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Quando o cliente quer, mas a tecnologia não deixa

Quando o cliente quer, mas a tecnologia não deixa

Quando a lógica do e-commerce mais atrapalha do que ajuda

Danilo queria fazer uma surpresa no aniversário de sua namorada e resolveu comprar flores para presenteá-la. Como estava sem tempo de passar em uma floricultura, resolveu comprar pela Internet. Para evitar confusões, o rapaz procura cadastrar a mesma senha em todos os sites, mas nem sempre isso é possível, porque alguns solicitam variações como caracteres maiúsculos ou alfanuméricos. Era o caso desta loja e ele não conseguia acertar sua senha.

O jovem advogado tentou recuperar o código por e-mail, mas, para seu desespero, o endereço cadastrado já era antigo e estava inativo. Sem alternativas, resolveu procurar por outro site.

No segundo e-commerce, escolheu as flores preferidas de sua amada e mandou para o carrinho. Conseguiu logar na terceira tentativa, mas a loja não tinha opção de checkout Express, ou pagamento em um clique. Então passou por várias etapas, preencheu os dados de financeiros e de entrega, mas não conseguiu a confirmação do pagamento, mesmo tendo de certeza que o cartão escolhido tinha limite de crédito disponível.

Danilo desistiu de comprar pela Internet, e ele é só um caso entre tantos. O e-commerce perde clientes diariamente devido à complexidade dos pagamentos. Esses possíveis problemas podem ser evitados com um sistema de checkout express com cadastro único, que permite comprar em várias lojas sem precisar fazer login.

Com este formato, não importa se o usuário compra costumeiramente naquela loja ou se é a primeira vez. Ele não precisa preencher qualquer dado pessoal ou bancário, apenas confirmar as informações do cadastro inicial. Além disso, a loja que utiliza o checkout express único pode integrá-lo também ao sistema de televendas, assim, o atendente não terá acesso às informações financeiras do cliente, pedindo somente a confirmação do token.

Agilidade e segurança são fundamentais para a evolução do e-commerce. A loja virtual que não se modernizar vai perder clientes, já que, quanto melhor a experiência de compra, mas exigente o público se torna.

*Edgard Pereira, sócio-fundador da OneBuy, solução de tokenização

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