Pesquisar
Close this search box.
/
/
Da queixa ao engajamento: as histórias de conexões com o consumidor

Da queixa ao engajamento: as histórias de conexões com o consumidor

Em painel no CONAREC, executivos de diversas empresas contaram histórias de novas conexões com o consumidor e até a reinvenção do próprio negócio

Da queixa ao engajamento com o cliente. Virar o jogo no relacionamento com o consumidor nem sempre é fácil, mas o que não faltam são bons exemplos a serem contados pelas grandes companhias brasileiras. 
O CONAREC discutiu essa virada de mesa – para o lado do bem – entre consumidores e empresas no painel “Engajamento que impulsiona a reinvenção”. Não por acaso, a mediadora foi Juliana Feitosa, uma designer thinker, ou seja, uma pessoa especializada em traçar estratégias para solucionar problemas.
Rogério Nunes, que recentemente assumiu a direção de relacionamento com o cliente da unicórnio brasileira Gympass, lembrou de um consumidor que se queixou da experiência do serviço que conecta pessoas com academias. Na ocasião, um pai  informou que teve dificuldade de realizar o check-in no aplicativo de celular para ter  acesso à academia. Detalhe: o filho estava no colo e ele não conseguiu realizar o procedimento.
A história pode parecer tola, mas não foi ignorada pela companhia. A empresa decidiu revisar o processo para torná-lo mais agradável para todos os usuário – inclusive para o pai que se queixou. “Voltamos para a empresa para mudar o processo. A empresa vai continuar com o check-in diário, mas não queremos repetir o que ocorreu com a criança no colo. Estamos redesenhando processos para que isso não se repita”, disse Nunes.

Longa história de mudanças

Zeca Vieira, diretor de marketing da Sulamérica Seguros, afirmou que as mudanças se tornaram uma rotina ao longo da história de 123 anos da companhia. Eles revisitaram processos e até serviços para se adaptar ao consumidor. “Eu tenho 20 anos de Sulmaericana. A companhia acompanhou todos os movimentos de mudança na sociedade para poder sobreviver. Hoje, podemos dizer que somos uma empresa focada no cliente e sólida naquilo que nós nos propomos a fazer. Um dos mais processos que mudamos na companhia é o reembolso do plano de saúde, que era demorado e traumático. O processo mudou completamente”, afirma Vieira.

De fita cassete a tintas

Fabiano Sant’Anna, chief digital officer south America da Basf, brincou com a plateia sobre a história da companhia. Ele lembrou que muitos reconhecem a empresa pela fita cassete, mas a companhia tem uma atuação em ampla no mercado consumidor. Um exemplo é a Suvinil, que pertence à empresa a Basf. “Hoje, ela atua em diversas cadeias de valores e isso gera maior engajamento. Mas o que eu faço na prática? Eu ajudo o varejista a vender o meu produto. Eu executo o marketing digital sem custo para o meu parceiro. Eu preciso ajudar você a vender. Não adianta fazer comercial na Globo, pois não vou vender nada”, disse.

Comunidade

Flávia Rosário, head de marketing do Waze, contou que o engajamento é fundamental para o processo de reinvenção dos negócios e citou o exemplo da própria companhia. Segundo ele, o mundialmente famoso mapa de trânsito foi construído a partir da colaboração de diversas pessoas, que se engajaram na produção de um serviço que realmente ajudasse o motorista. O engajamento ainda é o fundamento da plataforma, pois são as pessoas que contribuem pela maior quantidade de informações presentes na plataforma.
“Não pagamos nada para construir o mapa, pois tudo foi feito a partir do trabalho voluntário. Por outro lado, eu lembro que a Motorola chegou a pagar US$ 8 bilhões de uma solução chamada Navitech, que quase ninguém usa. Isso mostra a força do nosso conjunto e a construção de algo com o apoio de todos”, disse Flávia.

Customer experience

Marco Lupi, CEO da Neobpo, celebrou todas essas histórias de engajamento e reinvenções para atender o consumidor. No entanto, ele lembrou que isso não é um processo fácil e depende de empenho das pessoas na empresa e o uso de novas tecnologias. 

Marco Lupi, CEO da Neobpo. Crédito: Grupo Padrão

“Nós estamos mudando, mas as companhias também passam por profundo de transformação digital. Uma das coisas que precisamos difundir é a cultura do customer experience, que não surge de um dia para outro. Essa é uma entrega ambiciosa. A tecnologia pode dar uma resposta rápida ao cliente, mas o fator cultural é fundamental”, concluiu Lupi.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]