Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mais big do que nunca: o Big Data nos dias atuais

Mais big do que nunca: o Big Data nos dias atuais

Em um bate papo durante o CONAREC 2019, convidados explicam o conceito de Big Dada e sua importância

Nos dias de hoje gerar dados está cada vez mais fácil através dos dispositivos moveis e mídias sociais, que transmitem a todo momento informações. Big Data é o conceito que descreve o grande volume desses números gerados a cada segundo. O conceito pode ajudar empresas a obter insights rápidos e preciosos.

Como o Big Data é utilizado?

Para Ana Cláudia Pinto, Diretora de produtos e soluções Digitais da ShareCare Brasil, os dados estruturados dentro da área da saúde – onde ela transita – podem ser utilizados para ajudar o cliente que espera conclusões e para fazer uma “gestão de saúde baseada em dados construídos”.
Marcos Loução, diretor financeiro da Porto Seguro, diz que o conceito pode ter muitas variáveis e atingir públicos distintos.
“Para o rapaz da comunidade talvez mil casos defina Big Data. No Whatsapp, pra você se relacionar com o Smartphone, mil endereços de contatos também. Para uma empresa como a nossa que tem softwares e tecnologia de conta, mil dados não é nada”, expõe.
Considerado “uma das grandes ferramentas para resolver problemas”, como destacou Pedro Fleury, Diretor de Ti  e Produtos da Webmotors, o Big Data está em constante evolução e é importante utilizá-lo para trabalhar dentro dessa ideia de resoluções de hipóteses.

Simplificação e inovação

Apesar da importância do uso de dados, o termo ainda é visto com complexidade, existindo uma dificuldade entre os profissionais  para construir as informações de uma forma atrativa.

“O desafio é a complicação que se gera em torno do assunto. Existe um desafio em utilizar o conceito de uma maneira simplificada”

Marcos Loução,
Diretor financeiro da Porto Seguro

O ideal é que se façam modelos razoáveis de dados para interpretá-los melhor e passar a informação desejada.

Foto Shutterstock

“Se cada uma das nossas empresas no dia a dia tentar simplificar e dar exemplos… consegue-se evoluir e ter uma utilização mais democrática dos dados. E as organizações poderão usufruir melhor”, destaca Marcos. “Simplificação e inovação é a solução”, completa Pedro.

Como começar?

Para implantar o Big Data nas estratégicas das empresas é importante ter um ponto de partida e saber aonde se quer chegar. “Primeiro se faz uma pergunta e depois os dados vão te ajudar a achar essa resposta”, destaca Ana Claudia.
Marcos é adepto de começar com um papel e uma caneta e aconselha o método junto com um direcionamento do que se quer para o futuro.
“É importante ter uma visão, ter claro o que está se testando, saber exatamente os caminhos que você vai ter independente de cada resposta e aí sim você começa a trabalhar os dados”, destaca o diretor da Porto Seguro.
Observar de vários ângulos traz uma riqueza dentro da discussão. Dados estruturados não precisam ser sobrecarregados, somente o necessário pode ser muito mais eficiente na hora de obter resultados.
“Conseguir de alguma forma gerar uma informação que seja palatável para o público, que ele consiga entender e que consiga gerar alguma ação em cima daquela informação”, diz o Pedro.


LEIA MAIS 

Como o Carrefour passou do século 20 para o 21 nos últimos 18 meses

Ouvir: um gesto simples para salvar as empresas

Como um bom atendimento pode engajar o pós-consumidor


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]