cafés com notas cítricas, florais, achocolatados e uma infinidade de características únicas que ainda não são facilmente encontradas no mercado brasileiro.

Exploramos e apresentamos um mundo ainda desconhecido pelos apreciadores de café, além de fornecer informações e curadoria sobre a bebida. Cada lote de café é criteriosamente escolhido e a torra é sempre fresca, para que o café não perca suas características sensoriais. Diferente do café tradicional, o café especial é mais suave e possui uma torra mais clara. A avaliação da qualidade do lote, segue o padrão da Specialty Coffee Association of America (SCAA) e apenas lotes com pontuação superior a 80 pontos são escolhidos.
 
Com todo o trabalho de curadoria de cafés especiais, o consumidor começa a perceber que o café é tão complexo quanto o vinho e inicia sua experiência de degustar e perceber as diferenças existentes em cada microlote. Este é o nosso desafio: educar o consumidor, que está acostumado ao café tradicional, e levar informações para que ele embarque nessa experiência. Quem conhece microlotes de qualidade superior dificilmente volta para o cafezinho do mercado.

* Renata Gancev é fundadora do GrãoGroumet.com e será palestrante do BR Week 2015, o principal congresso de varejo do País. O evento acontecerá entre 27 e 30 de julho no Hotel Transamérica em São Paulo, com o tema ?A força da eficiência?, e reunirá mais de 100 palestrantes e cerca de 3.000 congressistas para debater os rumos do varejo brasileiro em tempos de ajustes e busca por produtividade.

Confira a lista completa de palestrantes e a programação do evento em www.brweek.com.br.

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