Em novembro, o Movimento do Comércio caiu 3,7% em comparação ao mesmo mês de 2014, segundo dados nacionais dessazonalizados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Leia também:
Faturamento do atacado cai 6,8% em outubro
No acumulado do ano até novembro houve recuo de 2,6% frente ao mesmo período de 2014, na análise dos dados sem ajuste. Considerando os dados acumulados em 12 meses, a queda é de 2,4% (dezembro de 2014 até novembro de 2015 contra os 12 meses antecedentes). Desde julho deste ano, o indicador entrou em território negativo e desde então vem acelerando esta tendência de queda.
Leia também:
Quase 1 em cada 5 não consegue controlar gastos
Em nota, a Boa Vista SCPC disse que espera que fatores macroeconômicos como elevação de juros, piora do mercado de trabalho e inflação em patamar elevado continuarão afetando de forma intensa a confiança e o poder de compra do consumidor. 2015 deverá marcar a atividade varejista como um ano recorde na diminuição das vendas, efeito que provavelmente se estenderá também para 2016.
A variação acumulada em 12 meses para o segmento de ?Móveis e Eletrodomésticos? foi de -3,5%, enquanto a categoria de ?Tecidos, Vestuários e Calçados? caiu 5,5% no mesmo comparativo. Já a atividade do setor de ?Supermercados, Alimentos e Bebidas? diminuiu 1,9%.
Leia também:
5 Fatos sobre a privacidade no varejo